Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros. |
id |
UTFPR-7_cf40343965361848daa125ba5f7b0f5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2950 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e MétisEste artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Aravena-Reyes, José2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/295010.3895/rbect.v9n3.2950Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/2950Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
spellingShingle |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis Aravena-Reyes, José |
title_short |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title_full |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title_fullStr |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title_full_unstemmed |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title_sort |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
author |
Aravena-Reyes, José |
author_facet |
Aravena-Reyes, José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aravena-Reyes, José |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950 10.3895/rbect.v9n3.2950 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n3.2950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871359770624 |