Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liz, Aafke Marjan de Jager de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Camila Juraszeck, Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587
Resumo: Esta pesquisa objetivou construir conhecimentos científicos referentes à raiva por meio da elaboração de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em torno da gravura Mad dog ou Cachorro raivoso (1826) de Thomas Lord Busby. A IIR foi desenvolvida durante o ano letivo de 2018 em uma escola do campo da rede pública do município de Castro - Paraná. Participaram da pesquisa 22 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho foi desenvolvido seguindo-se as oito etapas propostas por Fourez para a IIR, articuladas com os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Como resultados verificou-se que a IIR possibilitou a interdisciplinaridade entre Arte e Ciências, bem como aproximou os conteúdos escolares do contexto dos alunos, incluindo temas de relevância social no ambiente escolar. Além disto, contribuiu para a alfabetização científica dos alunos, desenvolvendo suas habilidades de linguagem oral, escrita, científica e artística.
id UTFPR-7_aee3c1461dd727f71844e43d5ca3102a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9587
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raivaInterdisciplinary Island of Rationality (IIR) around the picture Mad Dog by Thomas Lord Busby: a study on the rabiesEducação; Ensino-AprendizagemVacinação; Interdisciplinaridade; Raiva; Arte; CiênciasVaccination; Interdisciplinary; Rabie; Art; SciencesEsta pesquisa objetivou construir conhecimentos científicos referentes à raiva por meio da elaboração de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em torno da gravura Mad dog ou Cachorro raivoso (1826) de Thomas Lord Busby. A IIR foi desenvolvida durante o ano letivo de 2018 em uma escola do campo da rede pública do município de Castro - Paraná. Participaram da pesquisa 22 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho foi desenvolvido seguindo-se as oito etapas propostas por Fourez para a IIR, articuladas com os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Como resultados verificou-se que a IIR possibilitou a interdisciplinaridade entre Arte e Ciências, bem como aproximou os conteúdos escolares do contexto dos alunos, incluindo temas de relevância social no ambiente escolar. Além disto, contribuiu para a alfabetização científica dos alunos, desenvolvendo suas habilidades de linguagem oral, escrita, científica e artística.This research aimed at build scientific knowledge concerning rabies through the elaboration of an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) around the engraving Mad dog (1826) by Thomas Lord Busby. The IIR was developed during the academic year of 2018 at a school in the public network field of the Castro town - Paraná. From the elementary school, twenty-two students enrolled at 8th grade participated in the study. The work was developed following the eight steps proposed by Fourez for the IIR, articulated with the three pedagogical moments by Delizoicov. This is a qualitative research of an applied nature. As results, it was verified that the IIR made possible the interdisciplinarity between Art and Sciences, as well as approached the school contents of the context of the students, including subjects of social relevance in the school environment. In addition, it contributed to the students’ scientific literacy, developing their oral, written, scientific and artistic language skills.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Liz, Aafke Marjan de Jager deMachado, Camila JuraszeckSilveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/958710.3895/rbect.v12n1.9587Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9587/1238Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:03:56Zoai:periodicos.utfpr:article/9587Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:03:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva
Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) around the picture Mad Dog by Thomas Lord Busby: a study on the rabies
title Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva
spellingShingle Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva
Liz, Aafke Marjan de Jager de
Educação; Ensino-Aprendizagem
Vacinação; Interdisciplinaridade; Raiva; Arte; Ciências
Vaccination; Interdisciplinary; Rabie; Art; Sciences
title_short Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva
title_full Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva
title_fullStr Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva
title_full_unstemmed Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva
title_sort Ilha interdisciplinar de racionalidade em torno da gravura “Mad dog” de Thomas Lord Busby: um estudo sobre a raiva
author Liz, Aafke Marjan de Jager de
author_facet Liz, Aafke Marjan de Jager de
Machado, Camila Juraszeck
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
author_role author
author2 Machado, Camila Juraszeck
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Liz, Aafke Marjan de Jager de
Machado, Camila Juraszeck
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Vacinação; Interdisciplinaridade; Raiva; Arte; Ciências
Vaccination; Interdisciplinary; Rabie; Art; Sciences
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Vacinação; Interdisciplinaridade; Raiva; Arte; Ciências
Vaccination; Interdisciplinary; Rabie; Art; Sciences
description Esta pesquisa objetivou construir conhecimentos científicos referentes à raiva por meio da elaboração de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) em torno da gravura Mad dog ou Cachorro raivoso (1826) de Thomas Lord Busby. A IIR foi desenvolvida durante o ano letivo de 2018 em uma escola do campo da rede pública do município de Castro - Paraná. Participaram da pesquisa 22 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho foi desenvolvido seguindo-se as oito etapas propostas por Fourez para a IIR, articuladas com os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Como resultados verificou-se que a IIR possibilitou a interdisciplinaridade entre Arte e Ciências, bem como aproximou os conteúdos escolares do contexto dos alunos, incluindo temas de relevância social no ambiente escolar. Além disto, contribuiu para a alfabetização científica dos alunos, desenvolvendo suas habilidades de linguagem oral, escrita, científica e artística.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587
10.3895/rbect.v12n1.9587
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n1.9587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9587/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9587/1238
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870550269952