Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Felipe do Espirito Santo Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araujo-Jorge, Tania Cremonini de, Trajano, Valéria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862
Resumo: Atualmente, as instituições de educação básica vêm incorporando diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos pedagógicos. Porém, o seu uso ainda não está bem estabelecido. Nesse estudo empírico, exploratório e descritivo objetivamos identificar na avaliação dos estudantes o potencial do programa PowerPoint como instrumento no ensino de ciências, visando estimular o seu uso em aulas expositivas em detrimento do quadro/giz e estudar futuramente as TIC no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram administradas aulas de ciências em PowerPoint, durante um ano, enquanto outras mídias eram apresentadas aos estudantes.
id UTFPR-7_80d0f8400a39d9809fa995fac0674bcb
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/862
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação BásicaAtualmente, as instituições de educação básica vêm incorporando diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos pedagógicos. Porém, o seu uso ainda não está bem estabelecido. Nesse estudo empírico, exploratório e descritivo objetivamos identificar na avaliação dos estudantes o potencial do programa PowerPoint como instrumento no ensino de ciências, visando estimular o seu uso em aulas expositivas em detrimento do quadro/giz e estudar futuramente as TIC no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram administradas aulas de ciências em PowerPoint, durante um ano, enquanto outras mídias eram apresentadas aos estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pires, Felipe do Espirito Santo SilvaAraujo-Jorge, Tania Cremonini deTrajano, Valéria da Silva2012-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/86210.3895/S1982-873X2012000100003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862/790Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:38Zoai:periodicos.utfpr:article/862Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica
title Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica
spellingShingle Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva
title_short Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica
title_full Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica
title_fullStr Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica
title_full_unstemmed Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica
title_sort Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica
author Pires, Felipe do Espirito Santo Silva
author_facet Pires, Felipe do Espirito Santo Silva
Araujo-Jorge, Tania Cremonini de
Trajano, Valéria da Silva
author_role author
author2 Araujo-Jorge, Tania Cremonini de
Trajano, Valéria da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Felipe do Espirito Santo Silva
Araujo-Jorge, Tania Cremonini de
Trajano, Valéria da Silva
description Atualmente, as instituições de educação básica vêm incorporando diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos pedagógicos. Porém, o seu uso ainda não está bem estabelecido. Nesse estudo empírico, exploratório e descritivo objetivamos identificar na avaliação dos estudantes o potencial do programa PowerPoint como instrumento no ensino de ciências, visando estimular o seu uso em aulas expositivas em detrimento do quadro/giz e estudar futuramente as TIC no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram administradas aulas de ciências em PowerPoint, durante um ano, enquanto outras mídias eram apresentadas aos estudantes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862
10.3895/S1982-873X2012000100003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862/790
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870197948416