Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Henrique Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900
Resumo: Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições pedagógicas de um ambiente de geometria dinâmica através do trabalho em um grupo de estudos formado por futuros professores de matemática. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software de geometria dinâmica e elaborar uma oficina para alunos do ensino médio de uma escola pública. O artigo destaca episódios oriundos das atividades elaboradas pelo grupo as quais inseriram os participantes em momentos imprevistos durante a oficina, definidos pela literatura como zona de risco. Tais episódios são discutidos e é dada a atenção para necessidade do professor refletir sobre o imprevisto, visto que tal situação pode ser um potencial para aprendizagem tanto do professor quanto do estudante. Além disso, o artigo apresenta um contexto histórico do surgimento dos ambientes de geometria dinâmica e sua contextualização com a Educação Matemática.
id UTFPR-7_8f4bd2f0332e94b51f52f4defc6c84e3
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/900
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e ImprevistosEsse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições pedagógicas de um ambiente de geometria dinâmica através do trabalho em um grupo de estudos formado por futuros professores de matemática. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software de geometria dinâmica e elaborar uma oficina para alunos do ensino médio de uma escola pública. O artigo destaca episódios oriundos das atividades elaboradas pelo grupo as quais inseriram os participantes em momentos imprevistos durante a oficina, definidos pela literatura como zona de risco. Tais episódios são discutidos e é dada a atenção para necessidade do professor refletir sobre o imprevisto, visto que tal situação pode ser um potencial para aprendizagem tanto do professor quanto do estudante. Além disso, o artigo apresenta um contexto histórico do surgimento dos ambientes de geometria dinâmica e sua contextualização com a Educação Matemática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Guilherme Henrique Gomes2012-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/90010.3895/S1982-873X2012000100002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900/2084Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:40Zoai:periodicos.utfpr:article/900Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
title Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
spellingShingle Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
Silva, Guilherme Henrique Gomes
title_short Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
title_full Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
title_fullStr Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
title_full_unstemmed Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
title_sort Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
author Silva, Guilherme Henrique Gomes
author_facet Silva, Guilherme Henrique Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Henrique Gomes
description Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições pedagógicas de um ambiente de geometria dinâmica através do trabalho em um grupo de estudos formado por futuros professores de matemática. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software de geometria dinâmica e elaborar uma oficina para alunos do ensino médio de uma escola pública. O artigo destaca episódios oriundos das atividades elaboradas pelo grupo as quais inseriram os participantes em momentos imprevistos durante a oficina, definidos pela literatura como zona de risco. Tais episódios são discutidos e é dada a atenção para necessidade do professor refletir sobre o imprevisto, visto que tal situação pode ser um potencial para aprendizagem tanto do professor quanto do estudante. Além disso, o artigo apresenta um contexto histórico do surgimento dos ambientes de geometria dinâmica e sua contextualização com a Educação Matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900
10.3895/S1982-873X2012000100002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900/2084
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871410102272