A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarnieri, Patricia Vecchio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gatti, Sandra Teodoro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134
Resumo: Neste artigo, buscamos responder os seguintes questionamentos: De que forma o docente responsável por uma disciplina de História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências se apropria das orientações fornecidas pelo seu plano de ensino? Sua formação acadêmica influencia nesse processo? Os resultados de pesquisas estão presentes no plano de ensino? E na fala do professor? Nossa amostra contempla um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Para tanto, analisamos o plano de ensino da disciplina e a entrevista realizada com o professor responsável por ela. Os resultados evidenciaram certa divergência entre as orientações do documento e a prática do docente. Dessa forma, os resultados sugerem a necessidade de repensarmos a articulação entre os documentos que organizam os cursos e a prática dos professores que irão efetuá-los.
id UTFPR-7_d328f01135beabb93cb05776d4efa1f4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8134
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em químicaThe relationship between the teaching plan and the teaching practice in a specific discipline of history and philosophy of science from a chemistry degree course7.08.00.00-6 EducaçãoHistória e Filosofia da Ciência; Plano de Ensino; Formação de ProfessoresHistory and philosophy of science; Teaching plan; Teacher formationNeste artigo, buscamos responder os seguintes questionamentos: De que forma o docente responsável por uma disciplina de História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências se apropria das orientações fornecidas pelo seu plano de ensino? Sua formação acadêmica influencia nesse processo? Os resultados de pesquisas estão presentes no plano de ensino? E na fala do professor? Nossa amostra contempla um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Para tanto, analisamos o plano de ensino da disciplina e a entrevista realizada com o professor responsável por ela. Os resultados evidenciaram certa divergência entre as orientações do documento e a prática do docente. Dessa forma, os resultados sugerem a necessidade de repensarmos a articulação entre os documentos que organizam os cursos e a prática dos professores que irão efetuá-los.In this article, we seek to answer the following questions: How does the professor responsible for a discipline of History and Philosophy of Science and Science Teaching appropriate the guidelines provided by his teaching plan, which is made available by the university? Does his academic formation influence this process? Are the research results present in the teaching plan? And in the professor's speech? Our sample includes a course of teacher education programs courses in Chemistry of a public university in the State of São Paulo. We analyze the teaching plan of the discipline and the interview conducted with the professor responsible for it. The results showed a certain divergence between the orientations of the document and the practice of the teacher. Therefore, the results suggest the need to rethink the articulation between the documents that organize the courses and the practice of the professors who will perform them.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Guarnieri, Patricia VecchioGatti, Sandra Teodoro2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/813410.3895/rbect.v12n2.8134Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:44Zoai:periodicos.utfpr:article/8134Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:44Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química
The relationship between the teaching plan and the teaching practice in a specific discipline of history and philosophy of science from a chemistry degree course
title A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química
spellingShingle A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química
Guarnieri, Patricia Vecchio
7.08.00.00-6 Educação
História e Filosofia da Ciência; Plano de Ensino; Formação de Professores
History and philosophy of science; Teaching plan; Teacher formation
title_short A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química
title_full A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química
title_fullStr A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química
title_full_unstemmed A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química
title_sort A relação entre o plano de ensino e a prática docente em uma disciplina específica de história e filosofia da ciência em um curso de licenciatura em química
author Guarnieri, Patricia Vecchio
author_facet Guarnieri, Patricia Vecchio
Gatti, Sandra Teodoro
author_role author
author2 Gatti, Sandra Teodoro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Guarnieri, Patricia Vecchio
Gatti, Sandra Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação
História e Filosofia da Ciência; Plano de Ensino; Formação de Professores
History and philosophy of science; Teaching plan; Teacher formation
topic 7.08.00.00-6 Educação
História e Filosofia da Ciência; Plano de Ensino; Formação de Professores
History and philosophy of science; Teaching plan; Teacher formation
description Neste artigo, buscamos responder os seguintes questionamentos: De que forma o docente responsável por uma disciplina de História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências se apropria das orientações fornecidas pelo seu plano de ensino? Sua formação acadêmica influencia nesse processo? Os resultados de pesquisas estão presentes no plano de ensino? E na fala do professor? Nossa amostra contempla um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Para tanto, analisamos o plano de ensino da disciplina e a entrevista realizada com o professor responsável por ela. Os resultados evidenciaram certa divergência entre as orientações do documento e a prática do docente. Dessa forma, os resultados sugerem a necessidade de repensarmos a articulação entre os documentos que organizam os cursos e a prática dos professores que irão efetuá-los.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134
10.3895/rbect.v12n2.8134
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n2.8134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8134/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701813510897664