Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179 |
Resumo: | O estudo aqui apresentado propõe um diálogo entre três esferas importantes dentro da educação básica: o currículo, a prática docente e as avaliações externas, em especial o Enem. Os conteúdos conceituais investigados foram selecionados a partir da análise das provas azuis do Enem de 2009 a 2015 e do Currículo Estadual Paulista. Estes conteúdos foram utilizados na construção de um questionário de perguntas em escala Likert, respondido por um grupo de docentes de química atuantes em escolas públicas estaduais. Cada conteúdo foi analisado pelos docentes tendo em vista quatro critérios: ocorrência em sala, prioridade para o docente, dificuldade e receptividade para os alunos. Os resultados demonstram que há congruência para os conteúdos orientados para 1º ano do ensino médio, caracterizado por conhecimentos da química geral. Para o 2º e 3º anos do ensino médio a observou-se divergência entre conteúdos avaliados nas provas e aqueles presentes no currículo real, desenvolvidos pelos docentes analisados. |
id |
UTFPR-7_8dc1d04f3d79e6d2130e242f13379691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8179 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de químicaReflections based on dialogue among chemistry’s items on exame nacional do ensino médio (ENEM), on curriculum and in teaching praticePlanejamento e Avaliação EducacionalEnem; Currículo; Prática docente; Ensino de QuímicaEnem; Curriculum; Teaching practice; Chemistry teachingO estudo aqui apresentado propõe um diálogo entre três esferas importantes dentro da educação básica: o currículo, a prática docente e as avaliações externas, em especial o Enem. Os conteúdos conceituais investigados foram selecionados a partir da análise das provas azuis do Enem de 2009 a 2015 e do Currículo Estadual Paulista. Estes conteúdos foram utilizados na construção de um questionário de perguntas em escala Likert, respondido por um grupo de docentes de química atuantes em escolas públicas estaduais. Cada conteúdo foi analisado pelos docentes tendo em vista quatro critérios: ocorrência em sala, prioridade para o docente, dificuldade e receptividade para os alunos. Os resultados demonstram que há congruência para os conteúdos orientados para 1º ano do ensino médio, caracterizado por conhecimentos da química geral. Para o 2º e 3º anos do ensino médio a observou-se divergência entre conteúdos avaliados nas provas e aqueles presentes no currículo real, desenvolvidos pelos docentes analisados.The aims of this work are to propose a dialogue between three important elements in basic education: the curriculum, the teaching practice and external evaluations, especially the Enem. The conceptual contents investigated were selected based on the analysis of items present in the blue tests of Enem, applied from 2009 to 2015, and the Curriculum of State of São Paulo. These contents selected were investigated in a questionnaire with Likert scale. The questionnaire was answered by a group of chemistry teachers that working in state public schools. Teachers analyzed the contents accordingly four criteria: occurrence in classroom, priority for the teacher, difficulty and receptivity for the students. The results show congruence between the elements analyzed for contents oriented to the 1st year of high school, characterized by knowledge of general chemistry. For the 2nd and 3rd years of high school, there was a divergence between contents evaluated in the tests of those present in the real curriculum, developed by the teachers.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CnpqCarvalho, Letícia TelesCiszevski, Elisa de SilvérioCintra, Elaine Pavini2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/817910.3895/rbect.v12n1.8179Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1019https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1020https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1021https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1022https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1023Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:45Zoai:periodicos.utfpr:article/8179Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:45Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química Reflections based on dialogue among chemistry’s items on exame nacional do ensino médio (ENEM), on curriculum and in teaching pratice |
title |
Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química |
spellingShingle |
Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química Carvalho, Letícia Teles Planejamento e Avaliação Educacional Enem; Currículo; Prática docente; Ensino de Química Enem; Curriculum; Teaching practice; Chemistry teaching |
title_short |
Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química |
title_full |
Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química |
title_fullStr |
Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química |
title_full_unstemmed |
Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química |
title_sort |
Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química |
author |
Carvalho, Letícia Teles |
author_facet |
Carvalho, Letícia Teles Ciszevski, Elisa de Silvério Cintra, Elaine Pavini |
author_role |
author |
author2 |
Ciszevski, Elisa de Silvério Cintra, Elaine Pavini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cnpq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Letícia Teles Ciszevski, Elisa de Silvério Cintra, Elaine Pavini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento e Avaliação Educacional Enem; Currículo; Prática docente; Ensino de Química Enem; Curriculum; Teaching practice; Chemistry teaching |
topic |
Planejamento e Avaliação Educacional Enem; Currículo; Prática docente; Ensino de Química Enem; Curriculum; Teaching practice; Chemistry teaching |
description |
O estudo aqui apresentado propõe um diálogo entre três esferas importantes dentro da educação básica: o currículo, a prática docente e as avaliações externas, em especial o Enem. Os conteúdos conceituais investigados foram selecionados a partir da análise das provas azuis do Enem de 2009 a 2015 e do Currículo Estadual Paulista. Estes conteúdos foram utilizados na construção de um questionário de perguntas em escala Likert, respondido por um grupo de docentes de química atuantes em escolas públicas estaduais. Cada conteúdo foi analisado pelos docentes tendo em vista quatro critérios: ocorrência em sala, prioridade para o docente, dificuldade e receptividade para os alunos. Os resultados demonstram que há congruência para os conteúdos orientados para 1º ano do ensino médio, caracterizado por conhecimentos da química geral. Para o 2º e 3º anos do ensino médio a observou-se divergência entre conteúdos avaliados nas provas e aqueles presentes no currículo real, desenvolvidos pelos docentes analisados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179 10.3895/rbect.v12n1.8179 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n1.8179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1019 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1020 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1021 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1022 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871793881088 |