O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schirlo, Ana Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311
Resumo: O ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a fazerem novas descobertas conceituais
id UTFPR-7_d9786055c871a08dd2091af4e7333f5b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/311
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagensO ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a fazerem novas descobertas conceituaisUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/31110.3895/S1982-873X2009000100004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311/277Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchirlo, Ana CristinaRutz da Silva, Sani de Carvalho2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/311Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
spellingShingle O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
Schirlo, Ana Cristina
title_short O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title_full O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title_fullStr O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title_full_unstemmed O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
title_sort O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
author Schirlo, Ana Cristina
author_facet Schirlo, Ana Cristina
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
author_role author
author2 Rutz da Silva, Sani de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schirlo, Ana Cristina
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
description O ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a fazerem novas descobertas conceituais
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311
10.3895/S1982-873X2009000100004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311/277
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872113696768