O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ataíde, Jefferson Fagundes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537
Resumo: Este trabalho de cunho teórico traz uma revisão bibliográfica no sentido de propor a descrição de parte da trajetória histórica das TIC na educação articulando com o entendimento de um conjunto de conhecimentos tecnológicos que levam a sociedade a se organizar em rede. Propõe-se também uma crítica aos dispositivos ideológicos que se conectam firmemente os direcionamentos passados e presentes da tecnologia na sociedade atual. O estudo da localização histórica dos fatos referentes ao uso de TIC na educação permitiu inferir que o progresso atual segue em direção à introdução maciça de tecnologias no ambiente escolar em reflexo à abrupta expansão do mercado tecnológico em consonância aos pressupostos ideológicos fundamentalmente aderidos ao capital. Neste sentido, fortalece-se a preocupação das ciências sociais em justaposição aos estudos educacionais no sentido de promover uma apropriação mais crítica das tecnologias em uma perspectiva não exclusiva ao contexto escolar.
id UTFPR-7_92e5dfdbb203c45b61ed983deba4faa4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1537
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentesEste trabalho de cunho teórico traz uma revisão bibliográfica no sentido de propor a descrição de parte da trajetória histórica das TIC na educação articulando com o entendimento de um conjunto de conhecimentos tecnológicos que levam a sociedade a se organizar em rede. Propõe-se também uma crítica aos dispositivos ideológicos que se conectam firmemente os direcionamentos passados e presentes da tecnologia na sociedade atual. O estudo da localização histórica dos fatos referentes ao uso de TIC na educação permitiu inferir que o progresso atual segue em direção à introdução maciça de tecnologias no ambiente escolar em reflexo à abrupta expansão do mercado tecnológico em consonância aos pressupostos ideológicos fundamentalmente aderidos ao capital. Neste sentido, fortalece-se a preocupação das ciências sociais em justaposição aos estudos educacionais no sentido de promover uma apropriação mais crítica das tecnologias em uma perspectiva não exclusiva ao contexto escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)capesAtaíde, Jefferson FagundesMesquita, Nyuara Araújo da Silva2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/153710.3895/S1982-873X2014000100005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537/1223Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T23:43:10Zoai:periodicos.utfpr:article/1537Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-02T23:43:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
title O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
spellingShingle O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
Ataíde, Jefferson Fagundes
title_short O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
title_full O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
title_fullStr O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
title_full_unstemmed O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
title_sort O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
author Ataíde, Jefferson Fagundes
author_facet Ataíde, Jefferson Fagundes
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
author_role author
author2 Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ataíde, Jefferson Fagundes
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva
description Este trabalho de cunho teórico traz uma revisão bibliográfica no sentido de propor a descrição de parte da trajetória histórica das TIC na educação articulando com o entendimento de um conjunto de conhecimentos tecnológicos que levam a sociedade a se organizar em rede. Propõe-se também uma crítica aos dispositivos ideológicos que se conectam firmemente os direcionamentos passados e presentes da tecnologia na sociedade atual. O estudo da localização histórica dos fatos referentes ao uso de TIC na educação permitiu inferir que o progresso atual segue em direção à introdução maciça de tecnologias no ambiente escolar em reflexo à abrupta expansão do mercado tecnológico em consonância aos pressupostos ideológicos fundamentalmente aderidos ao capital. Neste sentido, fortalece-se a preocupação das ciências sociais em justaposição aos estudos educacionais no sentido de promover uma apropriação mais crítica das tecnologias em uma perspectiva não exclusiva ao contexto escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537
10.3895/S1982-873X2014000100005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537/1223
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870496792576