A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pauletti, Fabiana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rosa, Marcelo Prado Amaral, Catelli, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366
Resumo: Este trabalho é decorrente de um estudo bibliográfico e visa contextualizar a importância do ensino de Química explorar todos os níveis de representação do conhecimento químico: macroscópico, microscópico e simbólico. A Química é uma ciência abstrata e para expressar conceitos apropria-se de inúmeras formas de representação, mediante os níveis de representação supracitados. A questão que guia nosso trabalho é: quais estratégias podem contribuir para coexistir os três níveis de representação no ensino de Química? Apresentamos duas estratégias de ensino que abrigam esses níveis de representação, tendo em vista a importância de o ensino abordar fenômenos químicos de forma concomitante entre os níveis de representação. As estratégias selecionadas são: i) aulas experimentais; ii) softwares computacionais.
id UTFPR-7_d7c3fbd1d880ccb1b9c8cf75abd70dc7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1366
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da QuímicaEste trabalho é decorrente de um estudo bibliográfico e visa contextualizar a importância do ensino de Química explorar todos os níveis de representação do conhecimento químico: macroscópico, microscópico e simbólico. A Química é uma ciência abstrata e para expressar conceitos apropria-se de inúmeras formas de representação, mediante os níveis de representação supracitados. A questão que guia nosso trabalho é: quais estratégias podem contribuir para coexistir os três níveis de representação no ensino de Química? Apresentamos duas estratégias de ensino que abrigam esses níveis de representação, tendo em vista a importância de o ensino abordar fenômenos químicos de forma concomitante entre os níveis de representação. As estratégias selecionadas são: i) aulas experimentais; ii) softwares computacionais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pauletti, FabianaRosa, Marcelo Prado AmaralCatelli, Francisco2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/136610.3895/S1982-873X2014000300008Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366/1860Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T16:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/1366Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-01-29T16:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
spellingShingle A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
Pauletti, Fabiana
title_short A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title_full A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title_fullStr A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title_full_unstemmed A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
title_sort A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
author Pauletti, Fabiana
author_facet Pauletti, Fabiana
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Catelli, Francisco
author_role author
author2 Rosa, Marcelo Prado Amaral
Catelli, Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pauletti, Fabiana
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Catelli, Francisco
description Este trabalho é decorrente de um estudo bibliográfico e visa contextualizar a importância do ensino de Química explorar todos os níveis de representação do conhecimento químico: macroscópico, microscópico e simbólico. A Química é uma ciência abstrata e para expressar conceitos apropria-se de inúmeras formas de representação, mediante os níveis de representação supracitados. A questão que guia nosso trabalho é: quais estratégias podem contribuir para coexistir os três níveis de representação no ensino de Química? Apresentamos duas estratégias de ensino que abrigam esses níveis de representação, tendo em vista a importância de o ensino abordar fenômenos químicos de forma concomitante entre os níveis de representação. As estratégias selecionadas são: i) aulas experimentais; ii) softwares computacionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366
10.3895/S1982-873X2014000300008
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366/1860
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871832678400