Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou construir conhecimentos científicos referentes à raiva por meio da elaboração de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em torno da gravura Mad dog ou Cachorro raivoso (1826) de Thomas Lord Busby. A IIR foi desenvolvida durante o ano letivo de 2018 em uma escola do campo da rede pública do município de Castro - Paraná. Participaram da pesquisa 22 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho foi desenvolvido seguindo-se as oito etapas propostas por Fourez para a IIR, articuladas com os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Como resultados verificou-se que a IIR possibilitou a interdisciplinaridade entre Arte e Ciências, bem como aproximou os conteúdos escolares do contexto dos alunos, incluindo temas de relevância social no ambiente escolar. Além disto, contribuiu para a alfabetização científica dos alunos, desenvolvendo suas habilidades de linguagem oral, escrita, científica e artística. |
id |
UTFPR-7_aee3c1461dd727f71844e43d5ca3102a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9587 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raivaInterdisciplinary Island of Rationality (IIR) around the picture Mad Dog by Thomas Lord Busby: a study on the rabiesEducação; Ensino-AprendizagemVacinação; Interdisciplinaridade; Raiva; Arte; CiênciasVaccination; Interdisciplinary; Rabie; Art; SciencesEsta pesquisa objetivou construir conhecimentos científicos referentes à raiva por meio da elaboração de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em torno da gravura Mad dog ou Cachorro raivoso (1826) de Thomas Lord Busby. A IIR foi desenvolvida durante o ano letivo de 2018 em uma escola do campo da rede pública do município de Castro - Paraná. Participaram da pesquisa 22 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho foi desenvolvido seguindo-se as oito etapas propostas por Fourez para a IIR, articuladas com os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Como resultados verificou-se que a IIR possibilitou a interdisciplinaridade entre Arte e Ciências, bem como aproximou os conteúdos escolares do contexto dos alunos, incluindo temas de relevância social no ambiente escolar. Além disto, contribuiu para a alfabetização científica dos alunos, desenvolvendo suas habilidades de linguagem oral, escrita, científica e artística.This research aimed at build scientific knowledge concerning rabies through the elaboration of an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) around the engraving Mad dog (1826) by Thomas Lord Busby. The IIR was developed during the academic year of 2018 at a school in the public network field of the Castro town - Paraná. From the elementary school, twenty-two students enrolled at 8th grade participated in the study. The work was developed following the eight steps proposed by Fourez for the IIR, articulated with the three pedagogical moments by Delizoicov. This is a qualitative research of an applied nature. As results, it was verified that the IIR made possible the interdisciplinarity between Art and Sciences, as well as approached the school contents of the context of the students, including subjects of social relevance in the school environment. In addition, it contributed to the students’ scientific literacy, developing their oral, written, scientific and artistic language skills.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Liz, Aafke Marjan de Jager deMachado, Camila JuraszeckSilveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/958710.3895/rbect.v12n1.9587Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9587/1238Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:03:56Zoai:periodicos.utfpr:article/9587Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:03:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) around the picture Mad Dog by Thomas Lord Busby: a study on the rabies |
title |
Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva |
spellingShingle |
Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva Liz, Aafke Marjan de Jager de Educação; Ensino-Aprendizagem Vacinação; Interdisciplinaridade; Raiva; Arte; Ciências Vaccination; Interdisciplinary; Rabie; Art; Sciences |
title_short |
Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva |
title_full |
Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva |
title_fullStr |
Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva |
title_full_unstemmed |
Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva |
title_sort |
Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva |
author |
Liz, Aafke Marjan de Jager de |
author_facet |
Liz, Aafke Marjan de Jager de Machado, Camila Juraszeck Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Camila Juraszeck Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liz, Aafke Marjan de Jager de Machado, Camila Juraszeck Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-Aprendizagem Vacinação; Interdisciplinaridade; Raiva; Arte; Ciências Vaccination; Interdisciplinary; Rabie; Art; Sciences |
topic |
Educação; Ensino-Aprendizagem Vacinação; Interdisciplinaridade; Raiva; Arte; Ciências Vaccination; Interdisciplinary; Rabie; Art; Sciences |
description |
Esta pesquisa objetivou construir conhecimentos científicos referentes à raiva por meio da elaboração de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em torno da gravura Mad dog ou Cachorro raivoso (1826) de Thomas Lord Busby. A IIR foi desenvolvida durante o ano letivo de 2018 em uma escola do campo da rede pública do município de Castro - Paraná. Participaram da pesquisa 22 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho foi desenvolvido seguindo-se as oito etapas propostas por Fourez para a IIR, articuladas com os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Como resultados verificou-se que a IIR possibilitou a interdisciplinaridade entre Arte e Ciências, bem como aproximou os conteúdos escolares do contexto dos alunos, incluindo temas de relevância social no ambiente escolar. Além disto, contribuiu para a alfabetização científica dos alunos, desenvolvendo suas habilidades de linguagem oral, escrita, científica e artística. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587 10.3895/rbect.v12n1.9587 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n1.9587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9587/1238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870550269952 |