Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates Júnior, Mauro de Souza Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Simões Neto, Jose Euzebio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizonte. Elaboramos duas situações-problema, com contextos relacionados aos modelos atômicos. Durante a intervenção didática, ministramos aulas sobre o tema como Sistema de Recursos para a resolução das situações-problema. A obtenção dos dados foi feita por observação durante as intervenções, questionários a priori e a posteriori e as soluções apresentadas às situações-problema pelos grupos de alunos. A resolução das situações-problema pelos estudantes contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos, pois 35% das respostas foram consideradas satisfatórias, um bom índice para o contexto desta pesquisa.
id UTFPR-7_ccd7a0224df541d027f75df2e7c8e3ae
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2725
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos AtômicosO presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizonte. Elaboramos duas situações-problema, com contextos relacionados aos modelos atômicos. Durante a intervenção didática, ministramos aulas sobre o tema como Sistema de Recursos para a resolução das situações-problema. A obtenção dos dados foi feita por observação durante as intervenções, questionários a priori e a posteriori e as soluções apresentadas às situações-problema pelos grupos de alunos. A resolução das situações-problema pelos estudantes contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos, pois 35% das respostas foram consideradas satisfatórias, um bom índice para o contexto desta pesquisa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Prates Júnior, Mauro de Souza LimaSimões Neto, Jose Euzebio2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/272510.3895/rbect.v8n3.2725Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725/2185Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-18T13:42:18Zoai:periodicos.utfpr:article/2725Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-11-18T13:42:18Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
spellingShingle Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
Prates Júnior, Mauro de Souza Lima
title_short Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title_full Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title_fullStr Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title_full_unstemmed Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title_sort Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
author Prates Júnior, Mauro de Souza Lima
author_facet Prates Júnior, Mauro de Souza Lima
Simões Neto, Jose Euzebio
author_role author
author2 Simões Neto, Jose Euzebio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates Júnior, Mauro de Souza Lima
Simões Neto, Jose Euzebio
description O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizonte. Elaboramos duas situações-problema, com contextos relacionados aos modelos atômicos. Durante a intervenção didática, ministramos aulas sobre o tema como Sistema de Recursos para a resolução das situações-problema. A obtenção dos dados foi feita por observação durante as intervenções, questionários a priori e a posteriori e as soluções apresentadas às situações-problema pelos grupos de alunos. A resolução das situações-problema pelos estudantes contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos, pois 35% das respostas foram consideradas satisfatórias, um bom índice para o contexto desta pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725
10.3895/rbect.v8n3.2725
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n3.2725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725/2185
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871428976640