Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426 |
Resumo: | Neste trabalho, discuto acerca da tecnologia, da ciência e apresento algumas das formas como suas possíveis relações podem ser encaradas. Além disso, apresento os resultados de uma revisão bibliográfica onde busquei artigos científicos da área de ensino de ciências que procurassem relacionar algum conteúdo da ciência a aparatos tecnológicos contemporâneos. A partir dessa revisão, verifiquei que há certa carência de trabalhos dessa natureza voltados explicitamente para o ensino. Dessa forma, apresento uma sequência de ensino que procura discutir o surgimento, desenvolvimento e funcionamento do telefone. Como parte integrante dessa sequência, sugiro também a realização de um experimento relativamente simples. Espero que este trabalho possa auxiliar professores interessados em discutir com seus alunos as possíveis relações entre ciência e tecnologia, bem como, auxiliá-los na discussão dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento do telefone. |
id |
UTFPR-7_758a24226512d99d9303120efc3a5921 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1426 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefoneNeste trabalho, discuto acerca da tecnologia, da ciência e apresento algumas das formas como suas possíveis relações podem ser encaradas. Além disso, apresento os resultados de uma revisão bibliográfica onde busquei artigos científicos da área de ensino de ciências que procurassem relacionar algum conteúdo da ciência a aparatos tecnológicos contemporâneos. A partir dessa revisão, verifiquei que há certa carência de trabalhos dessa natureza voltados explicitamente para o ensino. Dessa forma, apresento uma sequência de ensino que procura discutir o surgimento, desenvolvimento e funcionamento do telefone. Como parte integrante dessa sequência, sugiro também a realização de um experimento relativamente simples. Espero que este trabalho possa auxiliar professores interessados em discutir com seus alunos as possíveis relações entre ciência e tecnologia, bem como, auxiliá-los na discussão dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento do telefone.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)da Silva, André Coelho2014-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/142610.3895/S1982-873X2013000300008Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426/1149Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-19T20:31:38Zoai:periodicos.utfpr:article/1426Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-02-19T20:31:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone |
title |
Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone |
spellingShingle |
Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone da Silva, André Coelho |
title_short |
Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone |
title_full |
Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone |
title_fullStr |
Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone |
title_full_unstemmed |
Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone |
title_sort |
Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone |
author |
da Silva, André Coelho |
author_facet |
da Silva, André Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, André Coelho |
description |
Neste trabalho, discuto acerca da tecnologia, da ciência e apresento algumas das formas como suas possíveis relações podem ser encaradas. Além disso, apresento os resultados de uma revisão bibliográfica onde busquei artigos científicos da área de ensino de ciências que procurassem relacionar algum conteúdo da ciência a aparatos tecnológicos contemporâneos. A partir dessa revisão, verifiquei que há certa carência de trabalhos dessa natureza voltados explicitamente para o ensino. Dessa forma, apresento uma sequência de ensino que procura discutir o surgimento, desenvolvimento e funcionamento do telefone. Como parte integrante dessa sequência, sugiro também a realização de um experimento relativamente simples. Espero que este trabalho possa auxiliar professores interessados em discutir com seus alunos as possíveis relações entre ciência e tecnologia, bem como, auxiliá-los na discussão dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento do telefone. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426 10.3895/S1982-873X2013000300008 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2013000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1426/1149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701813482586112 |