Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um objeto de aprendizagem de geografia, na aplicação com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi construído um objeto de aprendizagem com o título Regiões do Brasil, o qual foi aplicado em 25 alunos do 5° ano do ensino fundamental. Foi realizada uma avaliação inicial, com o intuito de analisar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado e, de acordo com os resultados, os alunos foram separados em dois grupos homogêneos, grupo-controle e experimental. Foi feita a aplicação do objeto no laboratório de informática para o grupo experimental, enquanto o grupo-controle efetuava atividades sobre o assunto com o professor em sala de aula. Após a intervenção, os grupos realizaram avaliação final. Os resultados mostraram uma diferença de apenas quatro por cento entre os grupos. Pode-se concluir a eficácia do recurso criado e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UTFPR-7_cc325eb2ce512d69d96ddce26b831d6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4603 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamentalStudy on effectiveness of the implementation of a learning object with elementary school studentsEducação; Tecnologia Educacional; objeto de aprendizagemObjeto de aprendizagem; Geografia; Regiões do Brasil; Ensino.Learning Object; Geography; TeachingEste estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um objeto de aprendizagem de geografia, na aplicação com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi construído um objeto de aprendizagem com o título Regiões do Brasil, o qual foi aplicado em 25 alunos do 5° ano do ensino fundamental. Foi realizada uma avaliação inicial, com o intuito de analisar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado e, de acordo com os resultados, os alunos foram separados em dois grupos homogêneos, grupo-controle e experimental. Foi feita a aplicação do objeto no laboratório de informática para o grupo experimental, enquanto o grupo-controle efetuava atividades sobre o assunto com o professor em sala de aula. Após a intervenção, os grupos realizaram avaliação final. Os resultados mostraram uma diferença de apenas quatro por cento entre os grupos. Pode-se concluir a eficácia do recurso criado e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.This study aimed to verify the effectiveness of a geography learning object in the application with elementary students. For this, we constructed a learning object with the title Regions of Brazil and applied to 25 students of the 5th year of elementary school. An initial assessment in order to analyze the students' knowledge of the topic and according to the results was carried out, students were divided into two homogeneous groups, control and experimental group. the application object in the computer lab for the experimental group was carried out while the control group performed activities on the subject with the teacher in the classroom. After the intervention groups underwent final evaluation. The results showed a difference of only four percent between the groups. The effectiveness of the resource created and its importance in the teaching-learning process can be concluded.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Dariel deBueno, Clerison José de SouzaPedro, Ketilin MayraSilva, Elvio Gilberto da2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/460310.3895/rbect.v11n1.4603Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:45:31Zoai:periodicos.utfpr:article/4603Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:45:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental Study on effectiveness of the implementation of a learning object with elementary school students |
title |
Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental Carvalho, Dariel de Educação; Tecnologia Educacional; objeto de aprendizagem Objeto de aprendizagem; Geografia; Regiões do Brasil; Ensino. Learning Object; Geography; Teaching |
title_short |
Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental |
title_full |
Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental |
author |
Carvalho, Dariel de |
author_facet |
Carvalho, Dariel de Bueno, Clerison José de Souza Pedro, Ketilin Mayra Silva, Elvio Gilberto da |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Clerison José de Souza Pedro, Ketilin Mayra Silva, Elvio Gilberto da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Dariel de Bueno, Clerison José de Souza Pedro, Ketilin Mayra Silva, Elvio Gilberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tecnologia Educacional; objeto de aprendizagem Objeto de aprendizagem; Geografia; Regiões do Brasil; Ensino. Learning Object; Geography; Teaching |
topic |
Educação; Tecnologia Educacional; objeto de aprendizagem Objeto de aprendizagem; Geografia; Regiões do Brasil; Ensino. Learning Object; Geography; Teaching |
description |
Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um objeto de aprendizagem de geografia, na aplicação com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi construído um objeto de aprendizagem com o título Regiões do Brasil, o qual foi aplicado em 25 alunos do 5° ano do ensino fundamental. Foi realizada uma avaliação inicial, com o intuito de analisar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado e, de acordo com os resultados, os alunos foram separados em dois grupos homogêneos, grupo-controle e experimental. Foi feita a aplicação do objeto no laboratório de informática para o grupo experimental, enquanto o grupo-controle efetuava atividades sobre o assunto com o professor em sala de aula. Após a intervenção, os grupos realizaram avaliação final. Os resultados mostraram uma diferença de apenas quatro por cento entre os grupos. Pode-se concluir a eficácia do recurso criado e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603 10.3895/rbect.v11n1.4603 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n1.4603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870608990208 |