Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cruz, Gerson Kniphoff
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rutz da Silva, Sílvio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309
Resumo: É cada vez mais claro que nossos alunos procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores do ensino médio. Como principais conclusões das atividades desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de aprendizagem em sala de aula.
id UTFPR-7_edcb91acb4db503b9f6ff84e2a480c06
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/309
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de FísicaÉ cada vez mais claro que nossos alunos procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores do ensino médio. Como principais conclusões das atividades desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de aprendizagem em sala de aula.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/30910.3895/S1982-873X2009000100002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309/275Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz, Gerson KniphoffRutz da Silva, Sílvio Luiz2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/309Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
title Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
spellingShingle Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
da Cruz, Gerson Kniphoff
title_short Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
title_full Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
title_fullStr Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
title_full_unstemmed Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
title_sort Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
author da Cruz, Gerson Kniphoff
author_facet da Cruz, Gerson Kniphoff
Rutz da Silva, Sílvio Luiz
author_role author
author2 Rutz da Silva, Sílvio Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cruz, Gerson Kniphoff
Rutz da Silva, Sílvio Luiz
description É cada vez mais claro que nossos alunos procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores do ensino médio. Como principais conclusões das atividades desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de aprendizagem em sala de aula.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309
10.3895/S1982-873X2009000100002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309/275
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871011643392