Utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberton, Bianca Visineski
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lee, Diego Gabriel, Lie, Maiko Min Ian, Gamba, Humberto Remigio, Borba, Gustavo Benvenutti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5688
Resumo: O presente artigo relata a elaboração e execução de um experimento para analisar as estratégias empregadas por discentes na leitura de programas escritos na linguagem C. Foi utilizado um rastreador ocular para determinar as regiões observadas no código e, a partir destas regiões, quais as estratégias de leitura utilizadas. Para determinar estas áreas, foram capturadas as fixações em cada linha do programa. Por meio da análise dos movimentos oculares foi possível verificar a ocorrência do padrão de primeira leitura descrito na literatura.  A divisão do código em blocos semânticos revelou que os estudantes passam a maior parte do tempo no bloco de processamento e que as transições entre os blocos ocorrem de forma bastante dinâmica. Os resultados indicam que variações na sintaxe das linguagens de programação utilizadas são um aspecto tão importante quanto o tempo de experiência na depuração de defeitos lógicos simples em códigos-fonte de programas de computador.
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