Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Letícia Teles
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ciszevski, Elisa de Silvério, Cintra, Elaine Pavini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179
Resumo: O estudo aqui apresentado propõe um diálogo entre três esferas importantes dentro da educação básica: o currículo, a prática docente e as avaliações externas, em especial o Enem. Os conteúdos conceituais investigados foram selecionados a partir da análise das provas azuis do Enem de 2009 a 2015 e do Currículo Estadual Paulista. Estes conteúdos foram utilizados na construção de um questionário de perguntas em escala Likert, respondido por um grupo de docentes de química atuantes em escolas públicas estaduais. Cada conteúdo foi analisado pelos docentes tendo em vista quatro critérios: ocorrência em sala, prioridade para o docente, dificuldade e receptividade para os alunos. Os resultados demonstram que há congruência para os conteúdos orientados para 1º ano do ensino médio, caracterizado por conhecimentos da química geral. Para o 2º e 3º anos do ensino médio a observou-se divergência entre conteúdos avaliados nas provas e aqueles presentes no currículo real, desenvolvidos pelos docentes analisados.
id UTFPR-7_8dc1d04f3d79e6d2130e242f13379691
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8179
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de químicaReflections based on dialogue among chemistry’s items on exame nacional do ensino médio (ENEM), on curriculum and in teaching praticePlanejamento e Avaliação EducacionalEnem; Currículo; Prática docente; Ensino de QuímicaEnem; Curriculum; Teaching practice; Chemistry teachingO estudo aqui apresentado propõe um diálogo entre três esferas importantes dentro da educação básica: o currículo, a prática docente e as avaliações externas, em especial o Enem. Os conteúdos conceituais investigados foram selecionados a partir da análise das provas azuis do Enem de 2009 a 2015 e do Currículo Estadual Paulista. Estes conteúdos foram utilizados na construção de um questionário de perguntas em escala Likert, respondido por um grupo de docentes de química atuantes em escolas públicas estaduais. Cada conteúdo foi analisado pelos docentes tendo em vista quatro critérios: ocorrência em sala, prioridade para o docente, dificuldade e receptividade para os alunos. Os resultados demonstram que há congruência para os conteúdos orientados para 1º ano do ensino médio, caracterizado por conhecimentos da química geral. Para o 2º e 3º anos do ensino médio a observou-se divergência entre conteúdos avaliados nas provas e aqueles presentes no currículo real, desenvolvidos pelos docentes analisados.The aims of this work are to propose a dialogue between three important elements in basic education: the curriculum, the teaching practice and external evaluations, especially the Enem. The conceptual contents investigated were selected based on the analysis of items present in the blue tests of Enem, applied from 2009 to 2015, and the Curriculum of State of São Paulo. These contents selected were investigated in a questionnaire with Likert scale. The questionnaire was answered by a group of chemistry teachers that working in state public schools. Teachers analyzed the contents accordingly four criteria: occurrence in classroom, priority for the teacher, difficulty and receptivity for the students. The results show congruence between the elements analyzed for contents oriented to the 1st year of high school, characterized by knowledge of general chemistry. For the 2nd and 3rd years of high school, there was a divergence between contents evaluated in the tests of those present in the real curriculum, developed by the teachers.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CnpqCarvalho, Letícia TelesCiszevski, Elisa de SilvérioCintra, Elaine Pavini2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/817910.3895/rbect.v12n1.8179Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1019https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1020https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1021https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1022https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1023Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:45Zoai:periodicos.utfpr:article/8179Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:45Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química
Reflections based on dialogue among chemistry’s items on exame nacional do ensino médio (ENEM), on curriculum and in teaching pratice
title Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química
spellingShingle Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química
Carvalho, Letícia Teles
Planejamento e Avaliação Educacional
Enem; Currículo; Prática docente; Ensino de Química
Enem; Curriculum; Teaching practice; Chemistry teaching
title_short Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química
title_full Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química
title_fullStr Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química
title_full_unstemmed Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química
title_sort Reflexões baseadas no diálogo entre o exame nacional do ensino médio, currículo e prática docente no ensino de química
author Carvalho, Letícia Teles
author_facet Carvalho, Letícia Teles
Ciszevski, Elisa de Silvério
Cintra, Elaine Pavini
author_role author
author2 Ciszevski, Elisa de Silvério
Cintra, Elaine Pavini
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cnpq

dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Letícia Teles
Ciszevski, Elisa de Silvério
Cintra, Elaine Pavini
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento e Avaliação Educacional
Enem; Currículo; Prática docente; Ensino de Química
Enem; Curriculum; Teaching practice; Chemistry teaching
topic Planejamento e Avaliação Educacional
Enem; Currículo; Prática docente; Ensino de Química
Enem; Curriculum; Teaching practice; Chemistry teaching
description O estudo aqui apresentado propõe um diálogo entre três esferas importantes dentro da educação básica: o currículo, a prática docente e as avaliações externas, em especial o Enem. Os conteúdos conceituais investigados foram selecionados a partir da análise das provas azuis do Enem de 2009 a 2015 e do Currículo Estadual Paulista. Estes conteúdos foram utilizados na construção de um questionário de perguntas em escala Likert, respondido por um grupo de docentes de química atuantes em escolas públicas estaduais. Cada conteúdo foi analisado pelos docentes tendo em vista quatro critérios: ocorrência em sala, prioridade para o docente, dificuldade e receptividade para os alunos. Os resultados demonstram que há congruência para os conteúdos orientados para 1º ano do ensino médio, caracterizado por conhecimentos da química geral. Para o 2º e 3º anos do ensino médio a observou-se divergência entre conteúdos avaliados nas provas e aqueles presentes no currículo real, desenvolvidos pelos docentes analisados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179
10.3895/rbect.v12n1.8179
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n1.8179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8179/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1019
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1020
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1021
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1022
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8179/1023
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871793881088