O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311 |
Resumo: | O ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a fazerem novas descobertas conceituais |
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O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagensO ser humano vem ao longo de sua existência desenvolvendo sua capacidade de transformar coisas utilizando-se da criatividade ao interagir com as mais diversas formas de composição. Nesse sentido, a indústria tecnológica vem se apropriando dos conceitos geométricos para criar e desenvolver novos produtos, inovando no ramo das embalagens e, assim, satisfazer as necessidades do mercado. Com o intuito de proporcionar a produção de conhecimento envolvendo conceitos geométricos,os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública, da cidade de Ponta Grossa, Paraná, realizaram atividades de cunho exploratório a partir da tendência através da resolução de problemas. As atividades foram pensadas e implementadas à luz do modelo de van Hiele. Espera-se que, a partir desse trabalho os alunos venham a apresentar mais facilidade para perceber as semelhanças e diferenças geométricas, uma vez que passam a integrar-se ao mundo das formas, a fazerem novas descobertas conceituaisUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/31110.3895/S1982-873X2009000100004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/311/277Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchirlo, Ana CristinaRutz da Silva, Sani de Carvalho2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/311Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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