Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aravena-Reyes, José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros. 
id UTFPR-7_cf40343965361848daa125ba5f7b0f5c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2950
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e MétisEste artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Aravena-Reyes, José2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/295010.3895/rbect.v9n3.2950Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/2950Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
spellingShingle Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
Aravena-Reyes, José
title_short Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title_full Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title_fullStr Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title_full_unstemmed Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title_sort Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
author Aravena-Reyes, José
author_facet Aravena-Reyes, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Aravena-Reyes, José
description Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950
10.3895/rbect.v9n3.2950
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n3.2950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871359770624