Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologia
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3662 |
Resumo: | A rede é um conjunto de nós interligados por diversos links. Este padrão está presente em diversas situações como: na malha viária, no estabelecimento de novas relações sociais e na própria Internet. A Ciência das Redes pressupõe que todas as redes obedecem aos mesmos princípios de organização, visto que há sempre um “nó” com potencial de atrair conexões e se transformar em disseminador de tendências. Considerando a adoção dos softwares de rede social pelos jovens e a necessidade da escola ressignificar as formas de transpor conteúdo de modo que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, esse estudo analisou determinados padrões da Ciência de Redes em um grupo de discussão virtual, formados por alunos de uma escola pública, cujo tema era a manipulação do DNA. A pesquisa apresenta caráter misto (qualitativa-quantitativa), pois os dados foram colhidos por meio de interações diretas na rede social e entrevista com os alunos. Um dos resultados dessa análise foi a construção do indicador de participação individual (Indpi). Esta métrica ajuda na identificação de possíveis Hub no grupo. Concluímos que vários aspectos da Ciência de Redes estão presentes nos grupos de discussão virtual e que isso oferece uma nova dinâmica de ensino e construção coletiva do conhecimento entre alunos e professor. |
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Fundamentos da ciência das redes presentes nas redes sociais virtuais como instrumento de ensino de biologiaA rede é um conjunto de nós interligados por diversos links. Este padrão está presente em diversas situações como: na malha viária, no estabelecimento de novas relações sociais e na própria Internet. A Ciência das Redes pressupõe que todas as redes obedecem aos mesmos princípios de organização, visto que há sempre um “nó” com potencial de atrair conexões e se transformar em disseminador de tendências. Considerando a adoção dos softwares de rede social pelos jovens e a necessidade da escola ressignificar as formas de transpor conteúdo de modo que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, esse estudo analisou determinados padrões da Ciência de Redes em um grupo de discussão virtual, formados por alunos de uma escola pública, cujo tema era a manipulação do DNA. A pesquisa apresenta caráter misto (qualitativa-quantitativa), pois os dados foram colhidos por meio de interações diretas na rede social e entrevista com os alunos. Um dos resultados dessa análise foi a construção do indicador de participação individual (Indpi). Esta métrica ajuda na identificação de possíveis Hub no grupo. Concluímos que vários aspectos da Ciência de Redes estão presentes nos grupos de discussão virtual e que isso oferece uma nova dinâmica de ensino e construção coletiva do conhecimento entre alunos e professor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Draeger, Deysielle InêsYonezawa, Wilson MassashiroPegoraro, Rene2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/366210.3895/rbect.v9n3.3662Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3662/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/3662Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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