Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bini, Elena Mariele
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: de Resende, Luis Mauricio Martins, Silveira, Rosemari M. C. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/461
Resumo: O atual modelo de sociedade exige a formação de cidadãos plenos, críticos e conscientes de suas responsabilidades, atuantes no mundo do trabalho com iniciativa, demonstrando atitudes criativas e preparados para propor soluções para resolução dos mais diferentes problemas. Tendo em vista a necessidade da formação de jovens empreendedores para o mundo do trabalho, é necessário possibilitar no espaço escolar, momentos para o estímulo ao reconhecimento de características empreendedoras necessárias para atuação profissional. O artigo aqui apresentado faz referência a proposta metodológica (Info@Empreendedor), elaborada para aplicação no curso Técnico em Informática, modalidade integrado, sendo suas atividades destinadas a quarta série do referido curso. Um projeto piloto foi realizado durante o primeiro semestre de 2008, seus resultados demonstram que tal proposta metodológica pode estimular características empreendedoras nos alunos e também contribuir com a sociedade em relação a desmistificação de conceitos relacionados a tecnologia da informação e empresas de pequeno porte.
id UTFPR-7_d117364b85e7d900115830ecf14c98c7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/461
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionaisO atual modelo de sociedade exige a formação de cidadãos plenos, críticos e conscientes de suas responsabilidades, atuantes no mundo do trabalho com iniciativa, demonstrando atitudes criativas e preparados para propor soluções para resolução dos mais diferentes problemas. Tendo em vista a necessidade da formação de jovens empreendedores para o mundo do trabalho, é necessário possibilitar no espaço escolar, momentos para o estímulo ao reconhecimento de características empreendedoras necessárias para atuação profissional. O artigo aqui apresentado faz referência a proposta metodológica (Info@Empreendedor), elaborada para aplicação no curso Técnico em Informática, modalidade integrado, sendo suas atividades destinadas a quarta série do referido curso. Um projeto piloto foi realizado durante o primeiro semestre de 2008, seus resultados demonstram que tal proposta metodológica pode estimular características empreendedoras nos alunos e também contribuir com a sociedade em relação a desmistificação de conceitos relacionados a tecnologia da informação e empresas de pequeno porte.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bini, Elena Marielede Resende, Luis Mauricio MartinsSilveira, Rosemari M. C. F.2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/46110.3895/S1982-873X2009000200008Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/461/342Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/461Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionais
title Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionais
spellingShingle Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionais
Bini, Elena Mariele
title_short Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionais
title_full Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionais
title_fullStr Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionais
title_full_unstemmed Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionais
title_sort Constante evolução da Tecnologia da Informação exige novo perfil dos jovens profissionais
author Bini, Elena Mariele
author_facet Bini, Elena Mariele
de Resende, Luis Mauricio Martins
Silveira, Rosemari M. C. F.
author_role author
author2 de Resende, Luis Mauricio Martins
Silveira, Rosemari M. C. F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bini, Elena Mariele
de Resende, Luis Mauricio Martins
Silveira, Rosemari M. C. F.
description O atual modelo de sociedade exige a formação de cidadãos plenos, críticos e conscientes de suas responsabilidades, atuantes no mundo do trabalho com iniciativa, demonstrando atitudes criativas e preparados para propor soluções para resolução dos mais diferentes problemas. Tendo em vista a necessidade da formação de jovens empreendedores para o mundo do trabalho, é necessário possibilitar no espaço escolar, momentos para o estímulo ao reconhecimento de características empreendedoras necessárias para atuação profissional. O artigo aqui apresentado faz referência a proposta metodológica (Info@Empreendedor), elaborada para aplicação no curso Técnico em Informática, modalidade integrado, sendo suas atividades destinadas a quarta série do referido curso. Um projeto piloto foi realizado durante o primeiro semestre de 2008, seus resultados demonstram que tal proposta metodológica pode estimular características empreendedoras nos alunos e também contribuir com a sociedade em relação a desmistificação de conceitos relacionados a tecnologia da informação e empresas de pequeno porte.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/461
10.3895/S1982-873X2009000200008
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/461
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/461/342
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870121402368