O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177 |
Resumo: | Este trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aula |
id |
UTFPR-7_c3d5dd842bbfa15a538af6c7793a7bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9177 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamentalThe text of scientific divulgation in a class on fermentation in the initial years of elementary schoolDivulgação científicalinguagem; leitura; ensino; texto de divulgação científicaLanguage; Reading; Teaching; Text of scientific divulgationEste trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aulaThis paper deals with the mediation of an article of scientific dissemination in a science class in the initial years of schooling and the limits and possibilities of the use of this instrument as a didactic strategy of the teacher for school literacy. For that, an episode was analyzed in which the children, after reading a text about fermentation comment on the ideas expressed in the article. The theoretical-methodological perspective of analysis is inspired by Bakhtin's theories about verbal interaction and microgenetic analysis. The analysis of this episode evidenced that the children while commenting the article construct multiple meanings in the attempt to comprehend the concept. It is in the space of discussion of the text that new understandings of reading emerge, hardly apprehensible except through mediation. The scientific divulgation article has limits, but it is in the polyphony of the text that the possibilities of working with these texts in the classroom are found.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES E Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Ouro PretoAlmeida, Sheila Alves2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/917710.3895/rbect.v13n1.9177Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:53Zoai:periodicos.utfpr:article/9177Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:53Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental The text of scientific divulgation in a class on fermentation in the initial years of elementary school |
title |
O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental Almeida, Sheila Alves Divulgação científica linguagem; leitura; ensino; texto de divulgação científica Language; Reading; Teaching; Text of scientific divulgation |
title_short |
O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Almeida, Sheila Alves |
author_facet |
Almeida, Sheila Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES E Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Sheila Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica linguagem; leitura; ensino; texto de divulgação científica Language; Reading; Teaching; Text of scientific divulgation |
topic |
Divulgação científica linguagem; leitura; ensino; texto de divulgação científica Language; Reading; Teaching; Text of scientific divulgation |
description |
Este trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aula |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177 10.3895/rbect.v13n1.9177 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n1.9177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869750206464 |