Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457 |
Resumo: | Este artigo apresenta um instrumento de pesquisa que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. O instrumento, denominado de Matriz do Estudante, trata a sala de aula como um sistema complexo de relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo a ser ensinado, com o ensino desenvolvido pelo professor e com a aprendizagem dos estudantes. Embora de caráter mais teórico, o artigo também apresenta dados coletados com estudantes de um dos campi do Instituto Federal do Paraná. Os dados apresentados neste artigo, no entanto, têm o objetivo de prover consistência experimental às argumentações que dão suporte teórico ao instrumento. O artigo finaliza com os descritores de cada uma das nove células da matriz e com um conjunto de questões orientadoras para pesquisas futuras. |
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Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aulaEducação; Ensino-aprendizagemRelação com o saber; Triângulo didático-pedagógico; Matriz do estudanteEste artigo apresenta um instrumento de pesquisa que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. O instrumento, denominado de Matriz do Estudante, trata a sala de aula como um sistema complexo de relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo a ser ensinado, com o ensino desenvolvido pelo professor e com a aprendizagem dos estudantes. Embora de caráter mais teórico, o artigo também apresenta dados coletados com estudantes de um dos campi do Instituto Federal do Paraná. Os dados apresentados neste artigo, no entanto, têm o objetivo de prover consistência experimental às argumentações que dão suporte teórico ao instrumento. O artigo finaliza com os descritores de cada uma das nove células da matriz e com um conjunto de questões orientadoras para pesquisas futuras.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação AraucáriaArruda, Sergio de MelloBenício, Marily AparecidaPassos, Marinez Meneghello2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/445710.3895/rbect.v10n2.4457Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4457Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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