Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, André Coelho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426
Resumo: Neste trabalho, discuto acerca da tecnologia, da ciência e apresento algumas das formas como suas possíveis relações podem ser encaradas. Além disso, apresento os resultados de uma revisão bibliográfica onde busquei artigos científicos da área de ensino de ciências que procurassem relacionar algum conteúdo da ciência a aparatos tecnológicos contemporâneos. A partir dessa revisão, verifiquei que há certa carência de trabalhos dessa natureza voltados explicitamente para o ensino. Dessa forma, apresento uma sequência de ensino que procura discutir o surgimento, desenvolvimento e funcionamento do telefone. Como parte integrante dessa sequência, sugiro também a realização de um experimento relativamente simples. Espero que este trabalho possa auxiliar professores interessados em discutir com seus alunos as possíveis relações entre ciência e tecnologia, bem como, auxiliá-los na discussão dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento do telefone.
id UTFPR-7_758a24226512d99d9303120efc3a5921
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1426
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefoneNeste trabalho, discuto acerca da tecnologia, da ciência e apresento algumas das formas como suas possíveis relações podem ser encaradas. Além disso, apresento os resultados de uma revisão bibliográfica onde busquei artigos científicos da área de ensino de ciências que procurassem relacionar algum conteúdo da ciência a aparatos tecnológicos contemporâneos. A partir dessa revisão, verifiquei que há certa carência de trabalhos dessa natureza voltados explicitamente para o ensino. Dessa forma, apresento uma sequência de ensino que procura discutir o surgimento, desenvolvimento e funcionamento do telefone. Como parte integrante dessa sequência, sugiro também a realização de um experimento relativamente simples. Espero que este trabalho possa auxiliar professores interessados em discutir com seus alunos as possíveis relações entre ciência e tecnologia, bem como, auxiliá-los na discussão dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento do telefone.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)da Silva, André Coelho2014-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/142610.3895/S1982-873X2013000300008Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426/1149Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-19T20:31:38Zoai:periodicos.utfpr:article/1426Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-02-19T20:31:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
title Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
spellingShingle Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
da Silva, André Coelho
title_short Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
title_full Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
title_fullStr Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
title_full_unstemmed Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
title_sort Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
author da Silva, André Coelho
author_facet da Silva, André Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, André Coelho
description Neste trabalho, discuto acerca da tecnologia, da ciência e apresento algumas das formas como suas possíveis relações podem ser encaradas. Além disso, apresento os resultados de uma revisão bibliográfica onde busquei artigos científicos da área de ensino de ciências que procurassem relacionar algum conteúdo da ciência a aparatos tecnológicos contemporâneos. A partir dessa revisão, verifiquei que há certa carência de trabalhos dessa natureza voltados explicitamente para o ensino. Dessa forma, apresento uma sequência de ensino que procura discutir o surgimento, desenvolvimento e funcionamento do telefone. Como parte integrante dessa sequência, sugiro também a realização de um experimento relativamente simples. Espero que este trabalho possa auxiliar professores interessados em discutir com seus alunos as possíveis relações entre ciência e tecnologia, bem como, auxiliá-los na discussão dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento do telefone.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426
10.3895/S1982-873X2013000300008
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426/1149
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701813482586112