Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Lemes, Luciana da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Madeira-Coelho, Cristina Massot, Farias, Rhaisa Naiade Pael, Velho, Carolina Helena Micheli, Marroquim, Moara Vilaça Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796
Resumo: O isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 suspendeu as aulas desde março de 2020 na maior parte das cidades do país e passou a exigir dos educadores uma postura crítica e criativa, capaz de gerar alternativas diante do imprevisível que se presentificou em nossas vidas. Nesse contexto, o trabalho desse artigo, que se integra à pesquisa mais ampla, propõe compreender processos da formação docente como parte da multidimensionalidade do funcionamento de um sistema municipal de Educação Infantil, por meio da compreensão de como professoras subjetivam uma vivência formativa. Com base na Teoria da Subjetividade e na correspondente Epistemologia Qualitativa de González Rey, abordam-se sentidos subjetivos produzidos pelas professoras como grupo social e a forma como essa produção se configurou, nesse contexto de exceção, como resposta possível à formação profissional e à imposição da tecnologia em suas práticas cotidianas. Para além de aspectos que singularizam a experiência desse grupo social, a construção-interpretativa traz, também, a produção particular da subjetividade individual de uma dessas docentes, considerando que a experiência formativa se constituiu para a professora como contexto favorecedor de aprendizagem sobre a função e os processos da educação escolar na primeira infância em relação à sua trajetória docente.
id UTFPR-7_96bc58483fc80e90e1d5f1f0c0bc8c67
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14796
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemiaSubjectivity and teacher training in a municipal early childhood education system: challenges in pandemic timesCIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃOFormação docente; Subjetividade; Educação Infantil; PandemiaTeacher training; Subjectivity; Early Childhood Education; PandemicO isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 suspendeu as aulas desde março de 2020 na maior parte das cidades do país e passou a exigir dos educadores uma postura crítica e criativa, capaz de gerar alternativas diante do imprevisível que se presentificou em nossas vidas. Nesse contexto, o trabalho desse artigo, que se integra à pesquisa mais ampla, propõe compreender processos da formação docente como parte da multidimensionalidade do funcionamento de um sistema municipal de Educação Infantil, por meio da compreensão de como professoras subjetivam uma vivência formativa. Com base na Teoria da Subjetividade e na correspondente Epistemologia Qualitativa de González Rey, abordam-se sentidos subjetivos produzidos pelas professoras como grupo social e a forma como essa produção se configurou, nesse contexto de exceção, como resposta possível à formação profissional e à imposição da tecnologia em suas práticas cotidianas. Para além de aspectos que singularizam a experiência desse grupo social, a construção-interpretativa traz, também, a produção particular da subjetividade individual de uma dessas docentes, considerando que a experiência formativa se constituiu para a professora como contexto favorecedor de aprendizagem sobre a função e os processos da educação escolar na primeira infância em relação à sua trajetória docente.The social isolation resulting from the COVID-19 pandemic has suspended classes since March 2020 in most cities in Brazil and started to demand a critical and creative attitude from educators, capable of generating alternatives in the face of the unpredictable that has become present in our lives. In this context, the work of this article, which is part of broader research, proposes to understand the processes of teacher education as part of the multidimensionality of the functioning of a municipal Early Childhood Education system, through the understanding of how teachers subjectify a training experience. Based on the Theory of Subjectivity and the corresponding Qualitative Epistemology by González Rey, subjective meanings produced by the teachers as a social group and the way in which this production was configured, in this context of exception, as a possible response to professional training and the imposition of technology in their everyday practices. In addition to aspects that single out the experience of this social group, the interpretative construction also brings the particular production of individual subjectivity of one of these teachers, considering that the training experience was constituted for the teacher as a favourable context for learning about the function and the processes of early childhood school education in relation to its teaching trajectory.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)lOliveira Lemes, Luciana da SilvaMadeira-Coelho, Cristina MassotFarias, Rhaisa Naiade PaelVelho, Carolina Helena MicheliMarroquim, Moara Vilaça Albuquerque2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479610.3895/rbect.v15n1.14796Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Edição Especial “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Teachers College - Columbia University e Fundação Lemann1982-873X10.3895/rbect.v15n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14796/2572Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:36:02Zoai:periodicos.utfpr:article/14796Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-04-30T22:36:02Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
Subjectivity and teacher training in a municipal early childhood education system: challenges in pandemic times
title Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
spellingShingle Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
Oliveira Lemes, Luciana da Silva
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO
Formação docente; Subjetividade; Educação Infantil; Pandemia
Teacher training; Subjectivity; Early Childhood Education; Pandemic
title_short Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
title_full Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
title_fullStr Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
title_sort Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
author Oliveira Lemes, Luciana da Silva
author_facet Oliveira Lemes, Luciana da Silva
Madeira-Coelho, Cristina Massot
Farias, Rhaisa Naiade Pael
Velho, Carolina Helena Micheli
Marroquim, Moara Vilaça Albuquerque
author_role author
author2 Madeira-Coelho, Cristina Massot
Farias, Rhaisa Naiade Pael
Velho, Carolina Helena Micheli
Marroquim, Moara Vilaça Albuquerque
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv l

dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Lemes, Luciana da Silva
Madeira-Coelho, Cristina Massot
Farias, Rhaisa Naiade Pael
Velho, Carolina Helena Micheli
Marroquim, Moara Vilaça Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO
Formação docente; Subjetividade; Educação Infantil; Pandemia
Teacher training; Subjectivity; Early Childhood Education; Pandemic
topic CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO
Formação docente; Subjetividade; Educação Infantil; Pandemia
Teacher training; Subjectivity; Early Childhood Education; Pandemic
description O isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 suspendeu as aulas desde março de 2020 na maior parte das cidades do país e passou a exigir dos educadores uma postura crítica e criativa, capaz de gerar alternativas diante do imprevisível que se presentificou em nossas vidas. Nesse contexto, o trabalho desse artigo, que se integra à pesquisa mais ampla, propõe compreender processos da formação docente como parte da multidimensionalidade do funcionamento de um sistema municipal de Educação Infantil, por meio da compreensão de como professoras subjetivam uma vivência formativa. Com base na Teoria da Subjetividade e na correspondente Epistemologia Qualitativa de González Rey, abordam-se sentidos subjetivos produzidos pelas professoras como grupo social e a forma como essa produção se configurou, nesse contexto de exceção, como resposta possível à formação profissional e à imposição da tecnologia em suas práticas cotidianas. Para além de aspectos que singularizam a experiência desse grupo social, a construção-interpretativa traz, também, a produção particular da subjetividade individual de uma dessas docentes, considerando que a experiência formativa se constituiu para a professora como contexto favorecedor de aprendizagem sobre a função e os processos da educação escolar na primeira infância em relação à sua trajetória docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796
10.3895/rbect.v15n1.14796
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v15n1.14796
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796/pdf_1
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14796/2572
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Edição Especial “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Teachers College - Columbia University e Fundação Lemann
1982-873X
10.3895/rbect.v15n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701814590930944