Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polizel, Alexandre Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mendes, Nara Alves, Carvalho, Fabiana Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145
Resumo: O presente trabalho apresenta dinâmicas, discussões e reflexões destacadas da modalidade Estágio Não Convencional, realizada durante o Estágio Supervisionado para Docência em Biologia, principalmente no que tange a uma sensibilização anti-bullying ocorrida na oficina “Cyberbullying: todxs somos violentadxs?”. A atividade deu-se com duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola central do município de Maringá (PR). Cada oficina teve duração de quatro horas aula envolvendo a problematização de postagens na rede social facebook, em sítios ou páginas da web classificadas como de humor, bem como a elaboração de personagens e suas histórias a fim de se discutir os problemas relativos ao bullying e de se colocar no lugar do Outro. Entre problematizações e narrativas dos alunos, propusemos, então, (re) pensar os discursos que os circundam na escola, seus significados, efeitos e atravessamentos na construção, modos de ser e estar no mundo.
id UTFPR-7_a160475552ea884a1a80216269d5ef4c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5145
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reaisEducação; Ensino; CiênciasCyberbullying; Subjetividades; Estágio Supervisionado em Biologia; Sensibilização.O presente trabalho apresenta dinâmicas, discussões e reflexões destacadas da modalidade Estágio Não Convencional, realizada durante o Estágio Supervisionado para Docência em Biologia, principalmente no que tange a uma sensibilização anti-bullying ocorrida na oficina “Cyberbullying: todxs somos violentadxs?”. A atividade deu-se com duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola central do município de Maringá (PR). Cada oficina teve duração de quatro horas aula envolvendo a problematização de postagens na rede social facebook, em sítios ou páginas da web classificadas como de humor, bem como a elaboração de personagens e suas histórias a fim de se discutir os problemas relativos ao bullying e de se colocar no lugar do Outro. Entre problematizações e narrativas dos alunos, propusemos, então, (re) pensar os discursos que os circundam na escola, seus significados, efeitos e atravessamentos na construção, modos de ser e estar no mundo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Polizel, Alexandre LuizMendes, Nara AlvesCarvalho, Fabiana Aparecida de2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/514510.3895/rbect.v10n3.5145Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5145Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais
title Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais
spellingShingle Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais
Polizel, Alexandre Luiz
Educação; Ensino; Ciências
Cyberbullying; Subjetividades; Estágio Supervisionado em Biologia; Sensibilização.
title_short Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais
title_full Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais
title_fullStr Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais
title_full_unstemmed Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais
title_sort Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais
author Polizel, Alexandre Luiz
author_facet Polizel, Alexandre Luiz
Mendes, Nara Alves
Carvalho, Fabiana Aparecida de
author_role author
author2 Mendes, Nara Alves
Carvalho, Fabiana Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Polizel, Alexandre Luiz
Mendes, Nara Alves
Carvalho, Fabiana Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino; Ciências
Cyberbullying; Subjetividades; Estágio Supervisionado em Biologia; Sensibilização.
topic Educação; Ensino; Ciências
Cyberbullying; Subjetividades; Estágio Supervisionado em Biologia; Sensibilização.
description O presente trabalho apresenta dinâmicas, discussões e reflexões destacadas da modalidade Estágio Não Convencional, realizada durante o Estágio Supervisionado para Docência em Biologia, principalmente no que tange a uma sensibilização anti-bullying ocorrida na oficina “Cyberbullying: todxs somos violentadxs?”. A atividade deu-se com duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola central do município de Maringá (PR). Cada oficina teve duração de quatro horas aula envolvendo a problematização de postagens na rede social facebook, em sítios ou páginas da web classificadas como de humor, bem como a elaboração de personagens e suas histórias a fim de se discutir os problemas relativos ao bullying e de se colocar no lugar do Outro. Entre problematizações e narrativas dos alunos, propusemos, então, (re) pensar os discursos que os circundam na escola, seus significados, efeitos e atravessamentos na construção, modos de ser e estar no mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145
10.3895/rbect.v10n3.5145
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n3.5145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869690437632