Ensino de conceitos sobre geometria fractal para estudantes cegos: do estudo de caso à instrumentalização docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viginheski, Lucia Virginia Mamcasz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rutz da Silva, Sani de Carvalho, Shimazaki, Elsa Midori, Cassandre, Marcio Pascoal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14797
Resumo: A pesquisa de intervenção aqui relatada, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar as contribuições das adaptações materiais, táteis e descritivas, no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Fractal para estudantes com deficiência visual, a fim de possibilitar-lhes acesso ao conteúdo escolar sobre esse tema. Esses sujeitos necessitam de ferramentas adequadas que lhes permitam o acesso e a apropriação dos conhecimentos científicos matemáticos. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo prático, em um centro de atendimento educacional especializado na área da deficiência visual, em um município do Centro-Oeste do Paraná, com um grupo de cinco pessoas cegas e com baixa visão, já concluintes do Ensino Médio. A coleta de dados da intervenção pedagógica deu-se por meio de observações, registros em filmes e diário de campo, examinados por meio da análise da conversação. Os resultados indicaram lacunas na formação escolar dos estudantes em relação aos conceitos matemáticos necessários para a aprendizagem de Geometria Fractal. O estudo constatou que a utilização de materiais adaptados para o ensino de conceitos relacionados a esse conteúdo, como as imagens táteis contribuíram para a formação dos conceitos ensinados. Os resultados apontam a necessidade de promover formação para os professores de Matemática na área de Educação Inclusiva, com vistas à efetivação da inclusão e à apropriação dos conhecimentos científicos pelos estudantes com tal deficiência. Dessa forma, os resultados obtidos neste estudo corroboram com o desenvolvimento do projeto Rethinking Teacher Education: Foresting Inclusive Practices for Visually-Impaired Students in Mathematics Classes, fomentado pela Universidade de Columbia e Fundação Lemann.
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spelling Ensino de conceitos sobre geometria fractal para estudantes cegos: do estudo de caso à instrumentalização docenteTeaching concepts on fractal geometry to visually-impaired students: from case of study to teaching instrumentationEducação; Educação EspecialEnsino de Matemática; Deficiência visual; Adaptações táteis; Geometria FractalMathematics teaching; Visual impairment; Tactile adaptation; Fractal GeometryA pesquisa de intervenção aqui relatada, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar as contribuições das adaptações materiais, táteis e descritivas, no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Fractal para estudantes com deficiência visual, a fim de possibilitar-lhes acesso ao conteúdo escolar sobre esse tema. Esses sujeitos necessitam de ferramentas adequadas que lhes permitam o acesso e a apropriação dos conhecimentos científicos matemáticos. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo prático, em um centro de atendimento educacional especializado na área da deficiência visual, em um município do Centro-Oeste do Paraná, com um grupo de cinco pessoas cegas e com baixa visão, já concluintes do Ensino Médio. A coleta de dados da intervenção pedagógica deu-se por meio de observações, registros em filmes e diário de campo, examinados por meio da análise da conversação. Os resultados indicaram lacunas na formação escolar dos estudantes em relação aos conceitos matemáticos necessários para a aprendizagem de Geometria Fractal. O estudo constatou que a utilização de materiais adaptados para o ensino de conceitos relacionados a esse conteúdo, como as imagens táteis contribuíram para a formação dos conceitos ensinados. Os resultados apontam a necessidade de promover formação para os professores de Matemática na área de Educação Inclusiva, com vistas à efetivação da inclusão e à apropriação dos conhecimentos científicos pelos estudantes com tal deficiência. Dessa forma, os resultados obtidos neste estudo corroboram com o desenvolvimento do projeto Rethinking Teacher Education: Foresting Inclusive Practices for Visually-Impaired Students in Mathematics Classes, fomentado pela Universidade de Columbia e Fundação Lemann.The intervention research reported here, of an applied nature and a qualitative approach, aims to analyze the contributions of material, tactile and descriptive adaptations, on Fractal Geometry teaching and learning for students with visual impairment, in order to enable them access school content on this topic. These subjects need adequate tools that allow them to access and appropriate mathematical scientific knowledge. In this way, a practical study was developed, in an educational service center specialized in the area of visual impairment, in a municipality in the Midwest of Paraná state, with a group of five blind and visually-impaired people, already graduated from High School. The collection of data from the pedagogical intervention happened through observations, film records and a field diary, examined through conversation analysis. The results indicated gaps in the students' education in relation to the mathematical concepts necessary for Fractal Geometry learning. The study found that the use of adapted materials for teaching concepts related to this content, such as tactile images, contributed to the formation of the concepts taught. The results point to the need to promote training for Mathematics teachers in the area of Inclusive Education, with a view to effective inclusion and appropriation of scientific knowledge by students with such a disability. Thus, the results obtained in this study corroborate the development of the project Rethinking Teacher Education: Foresting Inclusive Practices for Visually-Impaired Students in Mathematics Classes, sponsored by Columbia University of CO and Lemann Founsation.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade de ColumbiaTeacher CollegeFundação LemanViginheski, Lucia Virginia MamcaszRutz da Silva, Sani de CarvalhoShimazaki, Elsa MidoriCassandre, Marcio Pascoal2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479710.3895/rbect.v15n1.14797Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Edição Especial “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Teachers College - Columbia University e Fundação Lemann1982-873X10.3895/rbect.v15n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14797/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14797/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14797/2430Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:36:02Zoai:periodicos.utfpr:article/14797Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-04-30T22:36:02Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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