A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
DOI: | 10.3895/S1982-873X2009000100001 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/308 |
Resumo: | Este trabalho relata um estudo piloto realizado no âmbito de um projeto de doutorado em Educação – UFMG. O objetivo desta análise foi investigar os recursos verbais e não-verbais utilizados por discentes do curso de química da UFMG em uma atividade de preparação para a docência. A metodologia foi orientada por uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa e a ação comunicativa do futuro docente foi avaliada por meio de análise perceptiva de fitas de vídeo de aulas ministradas por 15 alunos da licenciatura. Os dados encontrados forneceram indícios sobre a pertinência deste trabalho e apontaram para a necessidade de um refinamento metodológico para os estudos posteriores. Quanto à expressividade, os informantes, de um modo geral, utilizaram adequadamente os recursos verbais. A variação melódica e a expressividade não-verbal constituíram-se os parâmetros em que foram encontradas maiores dificuldades. |
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A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.Este trabalho relata um estudo piloto realizado no âmbito de um projeto de doutorado em Educação – UFMG. O objetivo desta análise foi investigar os recursos verbais e não-verbais utilizados por discentes do curso de química da UFMG em uma atividade de preparação para a docência. A metodologia foi orientada por uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa e a ação comunicativa do futuro docente foi avaliada por meio de análise perceptiva de fitas de vídeo de aulas ministradas por 15 alunos da licenciatura. Os dados encontrados forneceram indícios sobre a pertinência deste trabalho e apontaram para a necessidade de um refinamento metodológico para os estudos posteriores. Quanto à expressividade, os informantes, de um modo geral, utilizaram adequadamente os recursos verbais. A variação melódica e a expressividade não-verbal constituíram-se os parâmetros em que foram encontradas maiores dificuldades.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/30810.3895/S1982-873X2009000100001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/308/274Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Tânia AfonsoCoutinho, Francisco ÂngeloMortimer, Eduardo Fleury2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/308Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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