Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708 |
Resumo: | A Amazônia é um território único que apresenta múltiplas realidades. Problemas socioambientais vivenciados por docentes e professores em formação influenciam as atividades do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR na Amazônia. O objetivo da pesquisa foi analisar como problemáticas socioambientais se apresentam no contexto do PARFOR na região. Usou-se a pesquisa qualitativa, municiada por entrevista projetiva (MINAYO, 2010). Foram entrevistados dez professores formadores em dois Estados Amazônicos. Destes, seis explicitaram problemas socioambientais vivenciados durante o PARFOR. Do conteúdo das entrevistas emergiram três categorias de análise: desigualdade social, espoliação socioambiental e ausência de Políticas Públicas. Estas são descritas e criticamente discutidas neste artigo. |
id |
UTFPR-7_86d085bb6ac1dcb0f7e519add5cbc617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11708 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na AmazôniaSocio-environmental problems and the national teacher training in the AmazonEducação; Ensino - Aprendizagem; Educação RuralJustiça social; Educação científica; SustentabilidadeA Amazônia é um território único que apresenta múltiplas realidades. Problemas socioambientais vivenciados por docentes e professores em formação influenciam as atividades do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR na Amazônia. O objetivo da pesquisa foi analisar como problemáticas socioambientais se apresentam no contexto do PARFOR na região. Usou-se a pesquisa qualitativa, municiada por entrevista projetiva (MINAYO, 2010). Foram entrevistados dez professores formadores em dois Estados Amazônicos. Destes, seis explicitaram problemas socioambientais vivenciados durante o PARFOR. Do conteúdo das entrevistas emergiram três categorias de análise: desigualdade social, espoliação socioambiental e ausência de Políticas Públicas. Estas são descritas e criticamente discutidas neste artigo.The Amazon is a unique territory that presents multiple realities. Socio-environmental problems experienced by teachers and teachers in training influence the activities of the National Teacher Training Plan - PARFOR in the Amazon. The aim of the research was to analyze how socio-environmental problems present themselves in the context of PARFOR in the region. Qualitative research was used, associated with projective interview (MINAYO, 2010). Ten teacher-forming teachers were interviewed in two Amazonian states. Of these, six explained social and environmental problems experienced during PARFOR. From the content of the interviews, three categories of analysis emerged: social inequality, socio-environmental spoliation and absence of Public Policies. These are described and critically discussed in this article.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESVasconcelos, Elizandra Rego deAngotti, José André Peres2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1170810.3895/rbect.v14n1.11708Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708/pdfDireitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:07Zoai:periodicos.utfpr:article/11708Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia Socio-environmental problems and the national teacher training in the Amazon |
title |
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia |
spellingShingle |
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia Vasconcelos, Elizandra Rego de Educação; Ensino - Aprendizagem; Educação Rural Justiça social; Educação científica; Sustentabilidade |
title_short |
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia |
title_full |
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia |
title_fullStr |
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia |
title_full_unstemmed |
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia |
title_sort |
Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia |
author |
Vasconcelos, Elizandra Rego de |
author_facet |
Vasconcelos, Elizandra Rego de Angotti, José André Peres |
author_role |
author |
author2 |
Angotti, José André Peres |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Elizandra Rego de Angotti, José André Peres |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino - Aprendizagem; Educação Rural Justiça social; Educação científica; Sustentabilidade |
topic |
Educação; Ensino - Aprendizagem; Educação Rural Justiça social; Educação científica; Sustentabilidade |
description |
A Amazônia é um território único que apresenta múltiplas realidades. Problemas socioambientais vivenciados por docentes e professores em formação influenciam as atividades do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR na Amazônia. O objetivo da pesquisa foi analisar como problemáticas socioambientais se apresentam no contexto do PARFOR na região. Usou-se a pesquisa qualitativa, municiada por entrevista projetiva (MINAYO, 2010). Foram entrevistados dez professores formadores em dois Estados Amazônicos. Destes, seis explicitaram problemas socioambientais vivenciados durante o PARFOR. Do conteúdo das entrevistas emergiram três categorias de análise: desigualdade social, espoliação socioambiental e ausência de Políticas Públicas. Estas são descritas e criticamente discutidas neste artigo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708 10.3895/rbect.v14n1.11708 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n1.11708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870498889728 |