O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054 |
Resumo: | Este trabalho objetivou identificar as contribuições da metodologia IIR no processo de alfabetização científica a partir do estudo do tema Sexualidade Humana por estudantes do ensino médio, em uma escola pública de Brusque (SC). As aulas foram gravadas em vídeo, posteriormente analisadas. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram motivados para a construção dos seus modelos explicativos, resultante da reflexão, da utilização da escrita e da participação conjunta com seus pares. Entende-se que a IIR pode trazer contribuições para a aprendizagem de biologia, tendo-se como expectativa a alfabetização científica dos alunos. |
id |
UTFPR-7_a829e7bfde17a78dca92c7278f18113d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2054 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologiaEste trabalho objetivou identificar as contribuições da metodologia IIR no processo de alfabetização científica a partir do estudo do tema Sexualidade Humana por estudantes do ensino médio, em uma escola pública de Brusque (SC). As aulas foram gravadas em vídeo, posteriormente analisadas. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram motivados para a construção dos seus modelos explicativos, resultante da reflexão, da utilização da escrita e da participação conjunta com seus pares. Entende-se que a IIR pode trazer contribuições para a aprendizagem de biologia, tendo-se como expectativa a alfabetização científica dos alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Imhof, Ana Maria QuinotoSchroeder, Edson2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/205410.3895/rbect.v9n1.2054Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054/2968Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T12:47:15Zoai:periodicos.utfpr:article/2054Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T12:47:15Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia |
title |
O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia |
spellingShingle |
O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia Imhof, Ana Maria Quinoto |
title_short |
O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia |
title_full |
O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia |
title_fullStr |
O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia |
title_full_unstemmed |
O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia |
title_sort |
O tema Sexualidade Humana no ensino médio: as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como metodologia em aulas de biologia |
author |
Imhof, Ana Maria Quinoto |
author_facet |
Imhof, Ana Maria Quinoto Schroeder, Edson |
author_role |
author |
author2 |
Schroeder, Edson |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Imhof, Ana Maria Quinoto Schroeder, Edson |
description |
Este trabalho objetivou identificar as contribuições da metodologia IIR no processo de alfabetização científica a partir do estudo do tema Sexualidade Humana por estudantes do ensino médio, em uma escola pública de Brusque (SC). As aulas foram gravadas em vídeo, posteriormente analisadas. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram motivados para a construção dos seus modelos explicativos, resultante da reflexão, da utilização da escrita e da participação conjunta com seus pares. Entende-se que a IIR pode trazer contribuições para a aprendizagem de biologia, tendo-se como expectativa a alfabetização científica dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054 10.3895/rbect.v9n1.2054 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n1.2054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2054/2968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869718749184 |