Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Sheila Cristina Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sousa, Guaracira Gouvêa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790
Resumo:    O objetivo do presente artigo é expor o resultado da análise das imagens presentes em material didático impresso utilizado na disciplina Introdução às Ciências Físicas 1 (ICF 1) da modalidade semipresencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Para isso, examinamos as formas de produção das imagens, os elementos que as compõem e seu nível de iconicidade. Apresentamos algumas características das “tecnologias” de produção e recepção de imagens levantadas por Dubois (1999). A análise do material confirma o uso que se faz no ensino de Física de imagens com algo grau de abstração para o entendimento de conceitos científicos. Não encontramos imagens provenientes de simulações computacionais, ou de programas de televisão, vídeo e cinema. Houve uma frequência baixa de fotografias, sendo a maioria das imagens originadas de desenhos. Os elementos que compõem as imagens analisadas, geralmente, apresentam-se acompanhados de esquemas da Física.
id UTFPR-7_6b4bfc4179b4c07317564a03b39f8bec
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/790
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial   O objetivo do presente artigo é expor o resultado da análise das imagens presentes em material didático impresso utilizado na disciplina Introdução às Ciências Físicas 1 (ICF 1) da modalidade semipresencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Para isso, examinamos as formas de produção das imagens, os elementos que as compõem e seu nível de iconicidade. Apresentamos algumas características das “tecnologias” de produção e recepção de imagens levantadas por Dubois (1999). A análise do material confirma o uso que se faz no ensino de Física de imagens com algo grau de abstração para o entendimento de conceitos científicos. Não encontramos imagens provenientes de simulações computacionais, ou de programas de televisão, vídeo e cinema. Houve uma frequência baixa de fotografias, sendo a maioria das imagens originadas de desenhos. Os elementos que compõem as imagens analisadas, geralmente, apresentam-se acompanhados de esquemas da Física.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rego, Sheila Cristina RibeiroSousa, Guaracira Gouvêa de2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/79010.3895/S1982-873X2010000300001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790/603Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/790Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
spellingShingle Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
Rego, Sheila Cristina Ribeiro
title_short Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title_full Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title_fullStr Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title_full_unstemmed Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
title_sort Imagens em materiais didáticos impressos para o ensino de Física num curso de Licenciatura semipresencial
author Rego, Sheila Cristina Ribeiro
author_facet Rego, Sheila Cristina Ribeiro
Sousa, Guaracira Gouvêa de
author_role author
author2 Sousa, Guaracira Gouvêa de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Sheila Cristina Ribeiro
Sousa, Guaracira Gouvêa de
description    O objetivo do presente artigo é expor o resultado da análise das imagens presentes em material didático impresso utilizado na disciplina Introdução às Ciências Físicas 1 (ICF 1) da modalidade semipresencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Para isso, examinamos as formas de produção das imagens, os elementos que as compõem e seu nível de iconicidade. Apresentamos algumas características das “tecnologias” de produção e recepção de imagens levantadas por Dubois (1999). A análise do material confirma o uso que se faz no ensino de Física de imagens com algo grau de abstração para o entendimento de conceitos científicos. Não encontramos imagens provenientes de simulações computacionais, ou de programas de televisão, vídeo e cinema. Houve uma frequência baixa de fotografias, sendo a maioria das imagens originadas de desenhos. Os elementos que compõem as imagens analisadas, geralmente, apresentam-se acompanhados de esquemas da Física.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790
10.3895/S1982-873X2010000300001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/790/603
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871768715264