A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134 |
Resumo: | Neste artigo, buscamos responder os seguintes questionamentos: De que forma o docente responsável por uma disciplina de História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências se apropria das orientações fornecidas pelo seu plano de ensino? Sua formação acadêmica influencia nesse processo? Os resultados de pesquisas estão presentes no plano de ensino? E na fala do professor? Nossa amostra contempla um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Para tanto, analisamos o plano de ensino da disciplina e a entrevista realizada com o professor responsável por ela. Os resultados evidenciaram certa divergência entre as orientações do documento e a prática do docente. Dessa forma, os resultados sugerem a necessidade de repensarmos a articulação entre os documentos que organizam os cursos e a prática dos professores que irão efetuá-los. |
id |
UTFPR-7_d328f01135beabb93cb05776d4efa1f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8134 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em químicaThe relationship between the teaching plan and the teaching practice in a specific discipline of history and philosophy of science from a chemistry degree course7.08.00.00-6 EducaçãoHistória e Filosofia da Ciência; Plano de Ensino; Formação de ProfessoresHistory and philosophy of science; Teaching plan; Teacher formationNeste artigo, buscamos responder os seguintes questionamentos: De que forma o docente responsável por uma disciplina de História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências se apropria das orientações fornecidas pelo seu plano de ensino? Sua formação acadêmica influencia nesse processo? Os resultados de pesquisas estão presentes no plano de ensino? E na fala do professor? Nossa amostra contempla um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Para tanto, analisamos o plano de ensino da disciplina e a entrevista realizada com o professor responsável por ela. Os resultados evidenciaram certa divergência entre as orientações do documento e a prática do docente. Dessa forma, os resultados sugerem a necessidade de repensarmos a articulação entre os documentos que organizam os cursos e a prática dos professores que irão efetuá-los.In this article, we seek to answer the following questions: How does the professor responsible for a discipline of History and Philosophy of Science and Science Teaching appropriate the guidelines provided by his teaching plan, which is made available by the university? Does his academic formation influence this process? Are the research results present in the teaching plan? And in the professor's speech? Our sample includes a course of teacher education programs courses in Chemistry of a public university in the State of São Paulo. We analyze the teaching plan of the discipline and the interview conducted with the professor responsible for it. The results showed a certain divergence between the orientations of the document and the practice of the teacher. Therefore, the results suggest the need to rethink the articulation between the documents that organize the courses and the practice of the professors who will perform them.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Guarnieri, Patricia VecchioGatti, Sandra Teodoro2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/813410.3895/rbect.v12n2.8134Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:44Zoai:periodicos.utfpr:article/8134Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:44Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química The relationship between the teaching plan and the teaching practice in a specific discipline of history and philosophy of science from a chemistry degree course |
title |
A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química |
spellingShingle |
A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química Guarnieri, Patricia Vecchio 7.08.00.00-6 Educação História e Filosofia da Ciência; Plano de Ensino; Formação de Professores History and philosophy of science; Teaching plan; Teacher formation |
title_short |
A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química |
title_full |
A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química |
title_fullStr |
A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química |
title_full_unstemmed |
A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química |
title_sort |
A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química |
author |
Guarnieri, Patricia Vecchio |
author_facet |
Guarnieri, Patricia Vecchio Gatti, Sandra Teodoro |
author_role |
author |
author2 |
Gatti, Sandra Teodoro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guarnieri, Patricia Vecchio Gatti, Sandra Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação História e Filosofia da Ciência; Plano de Ensino; Formação de Professores History and philosophy of science; Teaching plan; Teacher formation |
topic |
7.08.00.00-6 Educação História e Filosofia da Ciência; Plano de Ensino; Formação de Professores History and philosophy of science; Teaching plan; Teacher formation |
description |
Neste artigo, buscamos responder os seguintes questionamentos: De que forma o docente responsável por uma disciplina de História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências se apropria das orientações fornecidas pelo seu plano de ensino? Sua formação acadêmica influencia nesse processo? Os resultados de pesquisas estão presentes no plano de ensino? E na fala do professor? Nossa amostra contempla um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Para tanto, analisamos o plano de ensino da disciplina e a entrevista realizada com o professor responsável por ela. Os resultados evidenciaram certa divergência entre as orientações do documento e a prática do docente. Dessa forma, os resultados sugerem a necessidade de repensarmos a articulação entre os documentos que organizam os cursos e a prática dos professores que irão efetuá-los. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134 10.3895/rbect.v12n2.8134 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n2.8134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701813510897664 |