Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309 |
Resumo: | É cada vez mais claro que nossos alunos procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores do ensino médio. Como principais conclusões das atividades desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de aprendizagem em sala de aula. |
id |
UTFPR-7_edcb91acb4db503b9f6ff84e2a480c06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/309 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de FísicaÉ cada vez mais claro que nossos alunos procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores do ensino médio. Como principais conclusões das atividades desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de aprendizagem em sala de aula.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/30910.3895/S1982-873X2009000100002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309/275Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz, Gerson KniphoffRutz da Silva, Sílvio Luiz2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/309Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física |
title |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física |
spellingShingle |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física da Cruz, Gerson Kniphoff |
title_short |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física |
title_full |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física |
title_fullStr |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física |
title_sort |
Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física |
author |
da Cruz, Gerson Kniphoff |
author_facet |
da Cruz, Gerson Kniphoff Rutz da Silva, Sílvio Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Rutz da Silva, Sílvio Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cruz, Gerson Kniphoff Rutz da Silva, Sílvio Luiz |
description |
É cada vez mais claro que nossos alunos procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores do ensino médio. Como principais conclusões das atividades desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de aprendizagem em sala de aula. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309 10.3895/S1982-873X2009000100002 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2009000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/309/275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090001 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871011643392 |