Abordagem Prática de Bioinformática em Evento Acadêmico-Científico na Cidade de Fortaleza-Ce
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/684 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi aplicar e avaliar conteúdos teóricos-práticos de Bioinformática para estudantes participantes do Curso Introdução à Bioinformática: Da Teoria à Prática, inserido na programação da IX Semana da Biologia na Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2010. A abordagem teórica consistiu de uma apresentação de conceitos históricos, básicos e específicos dos atuais avanços das pesquisas envolvidas as áreas da biologia Molecular. A prática de “Construção de uma Filogenia Molecular in Silico” foi elaborada para tornar funcional os conceitos apresentados na prática anterior, com a utilização do banco de dados do National Center for Biotechnology Information, NCBI, e sua ferramenta de alinhamento de sequências, o BLASTp (Basic Local Alignment Search Tool Protein-Protein.) Os resultados positivos obtidos com a aplicação da aula teórica de Introdução à Bioinformática e das atividades práticas foram destacados com as caracterizações das filogenias moleculares das sequências hipotéticas propostas para a execução dos alinhamentos e pelas falas dos alunos anteriormente citados. Estas atividades foram vistas como essenciais para que os alunos pudessem vivenciar o passo a passo para uma melhor compreensão da emergente área das ciências da vida: a Bioinformática. |
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Abordagem Prática de Bioinformática em Evento Acadêmico-Científico na Cidade de Fortaleza-CeO objetivo deste estudo foi aplicar e avaliar conteúdos teóricos-práticos de Bioinformática para estudantes participantes do Curso Introdução à Bioinformática: Da Teoria à Prática, inserido na programação da IX Semana da Biologia na Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2010. A abordagem teórica consistiu de uma apresentação de conceitos históricos, básicos e específicos dos atuais avanços das pesquisas envolvidas as áreas da biologia Molecular. A prática de “Construção de uma Filogenia Molecular in Silico” foi elaborada para tornar funcional os conceitos apresentados na prática anterior, com a utilização do banco de dados do National Center for Biotechnology Information, NCBI, e sua ferramenta de alinhamento de sequências, o BLASTp (Basic Local Alignment Search Tool Protein-Protein.) Os resultados positivos obtidos com a aplicação da aula teórica de Introdução à Bioinformática e das atividades práticas foram destacados com as caracterizações das filogenias moleculares das sequências hipotéticas propostas para a execução dos alinhamentos e pelas falas dos alunos anteriormente citados. Estas atividades foram vistas como essenciais para que os alunos pudessem vivenciar o passo a passo para uma melhor compreensão da emergente área das ciências da vida: a Bioinformática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqRibeiro Junior, Howard LopesFerraz, Alex Soares MarreirosSantos Júnior, Francisco Fleury UchoaCarlos, Patrick SimãoMachado, André Accioly Nogueirado Rêgo Monteiro, Igor Cabral CoutinhoCeccatto, Vânia Marilande2011-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/68410.3895/S1982-873X2011000100005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 1 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/684/657https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/684/34https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/684/35Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:37Zoai:periodicos.utfpr:article/684Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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