O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imhof, Ana Maria Quinoto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schroeder, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054
Resumo: Este trabalho objetivou identificar as contribuições da metodologia IIR no processo de alfabetização científica a partir do estudo do tema Sexualidade Humana por estudantes do ensino médio, em uma escola pública de Brusque (SC). As aulas foram gravadas em vídeo, posteriormente analisadas. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram motivados para a construção dos seus modelos explicativos, resultante da reflexão, da utilização da escrita e da participação conjunta com seus pares. Entende-se que a IIR pode trazer contribuições para a aprendizagem de biologia, tendo-se como expectativa a alfabetização científica dos alunos.
id UTFPR-7_a829e7bfde17a78dca92c7278f18113d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2054
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologiaEste trabalho objetivou identificar as contribuições da metodologia IIR no processo de alfabetização científica a partir do estudo do tema Sexualidade Humana por estudantes do ensino médio, em uma escola pública de Brusque (SC). As aulas foram gravadas em vídeo, posteriormente analisadas. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram motivados para a construção dos seus modelos explicativos, resultante da reflexão, da utilização da escrita e da participação conjunta com seus pares. Entende-se que a IIR pode trazer contribuições para a aprendizagem de biologia, tendo-se como expectativa a alfabetização científica dos alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Imhof, Ana Maria QuinotoSchroeder, Edson2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/205410.3895/rbect.v9n1.2054Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054/2968Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T12:47:15Zoai:periodicos.utfpr:article/2054Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T12:47:15Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia
title O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia
spellingShingle O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia
Imhof, Ana Maria Quinoto
title_short O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia
title_full O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia
title_fullStr O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia
title_full_unstemmed O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia
title_sort O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia
author Imhof, Ana Maria Quinoto
author_facet Imhof, Ana Maria Quinoto
Schroeder, Edson
author_role author
author2 Schroeder, Edson
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Imhof, Ana Maria Quinoto
Schroeder, Edson
description Este trabalho objetivou identificar as contribuições da metodologia IIR no processo de alfabetização científica a partir do estudo do tema Sexualidade Humana por estudantes do ensino médio, em uma escola pública de Brusque (SC). As aulas foram gravadas em vídeo, posteriormente analisadas. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram motivados para a construção dos seus modelos explicativos, resultante da reflexão, da utilização da escrita e da participação conjunta com seus pares. Entende-se que a IIR pode trazer contribuições para a aprendizagem de biologia, tendo-se como expectativa a alfabetização científica dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054
10.3895/rbect.v9n1.2054
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n1.2054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054/2968
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869718749184