Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15242 |
Resumo: | A Divulgação Científica (DC) mostra a outra face do cientista, a de cidadão. Cientistas, jornalistas, professores compartilham a responsabilidade de aproximar a ciência da sociedade geral. Construir pontes, realizar interlocuções e comprometer-se com o planeta. A pesquisa tem objetivos de caráter descritivo e exploratório, seguindo uma abordagem quali-quantitativa. Trata-se de um estudo exploratório, o qual ocupa-se da descrição e contextualização do objeto de estudo. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa documental em revistas/materiais de DC no período de 1999-2020. Os resultados revelam que a divulgação científica tem sido realizada por diferentes mídias, sendo os digitais e gratuitos os mais inclusivos. E que a dimensão ecológica da biodiversidade é mais percebida nestes materiais. |
id |
UTFPR-7_e03ac056ba88605595c748b4d1fa90a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15242 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadãEnsino de Ciências, Divulgação científicaDivulgação Científica; Biodiversidade; MídiasA Divulgação Científica (DC) mostra a outra face do cientista, a de cidadão. Cientistas, jornalistas, professores compartilham a responsabilidade de aproximar a ciência da sociedade geral. Construir pontes, realizar interlocuções e comprometer-se com o planeta. A pesquisa tem objetivos de caráter descritivo e exploratório, seguindo uma abordagem quali-quantitativa. Trata-se de um estudo exploratório, o qual ocupa-se da descrição e contextualização do objeto de estudo. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa documental em revistas/materiais de DC no período de 1999-2020. Os resultados revelam que a divulgação científica tem sido realizada por diferentes mídias, sendo os digitais e gratuitos os mais inclusivos. E que a dimensão ecológica da biodiversidade é mais percebida nestes materiais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal do AmazonasAndrade, Iara Maira Moraes deVasconcelos, Elizandra Rego de2023-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1524210.3895/rbect.v16n1.15242Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15242/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15242/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/15242Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadã |
title |
Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadã |
spellingShingle |
Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadã Andrade, Iara Maira Moraes de Ensino de Ciências, Divulgação científica Divulgação Científica; Biodiversidade; Mídias |
title_short |
Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadã |
title_full |
Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadã |
title_fullStr |
Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadã |
title_full_unstemmed |
Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadã |
title_sort |
Biodiversidade em materiais de divulgação científica: implicações para ciência cidadã |
author |
Andrade, Iara Maira Moraes de |
author_facet |
Andrade, Iara Maira Moraes de Vasconcelos, Elizandra Rego de |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Elizandra Rego de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Iara Maira Moraes de Vasconcelos, Elizandra Rego de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências, Divulgação científica Divulgação Científica; Biodiversidade; Mídias |
topic |
Ensino de Ciências, Divulgação científica Divulgação Científica; Biodiversidade; Mídias |
description |
A Divulgação Científica (DC) mostra a outra face do cientista, a de cidadão. Cientistas, jornalistas, professores compartilham a responsabilidade de aproximar a ciência da sociedade geral. Construir pontes, realizar interlocuções e comprometer-se com o planeta. A pesquisa tem objetivos de caráter descritivo e exploratório, seguindo uma abordagem quali-quantitativa. Trata-se de um estudo exploratório, o qual ocupa-se da descrição e contextualização do objeto de estudo. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa documental em revistas/materiais de DC no período de 1999-2020. Os resultados revelam que a divulgação científica tem sido realizada por diferentes mídias, sendo os digitais e gratuitos os mais inclusivos. E que a dimensão ecológica da biodiversidade é mais percebida nestes materiais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15242 10.3895/rbect.v16n1.15242 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15242 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v16n1.15242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15242/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15242/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223789907181568 |