Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Elizandra Rego de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Angotti, José André Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708
Resumo: A Amazônia é um território único que apresenta múltiplas realidades. Problemas socioambientais vivenciados por docentes e professores em formação influenciam as atividades do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR na Amazônia. O objetivo da pesquisa foi analisar como problemáticas socioambientais se apresentam no contexto do PARFOR na região. Usou-se a pesquisa qualitativa, municiada por entrevista projetiva (MINAYO, 2010). Foram entrevistados dez professores formadores em dois Estados Amazônicos. Destes, seis explicitaram problemas socioambientais vivenciados durante o PARFOR. Do conteúdo das entrevistas emergiram três categorias de análise: desigualdade social, espoliação socioambiental e ausência de Políticas Públicas. Estas são descritas e criticamente discutidas neste artigo.
id UTFPR-7_86d085bb6ac1dcb0f7e519add5cbc617
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11708
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na AmazôniaSocio-environmental problems and the national teacher training in the AmazonEducação; Ensino - Aprendizagem; Educação RuralJustiça social; Educação científica; SustentabilidadeA Amazônia é um território único que apresenta múltiplas realidades. Problemas socioambientais vivenciados por docentes e professores em formação influenciam as atividades do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR na Amazônia. O objetivo da pesquisa foi analisar como problemáticas socioambientais se apresentam no contexto do PARFOR na região. Usou-se a pesquisa qualitativa, municiada por entrevista projetiva (MINAYO, 2010). Foram entrevistados dez professores formadores em dois Estados Amazônicos. Destes, seis explicitaram problemas socioambientais vivenciados durante o PARFOR. Do conteúdo das entrevistas emergiram três categorias de análise: desigualdade social, espoliação socioambiental e ausência de Políticas Públicas. Estas são descritas e criticamente discutidas neste artigo.The Amazon is a unique territory that presents multiple realities. Socio-environmental problems experienced by teachers and teachers in training influence the activities of the National Teacher Training Plan - PARFOR in the Amazon. The aim of the research was to analyze how socio-environmental problems present themselves in the context of PARFOR in the region. Qualitative research was used, associated with projective interview (MINAYO, 2010). Ten teacher-forming teachers were interviewed in two Amazonian states. Of these, six explained social and environmental problems experienced during PARFOR. From the content of the interviews, three categories of analysis emerged: social inequality, socio-environmental spoliation and absence of Public Policies. These are described and critically discussed in this article.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESVasconcelos, Elizandra Rego deAngotti, José André Peres2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1170810.3895/rbect.v14n1.11708Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708/pdfDireitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:07Zoai:periodicos.utfpr:article/11708Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
Socio-environmental problems and the national teacher training in the Amazon
title Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
spellingShingle Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
Vasconcelos, Elizandra Rego de
Educação; Ensino - Aprendizagem; Educação Rural
Justiça social; Educação científica; Sustentabilidade
title_short Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
title_full Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
title_fullStr Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
title_full_unstemmed Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
title_sort Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
author Vasconcelos, Elizandra Rego de
author_facet Vasconcelos, Elizandra Rego de
Angotti, José André Peres
author_role author
author2 Angotti, José André Peres
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES

dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Elizandra Rego de
Angotti, José André Peres
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino - Aprendizagem; Educação Rural
Justiça social; Educação científica; Sustentabilidade
topic Educação; Ensino - Aprendizagem; Educação Rural
Justiça social; Educação científica; Sustentabilidade
description A Amazônia é um território único que apresenta múltiplas realidades. Problemas socioambientais vivenciados por docentes e professores em formação influenciam as atividades do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR na Amazônia. O objetivo da pesquisa foi analisar como problemáticas socioambientais se apresentam no contexto do PARFOR na região. Usou-se a pesquisa qualitativa, municiada por entrevista projetiva (MINAYO, 2010). Foram entrevistados dez professores formadores em dois Estados Amazônicos. Destes, seis explicitaram problemas socioambientais vivenciados durante o PARFOR. Do conteúdo das entrevistas emergiram três categorias de análise: desigualdade social, espoliação socioambiental e ausência de Políticas Públicas. Estas são descritas e criticamente discutidas neste artigo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708
10.3895/rbect.v14n1.11708
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n1.11708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/11708/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870498889728