O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sheila Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177
Resumo: Este trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aula
id UTFPR-7_c3d5dd842bbfa15a538af6c7793a7bc1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9177
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamentalThe text of scientific divulgation in a class on fermentation in the initial years of elementary schoolDivulgação científicalinguagem; leitura; ensino; texto de divulgação científicaLanguage; Reading; Teaching; Text of scientific divulgationEste trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aulaThis paper deals with the mediation of an article of scientific dissemination in a science class in the initial years of schooling and the limits and possibilities of the use of this instrument as a didactic strategy of the teacher for school literacy. For that, an episode was analyzed in which the children, after reading a text about fermentation comment on the ideas expressed in the article. The theoretical-methodological perspective of analysis is inspired by Bakhtin's theories about verbal interaction and microgenetic analysis. The analysis of this episode evidenced that the children while commenting the article construct multiple meanings in the attempt to comprehend the concept. It is in the space of discussion of the text that new understandings of reading emerge, hardly apprehensible except through mediation. The scientific divulgation article has limits, but it is in the polyphony of the text that the possibilities of working with these texts in the classroom are found.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES E Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Ouro PretoAlmeida, Sheila Alves2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/917710.3895/rbect.v13n1.9177Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:53Zoai:periodicos.utfpr:article/9177Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:53Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental
The text of scientific divulgation in a class on fermentation in the initial years of elementary school
title O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental
Almeida, Sheila Alves
Divulgação científica
linguagem; leitura; ensino; texto de divulgação científica
Language; Reading; Teaching; Text of scientific divulgation
title_short O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental
author Almeida, Sheila Alves
author_facet Almeida, Sheila Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES E Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto

dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sheila Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
linguagem; leitura; ensino; texto de divulgação científica
Language; Reading; Teaching; Text of scientific divulgation
topic Divulgação científica
linguagem; leitura; ensino; texto de divulgação científica
Language; Reading; Teaching; Text of scientific divulgation
description Este trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aula
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177
10.3895/rbect.v13n1.9177
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n1.9177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9177/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869750206464