Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
DOI: | 10.3895/rbect.v8n4.1754 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754 |
Resumo: | Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria. Apresentaremos um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o Geometric Constructer (GC) e o Sketchometry, realizados no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, focado na descrição e natureza desses dispositivos. Verificamos que os aplicativos (APPs) são de dois tipos: softwares e jogos. Escolhemos trabalhar com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serve de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas. |
id |
UTFPR-7_c7101d6dc17197bfe4ec19d89750527b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1754 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
spelling |
Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreenOs recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria. Apresentaremos um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o Geometric Constructer (GC) e o Sketchometry, realizados no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, focado na descrição e natureza desses dispositivos. Verificamos que os aplicativos (APPs) são de dois tipos: softwares e jogos. Escolhemos trabalhar com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serve de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesBairral, Marcelo AlmeidaAssis, Alexandre Rodrigues deSilva, Bárbara C. C. da2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/175410.3895/rbect.v8n4.1754Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n4reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754/2519https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1754/204Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-19T10:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/1754Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-01-19T10:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen |
title |
Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen |
spellingShingle |
Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen Bairral, Marcelo Almeida Bairral, Marcelo Almeida |
title_short |
Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen |
title_full |
Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen |
title_fullStr |
Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen |
title_full_unstemmed |
Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen |
title_sort |
Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen |
author |
Bairral, Marcelo Almeida |
author_facet |
Bairral, Marcelo Almeida Bairral, Marcelo Almeida Assis, Alexandre Rodrigues de Silva, Bárbara C. C. da Assis, Alexandre Rodrigues de Silva, Bárbara C. C. da |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Alexandre Rodrigues de Silva, Bárbara C. C. da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bairral, Marcelo Almeida Assis, Alexandre Rodrigues de Silva, Bárbara C. C. da |
description |
Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria. Apresentaremos um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o Geometric Constructer (GC) e o Sketchometry, realizados no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, focado na descrição e natureza desses dispositivos. Verificamos que os aplicativos (APPs) são de dois tipos: softwares e jogos. Escolhemos trabalhar com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serve de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754 10.3895/rbect.v8n4.1754 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n4.1754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754/2519 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1754/204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1822183210768924672 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.3895/rbect.v8n4.1754 |