Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha-Oliveira, Rafaela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado, Maíra Souza, Siqueira, Maxwell
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784
Resumo: Este trabalho objetivou caracterizar um recorte do campo de estudo sobre formação de professores de Ciências e Biologia para a educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura, entre os anos de 1996 e 2014, em periódicos nacionais da área de ensino, disponíveis no banco de dados da CAPES/MEC. Os resultados apontam que todos os estudos sugerem a necessidade de reorganização dos cursos de formação de professores de Ciências, a fim de dar conta da perspectiva inclusiva. Constatou-se também a baixa produção sobre o tema na área e que todos os estudos são iniciais. Destacou-se a influência dos cursos de pós-graduação na formação de professores sobre o tema e a existência de um grupo de pesquisa mais atuante na Universidade Federal de Goiás. Além disso, os estudos apontam a necessidade de todo o grupo escolar estar envolvido no processo inclusivo, e a deficiência nas políticas públicas no que tange às questões específicas da educação inclusiva e a importância de compreender as concepções dos professores sobre a inclusão.
id UTFPR-7_9e73e5848ce8a440ecd525f36ec5b734
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3784
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologiaEducação inclusiva; Formação de professores de ciências; Formação de professores de biologiaEste trabalho objetivou caracterizar um recorte do campo de estudo sobre formação de professores de Ciências e Biologia para a educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura, entre os anos de 1996 e 2014, em periódicos nacionais da área de ensino, disponíveis no banco de dados da CAPES/MEC. Os resultados apontam que todos os estudos sugerem a necessidade de reorganização dos cursos de formação de professores de Ciências, a fim de dar conta da perspectiva inclusiva. Constatou-se também a baixa produção sobre o tema na área e que todos os estudos são iniciais. Destacou-se a influência dos cursos de pós-graduação na formação de professores sobre o tema e a existência de um grupo de pesquisa mais atuante na Universidade Federal de Goiás. Além disso, os estudos apontam a necessidade de todo o grupo escolar estar envolvido no processo inclusivo, e a deficiência nas políticas públicas no que tange às questões específicas da educação inclusiva e a importância de compreender as concepções dos professores sobre a inclusão.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)Rocha-Oliveira, RafaelaMachado, Maíra SouzaSiqueira, Maxwell2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/378410.3895/rbect.v10n2.3784Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/3784/805Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/3784Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia
title Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia
spellingShingle Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia
Rocha-Oliveira, Rafaela
Educação inclusiva; Formação de professores de ciências; Formação de professores de biologia
title_short Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia
title_full Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia
title_fullStr Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia
title_full_unstemmed Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia
title_sort Formamos professores para a educação inclusiva?: análise de publicações sobre formação de professores de ciências/biologia
author Rocha-Oliveira, Rafaela
author_facet Rocha-Oliveira, Rafaela
Machado, Maíra Souza
Siqueira, Maxwell
author_role author
author2 Machado, Maíra Souza
Siqueira, Maxwell
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha-Oliveira, Rafaela
Machado, Maíra Souza
Siqueira, Maxwell
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva; Formação de professores de ciências; Formação de professores de biologia
topic Educação inclusiva; Formação de professores de ciências; Formação de professores de biologia
description Este trabalho objetivou caracterizar um recorte do campo de estudo sobre formação de professores de Ciências e Biologia para a educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura, entre os anos de 1996 e 2014, em periódicos nacionais da área de ensino, disponíveis no banco de dados da CAPES/MEC. Os resultados apontam que todos os estudos sugerem a necessidade de reorganização dos cursos de formação de professores de Ciências, a fim de dar conta da perspectiva inclusiva. Constatou-se também a baixa produção sobre o tema na área e que todos os estudos são iniciais. Destacou-se a influência dos cursos de pós-graduação na formação de professores sobre o tema e a existência de um grupo de pesquisa mais atuante na Universidade Federal de Goiás. Além disso, os estudos apontam a necessidade de todo o grupo escolar estar envolvido no processo inclusivo, e a deficiência nas políticas públicas no que tange às questões específicas da educação inclusiva e a importância de compreender as concepções dos professores sobre a inclusão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784
10.3895/rbect.v10n2.3784
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.3784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3784/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/3784/805
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871900835840