Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501 |
Resumo: | A literatura especializada nos estágios pós-doutorais, conforme exposta em Castro e Porto (2016), é focada no impacto do pós-doutorado sobre produção científica. Não se considera nos estudos uma avaliação mais subjetiva dos docentes. Parte disso se deve a falta de instrumentos confiáveis de coleta de dados para investigação em amplitude das percepções, não apenas sobre produção bibliográfica, mas nos processos de ensino-pesquisa da pós-graduação. Este trabalho relata experiência de construção de questionário nesse sentido. Os itens construídos foram testados em uma amostra de 978 professores universitários e as respostas foram submetidas a análises fatoriais com rotação oblíqua produzindo dois tipos de estruturas empíricas das quais emergiu uma escala de percepção de impacto pós-doutoral em processos de ensino-pesquisa com alto índice de confiabilidade. Com a, devida validação, são discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre avaliação de programas de educação continuada e sugeridos mais estudos e aplicações nesse sentido avaliativo. |
id |
UTFPR-7_5c248f65614630af777f342c9d44e12b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4501 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnairePercepção de impacto pós-doutoral nos processos de ensino-pesquisa: desenvolvimento e validação de um questionárioEducação - Tecnologia Educacional.Psicometria; Treinamento, desenvolvimento e educação; Capacitação profissional; Medidas em avaliação; Gestão de ciência e tecnologia; Educação Continuada.Psychometry; Training; development and education; Professional capacity; Measurement in evaluation; Management of science and technology; Continuing educationA literatura especializada nos estágios pós-doutorais, conforme exposta em Castro e Porto (2016), é focada no impacto do pós-doutorado sobre produção científica. Não se considera nos estudos uma avaliação mais subjetiva dos docentes. Parte disso se deve a falta de instrumentos confiáveis de coleta de dados para investigação em amplitude das percepções, não apenas sobre produção bibliográfica, mas nos processos de ensino-pesquisa da pós-graduação. Este trabalho relata experiência de construção de questionário nesse sentido. Os itens construídos foram testados em uma amostra de 978 professores universitários e as respostas foram submetidas a análises fatoriais com rotação oblíqua produzindo dois tipos de estruturas empíricas das quais emergiu uma escala de percepção de impacto pós-doutoral em processos de ensino-pesquisa com alto índice de confiabilidade. Com a, devida validação, são discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre avaliação de programas de educação continuada e sugeridos mais estudos e aplicações nesse sentido avaliativo.The faculty training specialized literature has been considering the importance the research post-doctoral, but in accordance with framework exposed in Castro and Porto (2016), is focused in production at journals, only, not considering the perception of professors. Part of this is due to lack of reliable instruments to the investigation in amplitude of the perceptions, especially at the graduate system teaching-research processes. This work reports the experience in developing of questionnaire in this sense. The items constructed were tested with 978 professors and their responses were submitted to a factorial analysis with oblique rotation, and produced two types of empirical structures, based in the structures, emerged the scale of perception de post-doctoral impact at teaching-research process with a high reliability score. With the, proper validation, are discussed the applications of this questionnaire in research on evaluation of continuing education programs, and suggested further studies and applications in this sense evaluative.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES - Por apoiar, fomentar e disponibilizar informações e dados dos egressos do pós-doutorado.Castro, Pedro Marcos Roma dePorto, Geciane Silveira2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/450110.3895/rbect.v12n2.4501Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-09T09:28:11Zoai:periodicos.utfpr:article/4501Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-09-09T09:28:11Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire Percepção de impacto pós-doutoral nos processos de ensino-pesquisa: desenvolvimento e validação de um questionário |
title |
Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire |
spellingShingle |
Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire Castro, Pedro Marcos Roma de Educação - Tecnologia Educacional. Psicometria; Treinamento, desenvolvimento e educação; Capacitação profissional; Medidas em avaliação; Gestão de ciência e tecnologia; Educação Continuada. Psychometry; Training; development and education; Professional capacity; Measurement in evaluation; Management of science and technology; Continuing education |
title_short |
Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire |
title_full |
Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire |
title_fullStr |
Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire |
title_full_unstemmed |
Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire |
title_sort |
Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire |
author |
Castro, Pedro Marcos Roma de |
author_facet |
Castro, Pedro Marcos Roma de Porto, Geciane Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Geciane Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES - Por apoiar, fomentar e disponibilizar informações e dados dos egressos do pós-doutorado. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Pedro Marcos Roma de Porto, Geciane Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Tecnologia Educacional. Psicometria; Treinamento, desenvolvimento e educação; Capacitação profissional; Medidas em avaliação; Gestão de ciência e tecnologia; Educação Continuada. Psychometry; Training; development and education; Professional capacity; Measurement in evaluation; Management of science and technology; Continuing education |
topic |
Educação - Tecnologia Educacional. Psicometria; Treinamento, desenvolvimento e educação; Capacitação profissional; Medidas em avaliação; Gestão de ciência e tecnologia; Educação Continuada. Psychometry; Training; development and education; Professional capacity; Measurement in evaluation; Management of science and technology; Continuing education |
description |
A literatura especializada nos estágios pós-doutorais, conforme exposta em Castro e Porto (2016), é focada no impacto do pós-doutorado sobre produção científica. Não se considera nos estudos uma avaliação mais subjetiva dos docentes. Parte disso se deve a falta de instrumentos confiáveis de coleta de dados para investigação em amplitude das percepções, não apenas sobre produção bibliográfica, mas nos processos de ensino-pesquisa da pós-graduação. Este trabalho relata experiência de construção de questionário nesse sentido. Os itens construídos foram testados em uma amostra de 978 professores universitários e as respostas foram submetidas a análises fatoriais com rotação oblíqua produzindo dois tipos de estruturas empíricas das quais emergiu uma escala de percepção de impacto pós-doutoral em processos de ensino-pesquisa com alto índice de confiabilidade. Com a, devida validação, são discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre avaliação de programas de educação continuada e sugeridos mais estudos e aplicações nesse sentido avaliativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501 10.3895/rbect.v12n2.4501 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n2.4501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713872068608000 |