A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Tânia Afonso
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Coutinho, Francisco Ângelo, Mortimer, Eduardo Fleury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/308
Resumo: Este trabalho relata um estudo piloto realizado no âmbito de um projeto de doutorado em Educação – UFMG. O objetivo desta análise foi investigar os recursos verbais e não-verbais utilizados por discentes do curso de química da UFMG em uma atividade de preparação para a docência. A metodologia foi orientada por uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa e a ação comunicativa do futuro docente foi avaliada por meio de análise perceptiva de fitas de vídeo de aulas ministradas por 15 alunos da licenciatura. Os dados encontrados forneceram indícios sobre a pertinência deste trabalho e apontaram para a necessidade de um refinamento metodológico para os estudos posteriores. Quanto à expressividade, os informantes, de um modo geral, utilizaram adequadamente os recursos verbais. A variação melódica e a expressividade não-verbal constituíram-se os parâmetros em que foram encontradas maiores dificuldades.
id UTFPR-7_8cb0e7884c0081d0f08aa704678eb5fa
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/308
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.Este trabalho relata um estudo piloto realizado no âmbito de um projeto de doutorado em Educação – UFMG. O objetivo desta análise foi investigar os recursos verbais e não-verbais utilizados por discentes do curso de química da UFMG em uma atividade de preparação para a docência. A metodologia foi orientada por uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa e a ação comunicativa do futuro docente foi avaliada por meio de análise perceptiva de fitas de vídeo de aulas ministradas por 15 alunos da licenciatura. Os dados encontrados forneceram indícios sobre a pertinência deste trabalho e apontaram para a necessidade de um refinamento metodológico para os estudos posteriores. Quanto à expressividade, os informantes, de um modo geral, utilizaram adequadamente os recursos verbais. A variação melódica e a expressividade não-verbal constituíram-se os parâmetros em que foram encontradas maiores dificuldades.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/30810.3895/S1982-873X2009000100001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/308/274Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Tânia AfonsoCoutinho, Francisco ÂngeloMortimer, Eduardo Fleury2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/308Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.
title A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.
spellingShingle A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.
Chaves, Tânia Afonso
title_short A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.
title_full A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.
title_fullStr A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.
title_full_unstemmed A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.
title_sort A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.
author Chaves, Tânia Afonso
author_facet Chaves, Tânia Afonso
Coutinho, Francisco Ângelo
Mortimer, Eduardo Fleury
author_role author
author2 Coutinho, Francisco Ângelo
Mortimer, Eduardo Fleury
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Tânia Afonso
Coutinho, Francisco Ângelo
Mortimer, Eduardo Fleury
description Este trabalho relata um estudo piloto realizado no âmbito de um projeto de doutorado em Educação – UFMG. O objetivo desta análise foi investigar os recursos verbais e não-verbais utilizados por discentes do curso de química da UFMG em uma atividade de preparação para a docência. A metodologia foi orientada por uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa e a ação comunicativa do futuro docente foi avaliada por meio de análise perceptiva de fitas de vídeo de aulas ministradas por 15 alunos da licenciatura. Os dados encontrados forneceram indícios sobre a pertinência deste trabalho e apontaram para a necessidade de um refinamento metodológico para os estudos posteriores. Quanto à expressividade, os informantes, de um modo geral, utilizaram adequadamente os recursos verbais. A variação melódica e a expressividade não-verbal constituíram-se os parâmetros em que foram encontradas maiores dificuldades.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/308
10.3895/S1982-873X2009000100001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/308
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/308/274
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870541881344