O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zen, Priscila Dombrovski
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Caetano, Joyce Jaquelinne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1529
Resumo: Este trabalho teve por objetivo realizar uma investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática realizado nas oficinas de aprendizagem do Colégio SESI (Serviço Social da Indústria) na cidade de Irati - PR. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a proposta da metodologia aplicada sua trajetória em território paranaense bem como a menção dos procedimentos de gestão e pedagógicos nesse processo de ensino, com base em estudiosos dessa área. A seguir, realizou-se uma entrevista com os docentes da disciplina de Matemática sobre a dinâmica realizada nas aulas, apontando suas opiniões sobre essa metodologia. Verificou-se, a partir das análises realizadas, as dificuldades que os professores sentem com a aplicação dessa metodologia diferenciada, bem como o sucesso no rendimento dos alunos quando superados tais obstáculos.
id UTFPR-7_7933359c2c5a2dfd09188964b4711cd1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1529
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de AprendizagemEste trabalho teve por objetivo realizar uma investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática realizado nas oficinas de aprendizagem do Colégio SESI (Serviço Social da Indústria) na cidade de Irati - PR. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a proposta da metodologia aplicada sua trajetória em território paranaense bem como a menção dos procedimentos de gestão e pedagógicos nesse processo de ensino, com base em estudiosos dessa área. A seguir, realizou-se uma entrevista com os docentes da disciplina de Matemática sobre a dinâmica realizada nas aulas, apontando suas opiniões sobre essa metodologia. Verificou-se, a partir das análises realizadas, as dificuldades que os professores sentem com a aplicação dessa metodologia diferenciada, bem como o sucesso no rendimento dos alunos quando superados tais obstáculos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zen, Priscila DombrovskiCaetano, Joyce Jaquelinne2013-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/152910.3895/S1982-873X2013000100009Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1529/983Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:42Zoai:periodicos.utfpr:article/1529Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:42Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de Aprendizagem
title O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de Aprendizagem
spellingShingle O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de Aprendizagem
Zen, Priscila Dombrovski
title_short O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de Aprendizagem
title_full O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de Aprendizagem
title_fullStr O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de Aprendizagem
title_full_unstemmed O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de Aprendizagem
title_sort O Ensino da Matemática no processo de Oficinas de Aprendizagem
author Zen, Priscila Dombrovski
author_facet Zen, Priscila Dombrovski
Caetano, Joyce Jaquelinne
author_role author
author2 Caetano, Joyce Jaquelinne
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zen, Priscila Dombrovski
Caetano, Joyce Jaquelinne
description Este trabalho teve por objetivo realizar uma investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática realizado nas oficinas de aprendizagem do Colégio SESI (Serviço Social da Indústria) na cidade de Irati - PR. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a proposta da metodologia aplicada sua trajetória em território paranaense bem como a menção dos procedimentos de gestão e pedagógicos nesse processo de ensino, com base em estudiosos dessa área. A seguir, realizou-se uma entrevista com os docentes da disciplina de Matemática sobre a dinâmica realizada nas aulas, apontando suas opiniões sobre essa metodologia. Verificou-se, a partir das análises realizadas, as dificuldades que os professores sentem com a aplicação dessa metodologia diferenciada, bem como o sucesso no rendimento dos alunos quando superados tais obstáculos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1529
10.3895/S1982-873X2013000100009
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1529
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1529/983
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872115793920