Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Anita Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos, Jófili, Zélia Maria Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046
Resumo: Os fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais. Visando sensibilizar os educadores para a importância da adoção de um paradigma científico complexo, dois recursos didáticos foram utilizados em uma sequência de atividades: esquemas baseados em mapas conceituais (ECMC) e mídia televisiva. No primeiro encontro os grupos elaboraram esquemas sob a seguinte questão norteadora: “Qual a sua visão de Ciência?”. No segundo encontro, analisaram o episódio “O Princípio de Occam”, da série House MD e elaboraram novos esquemas. As relações estabelecidas entre os paradigmas cartesiano, sistêmico e complexo da ciência se estreitaram entre o primeiro e o segundo esquema. Sendo assim, concluímos que instrumentos midiáticos associados a ECMC auxiliam na sensibilização para uma visão complexa da Ciência. Este resultado, não acarreta, necessariamente, mudanças atitudinais, necessitando ações formativas continuadas.
id UTFPR-7_64908de0aa27d769b446f59a74d3d84e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2046
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças ParadigmáticasOs fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais. Visando sensibilizar os educadores para a importância da adoção de um paradigma científico complexo, dois recursos didáticos foram utilizados em uma sequência de atividades: esquemas baseados em mapas conceituais (ECMC) e mídia televisiva. No primeiro encontro os grupos elaboraram esquemas sob a seguinte questão norteadora: “Qual a sua visão de Ciência?”. No segundo encontro, analisaram o episódio “O Princípio de Occam”, da série House MD e elaboraram novos esquemas. As relações estabelecidas entre os paradigmas cartesiano, sistêmico e complexo da ciência se estreitaram entre o primeiro e o segundo esquema. Sendo assim, concluímos que instrumentos midiáticos associados a ECMC auxiliam na sensibilização para uma visão complexa da Ciência. Este resultado, não acarreta, necessariamente, mudanças atitudinais, necessitando ações formativas continuadas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cordeiro, Anita RodriguesCarneiro-Leão, Ana Maria dos AnjosJófili, Zélia Maria Soares2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/204610.3895/rbect.v8n1.2046Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046/1984Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/2046Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
spellingShingle Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
Cordeiro, Anita Rodrigues
title_short Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title_full Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title_fullStr Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title_full_unstemmed Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title_sort Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
author Cordeiro, Anita Rodrigues
author_facet Cordeiro, Anita Rodrigues
Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
Jófili, Zélia Maria Soares
author_role author
author2 Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
Jófili, Zélia Maria Soares
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Anita Rodrigues
Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
Jófili, Zélia Maria Soares
description Os fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais. Visando sensibilizar os educadores para a importância da adoção de um paradigma científico complexo, dois recursos didáticos foram utilizados em uma sequência de atividades: esquemas baseados em mapas conceituais (ECMC) e mídia televisiva. No primeiro encontro os grupos elaboraram esquemas sob a seguinte questão norteadora: “Qual a sua visão de Ciência?”. No segundo encontro, analisaram o episódio “O Princípio de Occam”, da série House MD e elaboraram novos esquemas. As relações estabelecidas entre os paradigmas cartesiano, sistêmico e complexo da ciência se estreitaram entre o primeiro e o segundo esquema. Sendo assim, concluímos que instrumentos midiáticos associados a ECMC auxiliam na sensibilização para uma visão complexa da Ciência. Este resultado, não acarreta, necessariamente, mudanças atitudinais, necessitando ações formativas continuadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046
10.3895/rbect.v8n1.2046
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n1.2046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046/1984
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871816949760