Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862 |
Resumo: | Atualmente, as instituições de educação básica vêm incorporando diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos pedagógicos. Porém, o seu uso ainda não está bem estabelecido. Nesse estudo empírico, exploratório e descritivo objetivamos identificar na avaliação dos estudantes o potencial do programa PowerPoint como instrumento no ensino de ciências, visando estimular o seu uso em aulas expositivas em detrimento do quadro/giz e estudar futuramente as TIC no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram administradas aulas de ciências em PowerPoint, durante um ano, enquanto outras mídias eram apresentadas aos estudantes. |
id |
UTFPR-7_80d0f8400a39d9809fa995fac0674bcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/862 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação BásicaAtualmente, as instituições de educação básica vêm incorporando diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos pedagógicos. Porém, o seu uso ainda não está bem estabelecido. Nesse estudo empírico, exploratório e descritivo objetivamos identificar na avaliação dos estudantes o potencial do programa PowerPoint como instrumento no ensino de ciências, visando estimular o seu uso em aulas expositivas em detrimento do quadro/giz e estudar futuramente as TIC no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram administradas aulas de ciências em PowerPoint, durante um ano, enquanto outras mídias eram apresentadas aos estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pires, Felipe do Espirito Santo SilvaAraujo-Jorge, Tania Cremonini deTrajano, Valéria da Silva2012-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/86210.3895/S1982-873X2012000100003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862/790Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:38Zoai:periodicos.utfpr:article/862Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica |
title |
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica |
spellingShingle |
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica Pires, Felipe do Espirito Santo Silva |
title_short |
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica |
title_full |
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica |
title_fullStr |
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica |
title_sort |
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula porestudantes da Educação Básica |
author |
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva |
author_facet |
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva Araujo-Jorge, Tania Cremonini de Trajano, Valéria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araujo-Jorge, Tania Cremonini de Trajano, Valéria da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Felipe do Espirito Santo Silva Araujo-Jorge, Tania Cremonini de Trajano, Valéria da Silva |
description |
Atualmente, as instituições de educação básica vêm incorporando diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos pedagógicos. Porém, o seu uso ainda não está bem estabelecido. Nesse estudo empírico, exploratório e descritivo objetivamos identificar na avaliação dos estudantes o potencial do programa PowerPoint como instrumento no ensino de ciências, visando estimular o seu uso em aulas expositivas em detrimento do quadro/giz e estudar futuramente as TIC no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram administradas aulas de ciências em PowerPoint, durante um ano, enquanto outras mídias eram apresentadas aos estudantes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862 10.3895/S1982-873X2012000100003 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2012000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/862/790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20120001 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870197948416 |