Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dariel de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bueno, Clerison José de Souza, Pedro, Ketilin Mayra, Silva, Elvio Gilberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um objeto de aprendizagem de geografia, na aplicação com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi construído um objeto de aprendizagem com o título Regiões do Brasil, o qual foi aplicado em 25 alunos do 5° ano do ensino fundamental. Foi realizada uma avaliação inicial, com o intuito de analisar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado e, de acordo com os resultados, os alunos foram separados em dois grupos homogêneos, grupo-controle e experimental. Foi feita a aplicação do objeto no laboratório de informática para o grupo experimental, enquanto o grupo-controle efetuava atividades sobre o assunto com o professor em sala de aula. Após a intervenção, os grupos realizaram avaliação final. Os resultados mostraram uma diferença de apenas quatro por cento entre os grupos. Pode-se concluir a eficácia do recurso criado e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.
id UTFPR-7_cc325eb2ce512d69d96ddce26b831d6a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4603
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamentalStudy on effectiveness of the implementation of a learning object with elementary school studentsEducação; Tecnologia Educacional; objeto de aprendizagemObjeto de aprendizagem; Geografia; Regiões do Brasil; Ensino.Learning Object; Geography; TeachingEste estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um objeto de aprendizagem de geografia, na aplicação com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi construído um objeto de aprendizagem com o título Regiões do Brasil, o qual foi aplicado em 25 alunos do 5° ano do ensino fundamental. Foi realizada uma avaliação inicial, com o intuito de analisar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado e, de acordo com os resultados, os alunos foram separados em dois grupos homogêneos, grupo-controle e experimental. Foi feita a aplicação do objeto no laboratório de informática para o grupo experimental, enquanto o grupo-controle efetuava atividades sobre o assunto com o professor em sala de aula. Após a intervenção, os grupos realizaram avaliação final. Os resultados mostraram uma diferença de apenas quatro por cento entre os grupos. Pode-se concluir a eficácia do recurso criado e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.This study aimed to verify the effectiveness of a geography learning object in the application with elementary students. For this, we constructed a learning object with the title Regions of Brazil and applied to 25 students of the 5th year of elementary school. An initial assessment in order to analyze the students' knowledge of the topic and according to the results was carried out, students were divided into two homogeneous groups, control and experimental group. the application object in the computer lab for the experimental group was carried out while the control group performed activities on the subject with the teacher in the classroom. After the intervention groups underwent final evaluation. The results showed a difference of only four percent between the groups. The effectiveness of the resource created and its importance in the teaching-learning process can be concluded.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Dariel deBueno, Clerison José de SouzaPedro, Ketilin MayraSilva, Elvio Gilberto da2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/460310.3895/rbect.v11n1.4603Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:45:31Zoai:periodicos.utfpr:article/4603Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:45:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental
Study on effectiveness of the implementation of a learning object with elementary school students
title Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental
spellingShingle Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental
Carvalho, Dariel de
Educação; Tecnologia Educacional; objeto de aprendizagem
Objeto de aprendizagem; Geografia; Regiões do Brasil; Ensino.
Learning Object; Geography; Teaching
title_short Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental
title_full Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental
title_fullStr Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental
title_sort Estudo sobre eficácia da aplicação de um objeto de aprendizagem com alunos do ensino fundamental
author Carvalho, Dariel de
author_facet Carvalho, Dariel de
Bueno, Clerison José de Souza
Pedro, Ketilin Mayra
Silva, Elvio Gilberto da
author_role author
author2 Bueno, Clerison José de Souza
Pedro, Ketilin Mayra
Silva, Elvio Gilberto da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Dariel de
Bueno, Clerison José de Souza
Pedro, Ketilin Mayra
Silva, Elvio Gilberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tecnologia Educacional; objeto de aprendizagem
Objeto de aprendizagem; Geografia; Regiões do Brasil; Ensino.
Learning Object; Geography; Teaching
topic Educação; Tecnologia Educacional; objeto de aprendizagem
Objeto de aprendizagem; Geografia; Regiões do Brasil; Ensino.
Learning Object; Geography; Teaching
description Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um objeto de aprendizagem de geografia, na aplicação com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi construído um objeto de aprendizagem com o título Regiões do Brasil, o qual foi aplicado em 25 alunos do 5° ano do ensino fundamental. Foi realizada uma avaliação inicial, com o intuito de analisar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado e, de acordo com os resultados, os alunos foram separados em dois grupos homogêneos, grupo-controle e experimental. Foi feita a aplicação do objeto no laboratório de informática para o grupo experimental, enquanto o grupo-controle efetuava atividades sobre o assunto com o professor em sala de aula. Após a intervenção, os grupos realizaram avaliação final. Os resultados mostraram uma diferença de apenas quatro por cento entre os grupos. Pode-se concluir a eficácia do recurso criado e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603
10.3895/rbect.v11n1.4603
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n1.4603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4603/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870608990208