Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Pedro Marcos Roma de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Porto, Geciane Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501
Resumo: A literatura especializada nos estágios pós-doutorais, conforme exposta em Castro e Porto (2016), é focada no impacto do pós-doutorado sobre produção científica. Não se considera nos estudos uma avaliação mais subjetiva dos docentes. Parte disso se deve a falta de instrumentos confiáveis de coleta de dados para investigação em amplitude das percepções, não apenas sobre produção bibliográfica, mas nos processos de ensino-pesquisa da pós-graduação. Este trabalho relata experiência de construção de questionário nesse sentido. Os itens construídos foram testados em uma amostra de 978 professores universitários e as respostas foram submetidas a análises fatoriais com rotação oblíqua produzindo dois tipos de estruturas empíricas das quais emergiu uma escala de percepção de impacto pós-doutoral em processos de ensino-pesquisa com alto índice de confiabilidade. Com a, devida validação, são discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre avaliação de programas de educação continuada e sugeridos mais estudos e aplicações nesse sentido avaliativo.
id UTFPR-7_5c248f65614630af777f342c9d44e12b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4501
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnairePercepção de impacto pós-doutoral nos processos de ensino-pesquisa: desenvolvimento e validação de um questionárioEducação - Tecnologia Educacional.Psicometria; Treinamento, desenvolvimento e educação; Capacitação profissional; Medidas em avaliação; Gestão de ciência e tecnologia; Educação Continuada.Psychometry; Training; development and education; Professional capacity; Measurement in evaluation; Management of science and technology; Continuing educationA literatura especializada nos estágios pós-doutorais, conforme exposta em Castro e Porto (2016), é focada no impacto do pós-doutorado sobre produção científica. Não se considera nos estudos uma avaliação mais subjetiva dos docentes. Parte disso se deve a falta de instrumentos confiáveis de coleta de dados para investigação em amplitude das percepções, não apenas sobre produção bibliográfica, mas nos processos de ensino-pesquisa da pós-graduação. Este trabalho relata experiência de construção de questionário nesse sentido. Os itens construídos foram testados em uma amostra de 978 professores universitários e as respostas foram submetidas a análises fatoriais com rotação oblíqua produzindo dois tipos de estruturas empíricas das quais emergiu uma escala de percepção de impacto pós-doutoral em processos de ensino-pesquisa com alto índice de confiabilidade. Com a, devida validação, são discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre avaliação de programas de educação continuada e sugeridos mais estudos e aplicações nesse sentido avaliativo.The faculty training specialized literature has been considering the importance the research post-doctoral, but in accordance with framework exposed in Castro and Porto (2016), is focused in production at journals, only, not considering the perception of professors. Part of this is due to lack of reliable instruments to the investigation in amplitude of the perceptions, especially at the graduate system teaching-research processes. This work reports the experience in developing of questionnaire in this sense. The items constructed were tested with 978 professors and their responses were submitted to a factorial analysis with oblique rotation, and produced two types of empirical structures, based in the structures, emerged the scale of perception de post-doctoral impact at teaching-research process with a high reliability score. With the, proper validation, are discussed the applications of this questionnaire in research on evaluation of continuing education programs, and suggested further studies and applications in this sense evaluative.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES - Por apoiar, fomentar e disponibilizar informações e dados dos egressos do pós-doutorado.Castro, Pedro Marcos Roma dePorto, Geciane Silveira2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/450110.3895/rbect.v12n2.4501Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-09T09:28:11Zoai:periodicos.utfpr:article/4501Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-09-09T09:28:11Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire
Percepção de impacto pós-doutoral nos processos de ensino-pesquisa: desenvolvimento e validação de um questionário
title Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire
spellingShingle Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire
Castro, Pedro Marcos Roma de
Educação - Tecnologia Educacional.
Psicometria; Treinamento, desenvolvimento e educação; Capacitação profissional; Medidas em avaliação; Gestão de ciência e tecnologia; Educação Continuada.
Psychometry; Training; development and education; Professional capacity; Measurement in evaluation; Management of science and technology; Continuing education
title_short Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire
title_full Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire
title_fullStr Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire
title_full_unstemmed Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire
title_sort Impact post-doctoral perceived at processes of teaching-research: development and validation of a questionnaire
author Castro, Pedro Marcos Roma de
author_facet Castro, Pedro Marcos Roma de
Porto, Geciane Silveira
author_role author
author2 Porto, Geciane Silveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES - Por apoiar, fomentar e disponibilizar informações e dados dos egressos do pós-doutorado.

dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Pedro Marcos Roma de
Porto, Geciane Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Tecnologia Educacional.
Psicometria; Treinamento, desenvolvimento e educação; Capacitação profissional; Medidas em avaliação; Gestão de ciência e tecnologia; Educação Continuada.
Psychometry; Training; development and education; Professional capacity; Measurement in evaluation; Management of science and technology; Continuing education
topic Educação - Tecnologia Educacional.
Psicometria; Treinamento, desenvolvimento e educação; Capacitação profissional; Medidas em avaliação; Gestão de ciência e tecnologia; Educação Continuada.
Psychometry; Training; development and education; Professional capacity; Measurement in evaluation; Management of science and technology; Continuing education
description A literatura especializada nos estágios pós-doutorais, conforme exposta em Castro e Porto (2016), é focada no impacto do pós-doutorado sobre produção científica. Não se considera nos estudos uma avaliação mais subjetiva dos docentes. Parte disso se deve a falta de instrumentos confiáveis de coleta de dados para investigação em amplitude das percepções, não apenas sobre produção bibliográfica, mas nos processos de ensino-pesquisa da pós-graduação. Este trabalho relata experiência de construção de questionário nesse sentido. Os itens construídos foram testados em uma amostra de 978 professores universitários e as respostas foram submetidas a análises fatoriais com rotação oblíqua produzindo dois tipos de estruturas empíricas das quais emergiu uma escala de percepção de impacto pós-doutoral em processos de ensino-pesquisa com alto índice de confiabilidade. Com a, devida validação, são discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre avaliação de programas de educação continuada e sugeridos mais estudos e aplicações nesse sentido avaliativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501
10.3895/rbect.v12n2.4501
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n2.4501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4501/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872068608000