Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900 |
Resumo: | Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições pedagógicas de um ambiente de geometria dinâmica através do trabalho em um grupo de estudos formado por futuros professores de matemática. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software de geometria dinâmica e elaborar uma oficina para alunos do ensino médio de uma escola pública. O artigo destaca episódios oriundos das atividades elaboradas pelo grupo as quais inseriram os participantes em momentos imprevistos durante a oficina, definidos pela literatura como zona de risco. Tais episódios são discutidos e é dada a atenção para necessidade do professor refletir sobre o imprevisto, visto que tal situação pode ser um potencial para aprendizagem tanto do professor quanto do estudante. Além disso, o artigo apresenta um contexto histórico do surgimento dos ambientes de geometria dinâmica e sua contextualização com a Educação Matemática. |
id |
UTFPR-7_8f4bd2f0332e94b51f52f4defc6c84e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/900 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e ImprevistosEsse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições pedagógicas de um ambiente de geometria dinâmica através do trabalho em um grupo de estudos formado por futuros professores de matemática. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software de geometria dinâmica e elaborar uma oficina para alunos do ensino médio de uma escola pública. O artigo destaca episódios oriundos das atividades elaboradas pelo grupo as quais inseriram os participantes em momentos imprevistos durante a oficina, definidos pela literatura como zona de risco. Tais episódios são discutidos e é dada a atenção para necessidade do professor refletir sobre o imprevisto, visto que tal situação pode ser um potencial para aprendizagem tanto do professor quanto do estudante. Além disso, o artigo apresenta um contexto histórico do surgimento dos ambientes de geometria dinâmica e sua contextualização com a Educação Matemática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Guilherme Henrique Gomes2012-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/90010.3895/S1982-873X2012000100002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900/2084Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:40Zoai:periodicos.utfpr:article/900Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos |
title |
Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos |
spellingShingle |
Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos Silva, Guilherme Henrique Gomes |
title_short |
Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos |
title_full |
Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos |
title_fullStr |
Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos |
title_full_unstemmed |
Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos |
title_sort |
Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos |
author |
Silva, Guilherme Henrique Gomes |
author_facet |
Silva, Guilherme Henrique Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Guilherme Henrique Gomes |
description |
Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições pedagógicas de um ambiente de geometria dinâmica através do trabalho em um grupo de estudos formado por futuros professores de matemática. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software de geometria dinâmica e elaborar uma oficina para alunos do ensino médio de uma escola pública. O artigo destaca episódios oriundos das atividades elaboradas pelo grupo as quais inseriram os participantes em momentos imprevistos durante a oficina, definidos pela literatura como zona de risco. Tais episódios são discutidos e é dada a atenção para necessidade do professor refletir sobre o imprevisto, visto que tal situação pode ser um potencial para aprendizagem tanto do professor quanto do estudante. Além disso, o artigo apresenta um contexto histórico do surgimento dos ambientes de geometria dinâmica e sua contextualização com a Educação Matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900 10.3895/S1982-873X2012000100002 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2012000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/900/2084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20120001 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701813532917760 |