Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784 |
Resumo: | Este trabalho objetivou caracterizar um recorte do campo de estudo sobre formação de professores de Ciências e Biologia para a educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura, entre os anos de 1996 e 2014, em periódicos nacionais da área de ensino, disponíveis no banco de dados da CAPES/MEC. Os resultados apontam que todos os estudos sugerem a necessidade de reorganização dos cursos de formação de professores de Ciências, a fim de dar conta da perspectiva inclusiva. Constatou-se também a baixa produção sobre o tema na área e que todos os estudos são iniciais. Destacou-se a influência dos cursos de pós-graduação na formação de professores sobre o tema e a existência de um grupo de pesquisa mais atuante na Universidade Federal de Goiás. Além disso, os estudos apontam a necessidade de todo o grupo escolar estar envolvido no processo inclusivo, e a deficiência nas políticas públicas no que tange às questões específicas da educação inclusiva e a importância de compreender as concepções dos professores sobre a inclusão. |
id |
UTFPR-7_9e73e5848ce8a440ecd525f36ec5b734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/3784 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologiaEducação inclusiva; Formação de professores de ciências; Formação de professores de biologiaEste trabalho objetivou caracterizar um recorte do campo de estudo sobre formação de professores de Ciências e Biologia para a educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura, entre os anos de 1996 e 2014, em periódicos nacionais da área de ensino, disponíveis no banco de dados da CAPES/MEC. Os resultados apontam que todos os estudos sugerem a necessidade de reorganização dos cursos de formação de professores de Ciências, a fim de dar conta da perspectiva inclusiva. Constatou-se também a baixa produção sobre o tema na área e que todos os estudos são iniciais. Destacou-se a influência dos cursos de pós-graduação na formação de professores sobre o tema e a existência de um grupo de pesquisa mais atuante na Universidade Federal de Goiás. Além disso, os estudos apontam a necessidade de todo o grupo escolar estar envolvido no processo inclusivo, e a deficiência nas políticas públicas no que tange às questões específicas da educação inclusiva e a importância de compreender as concepções dos professores sobre a inclusão.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)Rocha-Oliveira, RafaelaMachado, Maíra SouzaSiqueira, Maxwell2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/378410.3895/rbect.v10n2.3784Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/3784/805Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/3784Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia |
title |
Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia |
spellingShingle |
Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia Rocha-Oliveira, Rafaela Educação inclusiva; Formação de professores de ciências; Formação de professores de biologia |
title_short |
Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia |
title_full |
Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia |
title_fullStr |
Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia |
title_full_unstemmed |
Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia |
title_sort |
Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia |
author |
Rocha-Oliveira, Rafaela |
author_facet |
Rocha-Oliveira, Rafaela Machado, Maíra Souza Siqueira, Maxwell |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Maíra Souza Siqueira, Maxwell |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha-Oliveira, Rafaela Machado, Maíra Souza Siqueira, Maxwell |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva; Formação de professores de ciências; Formação de professores de biologia |
topic |
Educação inclusiva; Formação de professores de ciências; Formação de professores de biologia |
description |
Este trabalho objetivou caracterizar um recorte do campo de estudo sobre formação de professores de Ciências e Biologia para a educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura, entre os anos de 1996 e 2014, em periódicos nacionais da área de ensino, disponíveis no banco de dados da CAPES/MEC. Os resultados apontam que todos os estudos sugerem a necessidade de reorganização dos cursos de formação de professores de Ciências, a fim de dar conta da perspectiva inclusiva. Constatou-se também a baixa produção sobre o tema na área e que todos os estudos são iniciais. Destacou-se a influência dos cursos de pós-graduação na formação de professores sobre o tema e a existência de um grupo de pesquisa mais atuante na Universidade Federal de Goiás. Além disso, os estudos apontam a necessidade de todo o grupo escolar estar envolvido no processo inclusivo, e a deficiência nas políticas públicas no que tange às questões específicas da educação inclusiva e a importância de compreender as concepções dos professores sobre a inclusão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784 10.3895/rbect.v10n2.3784 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n2.3784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/3784/805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871900835840 |