Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairral, Marcelo Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Assis, Alexandre Rodrigues de, Silva, Bárbara C. C. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754
Resumo: Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria.  Apresentaremos um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o Geometric Constructer (GC) e o Sketchometry, realizados no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, focado na descrição e natureza desses dispositivos. Verificamos que os aplicativos (APPs) são de dois tipos: softwares e jogos. Escolhemos trabalhar com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serve de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas.
id UTFPR-7_c7101d6dc17197bfe4ec19d89750527b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1754
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreenOs recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria.  Apresentaremos um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o Geometric Constructer (GC) e o Sketchometry, realizados no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, focado na descrição e natureza desses dispositivos. Verificamos que os aplicativos (APPs) são de dois tipos: softwares e jogos. Escolhemos trabalhar com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serve de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesBairral, Marcelo AlmeidaAssis, Alexandre Rodrigues deSilva, Bárbara C. C. da2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/175410.3895/rbect.v8n4.1754Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n4reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754/2519https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1754/204Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-19T10:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/1754Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-01-19T10:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
title Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
spellingShingle Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
Bairral, Marcelo Almeida
title_short Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
title_full Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
title_fullStr Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
title_full_unstemmed Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
title_sort Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
author Bairral, Marcelo Almeida
author_facet Bairral, Marcelo Almeida
Assis, Alexandre Rodrigues de
Silva, Bárbara C. C. da
author_role author
author2 Assis, Alexandre Rodrigues de
Silva, Bárbara C. C. da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairral, Marcelo Almeida
Assis, Alexandre Rodrigues de
Silva, Bárbara C. C. da
description Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria.  Apresentaremos um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o Geometric Constructer (GC) e o Sketchometry, realizados no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, focado na descrição e natureza desses dispositivos. Verificamos que os aplicativos (APPs) são de dois tipos: softwares e jogos. Escolhemos trabalhar com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serve de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754
10.3895/rbect.v8n4.1754
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n4.1754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754/2519
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1754/204
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n4
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871801221120