Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta dinâmicas, discussões e reflexões destacadas da modalidade Estágio Não Convencional, realizada durante o Estágio Supervisionado para Docência em Biologia, principalmente no que tange a uma sensibilização anti-bullying ocorrida na oficina “Cyberbullying: todxs somos violentadxs?”. A atividade deu-se com duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola central do município de Maringá (PR). Cada oficina teve duração de quatro horas aula envolvendo a problematização de postagens na rede social facebook, em sítios ou páginas da web classificadas como de humor, bem como a elaboração de personagens e suas histórias a fim de se discutir os problemas relativos ao bullying e de se colocar no lugar do Outro. Entre problematizações e narrativas dos alunos, propusemos, então, (re) pensar os discursos que os circundam na escola, seus significados, efeitos e atravessamentos na construção, modos de ser e estar no mundo. |
id |
UTFPR-7_a160475552ea884a1a80216269d5ef4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5145 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reaisEducação; Ensino; CiênciasCyberbullying; Subjetividades; Estágio Supervisionado em Biologia; Sensibilização.O presente trabalho apresenta dinâmicas, discussões e reflexões destacadas da modalidade Estágio Não Convencional, realizada durante o Estágio Supervisionado para Docência em Biologia, principalmente no que tange a uma sensibilização anti-bullying ocorrida na oficina “Cyberbullying: todxs somos violentadxs?”. A atividade deu-se com duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola central do município de Maringá (PR). Cada oficina teve duração de quatro horas aula envolvendo a problematização de postagens na rede social facebook, em sítios ou páginas da web classificadas como de humor, bem como a elaboração de personagens e suas histórias a fim de se discutir os problemas relativos ao bullying e de se colocar no lugar do Outro. Entre problematizações e narrativas dos alunos, propusemos, então, (re) pensar os discursos que os circundam na escola, seus significados, efeitos e atravessamentos na construção, modos de ser e estar no mundo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Polizel, Alexandre LuizMendes, Nara AlvesCarvalho, Fabiana Aparecida de2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/514510.3895/rbect.v10n3.5145Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5145Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais |
title |
Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais |
spellingShingle |
Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais Polizel, Alexandre Luiz Educação; Ensino; Ciências Cyberbullying; Subjetividades; Estágio Supervisionado em Biologia; Sensibilização. |
title_short |
Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais |
title_full |
Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais |
title_fullStr |
Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais |
title_full_unstemmed |
Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais |
title_sort |
Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais |
author |
Polizel, Alexandre Luiz |
author_facet |
Polizel, Alexandre Luiz Mendes, Nara Alves Carvalho, Fabiana Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Nara Alves Carvalho, Fabiana Aparecida de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polizel, Alexandre Luiz Mendes, Nara Alves Carvalho, Fabiana Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino; Ciências Cyberbullying; Subjetividades; Estágio Supervisionado em Biologia; Sensibilização. |
topic |
Educação; Ensino; Ciências Cyberbullying; Subjetividades; Estágio Supervisionado em Biologia; Sensibilização. |
description |
O presente trabalho apresenta dinâmicas, discussões e reflexões destacadas da modalidade Estágio Não Convencional, realizada durante o Estágio Supervisionado para Docência em Biologia, principalmente no que tange a uma sensibilização anti-bullying ocorrida na oficina “Cyberbullying: todxs somos violentadxs?”. A atividade deu-se com duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola central do município de Maringá (PR). Cada oficina teve duração de quatro horas aula envolvendo a problematização de postagens na rede social facebook, em sítios ou páginas da web classificadas como de humor, bem como a elaboração de personagens e suas histórias a fim de se discutir os problemas relativos ao bullying e de se colocar no lugar do Outro. Entre problematizações e narrativas dos alunos, propusemos, então, (re) pensar os discursos que os circundam na escola, seus significados, efeitos e atravessamentos na construção, modos de ser e estar no mundo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145 10.3895/rbect.v10n3.5145 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n3.5145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5145/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701814966321152 |