Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9670 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo alguns elementos da epistemologia de Gaston Bachelard como o de Perfil Epistemológico para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química. Nosso objetivo foi propor um modelo de Perfil Epistemológico para o conceito de transformações, a partir dos livros didáticos de química da primeira série do ensino médio aprovados no Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD de 2018. Portanto, a partir da leitura flutuante dos capítulos selecionados, verificamos a quantidade e o contexto que o descritor “transformação” foi utilizado. Realizamos uma classificação em regiões predeterminadas e propusemos um perfil epistemológico do conceito para cada livro investigado. Observamos que em todas as obras investigadas a região do perfil epistemológico de maior destaque foi a do racionalismo clássico, quando comparado com as demais, podendo ser decorrente da tentativa de despertar reflexões, de modo que os estudantes desenvolvam o espírito científico partindo de suas ideias já existentes. |
id |
UTFPR-7_de7905685dc59f825bccd6469c347d71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9670 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médioEpistemological profile for the concept of transformations presented in textbooks of chemistry of the first grade of high schoolEducação - Fundamentos da Educação - Filosofia da EducaçãoGaston Bachelard; Ensino de química; EpistemologiaGaston Bachelard; Chemistry teaching; EpistemologyApresentamos neste artigo alguns elementos da epistemologia de Gaston Bachelard como o de Perfil Epistemológico para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química. Nosso objetivo foi propor um modelo de Perfil Epistemológico para o conceito de transformações, a partir dos livros didáticos de química da primeira série do ensino médio aprovados no Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD de 2018. Portanto, a partir da leitura flutuante dos capítulos selecionados, verificamos a quantidade e o contexto que o descritor “transformação” foi utilizado. Realizamos uma classificação em regiões predeterminadas e propusemos um perfil epistemológico do conceito para cada livro investigado. Observamos que em todas as obras investigadas a região do perfil epistemológico de maior destaque foi a do racionalismo clássico, quando comparado com as demais, podendo ser decorrente da tentativa de despertar reflexões, de modo que os estudantes desenvolvam o espírito científico partindo de suas ideias já existentes.In this article, we present some elements of Gaston Bachelard epistemology as the Epistemological Profile for discussing of aspects related to the teaching of chemistry. Our goal was to propose a model of Epistemological Profile for the concept of “transformations”, from the chemistry textbooks of the first grade of high school approved in the National Textbook Program of 2018 (PNLD from Portuguese). So, from floating reading of the selected chapters, we checked the amount and the context in which the word "transformation" was used. We classified these in predetermined regions and proposed an epistemological profile of the concept for each book investigated. We observed that in all investigated books the epistemological profile region in spotlight was the classical rationalism one, when compared with the others, this could be caused by an attempt to awaken reflections, in a way that students develop the scientific spirit from their already existing ideas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dorigon, LarissaMiola, DiullyeCarvalho, Marco Antonio BatistaJustina, Lourdes Aparecida DellaLeite, Rosana Franzen2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/967010.3895/rbect.v12n1.9670Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9670/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9670/1259Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:21:39Zoai:periodicos.utfpr:article/9670Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:21:39Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio Epistemological profile for the concept of transformations presented in textbooks of chemistry of the first grade of high school |
title |
Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio |
spellingShingle |
Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio Dorigon, Larissa Educação - Fundamentos da Educação - Filosofia da Educação Gaston Bachelard; Ensino de química; Epistemologia Gaston Bachelard; Chemistry teaching; Epistemology |
title_short |
Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio |
title_full |
Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio |
title_fullStr |
Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio |
title_sort |
Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio |
author |
Dorigon, Larissa |
author_facet |
Dorigon, Larissa Miola, Diullye Carvalho, Marco Antonio Batista Justina, Lourdes Aparecida Della Leite, Rosana Franzen |
author_role |
author |
author2 |
Miola, Diullye Carvalho, Marco Antonio Batista Justina, Lourdes Aparecida Della Leite, Rosana Franzen |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorigon, Larissa Miola, Diullye Carvalho, Marco Antonio Batista Justina, Lourdes Aparecida Della Leite, Rosana Franzen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Fundamentos da Educação - Filosofia da Educação Gaston Bachelard; Ensino de química; Epistemologia Gaston Bachelard; Chemistry teaching; Epistemology |
topic |
Educação - Fundamentos da Educação - Filosofia da Educação Gaston Bachelard; Ensino de química; Epistemologia Gaston Bachelard; Chemistry teaching; Epistemology |
description |
Apresentamos neste artigo alguns elementos da epistemologia de Gaston Bachelard como o de Perfil Epistemológico para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química. Nosso objetivo foi propor um modelo de Perfil Epistemológico para o conceito de transformações, a partir dos livros didáticos de química da primeira série do ensino médio aprovados no Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD de 2018. Portanto, a partir da leitura flutuante dos capítulos selecionados, verificamos a quantidade e o contexto que o descritor “transformação” foi utilizado. Realizamos uma classificação em regiões predeterminadas e propusemos um perfil epistemológico do conceito para cada livro investigado. Observamos que em todas as obras investigadas a região do perfil epistemológico de maior destaque foi a do racionalismo clássico, quando comparado com as demais, podendo ser decorrente da tentativa de despertar reflexões, de modo que os estudantes desenvolvam o espírito científico partindo de suas ideias já existentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9670 10.3895/rbect.v12n1.9670 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9670 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n1.9670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9670/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9670/1259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701813062107136 |