O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537 |
Resumo: | Este trabalho de cunho teórico traz uma revisão bibliográfica no sentido de propor a descrição de parte da trajetória histórica das TIC na educação articulando com o entendimento de um conjunto de conhecimentos tecnológicos que levam a sociedade a se organizar em rede. Propõe-se também uma crítica aos dispositivos ideológicos que se conectam firmemente os direcionamentos passados e presentes da tecnologia na sociedade atual. O estudo da localização histórica dos fatos referentes ao uso de TIC na educação permitiu inferir que o progresso atual segue em direção à introdução maciça de tecnologias no ambiente escolar em reflexo à abrupta expansão do mercado tecnológico em consonância aos pressupostos ideológicos fundamentalmente aderidos ao capital. Neste sentido, fortalece-se a preocupação das ciências sociais em justaposição aos estudos educacionais no sentido de promover uma apropriação mais crítica das tecnologias em uma perspectiva não exclusiva ao contexto escolar. |
id |
UTFPR-7_92e5dfdbb203c45b61ed983deba4faa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1537 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentesEste trabalho de cunho teórico traz uma revisão bibliográfica no sentido de propor a descrição de parte da trajetória histórica das TIC na educação articulando com o entendimento de um conjunto de conhecimentos tecnológicos que levam a sociedade a se organizar em rede. Propõe-se também uma crítica aos dispositivos ideológicos que se conectam firmemente os direcionamentos passados e presentes da tecnologia na sociedade atual. O estudo da localização histórica dos fatos referentes ao uso de TIC na educação permitiu inferir que o progresso atual segue em direção à introdução maciça de tecnologias no ambiente escolar em reflexo à abrupta expansão do mercado tecnológico em consonância aos pressupostos ideológicos fundamentalmente aderidos ao capital. Neste sentido, fortalece-se a preocupação das ciências sociais em justaposição aos estudos educacionais no sentido de promover uma apropriação mais crítica das tecnologias em uma perspectiva não exclusiva ao contexto escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)capesAtaíde, Jefferson FagundesMesquita, Nyuara Araújo da Silva2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/153710.3895/S1982-873X2014000100005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537/1223Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T23:43:10Zoai:periodicos.utfpr:article/1537Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-02T23:43:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes |
title |
O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes |
spellingShingle |
O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes Ataíde, Jefferson Fagundes |
title_short |
O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes |
title_full |
O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes |
title_fullStr |
O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes |
title_full_unstemmed |
O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes |
title_sort |
O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes |
author |
Ataíde, Jefferson Fagundes |
author_facet |
Ataíde, Jefferson Fagundes Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ataíde, Jefferson Fagundes Mesquita, Nyuara Araújo da Silva |
description |
Este trabalho de cunho teórico traz uma revisão bibliográfica no sentido de propor a descrição de parte da trajetória histórica das TIC na educação articulando com o entendimento de um conjunto de conhecimentos tecnológicos que levam a sociedade a se organizar em rede. Propõe-se também uma crítica aos dispositivos ideológicos que se conectam firmemente os direcionamentos passados e presentes da tecnologia na sociedade atual. O estudo da localização histórica dos fatos referentes ao uso de TIC na educação permitiu inferir que o progresso atual segue em direção à introdução maciça de tecnologias no ambiente escolar em reflexo à abrupta expansão do mercado tecnológico em consonância aos pressupostos ideológicos fundamentalmente aderidos ao capital. Neste sentido, fortalece-se a preocupação das ciências sociais em justaposição aos estudos educacionais no sentido de promover uma apropriação mais crítica das tecnologias em uma perspectiva não exclusiva ao contexto escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537 10.3895/S1982-873X2014000100005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2014000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1537/1223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701815462297600 |