Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jaqueline Nunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Taffarel, Monica, da Silva, Juciley Benedita, Araújo, Vanessa Suligo, Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336
Resumo: Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de dados da GeoCAPES, filtrando os dados que se referem a distribuição dos programas e de discentes de pós-graduação no período de 2015 com área de avaliação em Ensino. Os dados foram analisados quantitativamente pela análise de agrupamento e correlação de Spearman. Os resultados apresentam uma distribuição dos programas quanto as regiões, sendo que a região Sudeste e Sul estão agrupadas e concentram o maior número de programas. Quanto a relação entre a quantidade de programas e de discentes matriculados e titulados verificamos que existe relação entre eles, e esse fator pode se justificar pelo fato da maior quantidade de doutores estarem concentrados nos grandes centros.
id UTFPR-7_cef107fa5a36fcc3a9ae6325c07bc4e5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5336
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensuProbabilidade e Estatística; EstatísticaPós-Graduação; Ensino; Abordagem Quantitativa.Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de dados da GeoCAPES, filtrando os dados que se referem a distribuição dos programas e de discentes de pós-graduação no período de 2015 com área de avaliação em Ensino. Os dados foram analisados quantitativamente pela análise de agrupamento e correlação de Spearman. Os resultados apresentam uma distribuição dos programas quanto as regiões, sendo que a região Sudeste e Sul estão agrupadas e concentram o maior número de programas. Quanto a relação entre a quantidade de programas e de discentes matriculados e titulados verificamos que existe relação entre eles, e esse fator pode se justificar pelo fato da maior quantidade de doutores estarem concentrados nos grandes centros.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Jaqueline NunesTaffarel, Monicada Silva, Juciley BeneditaAraújo, Vanessa SuligoGalvanin, Edinéia Aparecida dos Santos2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/533610.3895/rbect.v10n3.5336Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5336Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
spellingShingle Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
Carvalho, Jaqueline Nunes
Probabilidade e Estatística; Estatística
Pós-Graduação; Ensino; Abordagem Quantitativa.
title_short Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title_full Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title_fullStr Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title_full_unstemmed Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
title_sort Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu
author Carvalho, Jaqueline Nunes
author_facet Carvalho, Jaqueline Nunes
Taffarel, Monica
da Silva, Juciley Benedita
Araújo, Vanessa Suligo
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
author_role author
author2 Taffarel, Monica
da Silva, Juciley Benedita
Araújo, Vanessa Suligo
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Jaqueline Nunes
Taffarel, Monica
da Silva, Juciley Benedita
Araújo, Vanessa Suligo
Galvanin, Edinéia Aparecida dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade e Estatística; Estatística
Pós-Graduação; Ensino; Abordagem Quantitativa.
topic Probabilidade e Estatística; Estatística
Pós-Graduação; Ensino; Abordagem Quantitativa.
description Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de dados da GeoCAPES, filtrando os dados que se referem a distribuição dos programas e de discentes de pós-graduação no período de 2015 com área de avaliação em Ensino. Os dados foram analisados quantitativamente pela análise de agrupamento e correlação de Spearman. Os resultados apresentam uma distribuição dos programas quanto as regiões, sendo que a região Sudeste e Sul estão agrupadas e concentram o maior número de programas. Quanto a relação entre a quantidade de programas e de discentes matriculados e titulados verificamos que existe relação entre eles, e esse fator pode se justificar pelo fato da maior quantidade de doutores estarem concentrados nos grandes centros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336
10.3895/rbect.v10n3.5336
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n3.5336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5336/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871369207808