Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829 |
Resumo: | A dengue constitui um grande problema para a saúde pública brasileira e, logo, uma questão sociocientífica para o contexto educacional. Assim, este estudo busca analisar os resultados de um trabalho de sensibilização ambiental, desenvolvido em uma turma de alunos de cinco anos da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática (SD) sobre a temática “dengue”. Ao longo dessa SD foi realizado coleta de dados por meio de desenhos produzidos pelos discentes, a fim de identificar percepções acerca de suas compreensões sobre a temática. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os estudantes, ao final da SD, passaram a relacionar a dengue a problemas socioambientais locais, bem como identificaram medidas preventivas ligadas à contaminação e à transmissão da dengue. Marcadamente, foi dada grande atenção ao lixo depositado em locais inapropriados e à água acumulada em vasos de plantas ou outros recipientes. Também foi evidenciado que os discentes passaram a entender com maior propriedade o ciclo evolutivo da dengue, identificando seus sintomas, seu principal vetor (Aedes aegypti) e seu agente etiológico (o vírus da dengue). |
id |
UTFPR-7_f74981ad6fa4d8d0e16536eaa784f101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12829 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantilPerceptions about dengue from the perspective of 05-year-old students of child educationEnsino-Aprendizagem/ Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de ciências; Saúde Pública; Sequência didática; DengueScience teaching; Public health; Following teaching; DengueA dengue constitui um grande problema para a saúde pública brasileira e, logo, uma questão sociocientífica para o contexto educacional. Assim, este estudo busca analisar os resultados de um trabalho de sensibilização ambiental, desenvolvido em uma turma de alunos de cinco anos da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática (SD) sobre a temática “dengue”. Ao longo dessa SD foi realizado coleta de dados por meio de desenhos produzidos pelos discentes, a fim de identificar percepções acerca de suas compreensões sobre a temática. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os estudantes, ao final da SD, passaram a relacionar a dengue a problemas socioambientais locais, bem como identificaram medidas preventivas ligadas à contaminação e à transmissão da dengue. Marcadamente, foi dada grande atenção ao lixo depositado em locais inapropriados e à água acumulada em vasos de plantas ou outros recipientes. Também foi evidenciado que os discentes passaram a entender com maior propriedade o ciclo evolutivo da dengue, identificando seus sintomas, seu principal vetor (Aedes aegypti) e seu agente etiológico (o vírus da dengue).Dengue is a major problem for Brazilian public health and, therefore, a socio-scientific issue for the educational context. Thus, this study seeks to analyze the results of an environmental awareness project, developed in a class of five-year-old students of Early Childhood Education, based on the development of a didactic sequence (SD) on the theme “dengue”. Throughout this SD data collection was carried out through drawings produced by the students, in order to identify perceptions about their understandings on the theme. The results of this research pointed out that students, at the end of the DS, started to relate dengue to local socio-environmental problems, as well as identified preventive measures linked to the contamination and transmission of dengue. Markedly, they paid great attention to the garbage deposited in inappropriate places and the water accumulated in potted plants or other containers. It was also evidenced that the students started to understand more properly the evolutionary cycle of dengue, identifying its symptoms, its main vector (Aedes aegypti) and its etiological agent (the dengue virus).Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)IFES.Pin, José Renato de OliveiraSimões, Raquel Pereira dos Santos2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1282910.3895/rbect.v14n2.12829Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12829/1985https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12829/1986Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:13Zoai:periodicos.utfpr:article/12829Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:13Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil Perceptions about dengue from the perspective of 05-year-old students of child education |
title |
Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil |
spellingShingle |
Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil Pin, José Renato de Oliveira Ensino-Aprendizagem/ Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de ciências; Saúde Pública; Sequência didática; Dengue Science teaching; Public health; Following teaching; Dengue |
title_short |
Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil |
title_full |
Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil |
title_fullStr |
Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil |
title_sort |
Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil |
author |
Pin, José Renato de Oliveira |
author_facet |
Pin, José Renato de Oliveira Simões, Raquel Pereira dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Raquel Pereira dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IFES. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pin, José Renato de Oliveira Simões, Raquel Pereira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem/ Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de ciências; Saúde Pública; Sequência didática; Dengue Science teaching; Public health; Following teaching; Dengue |
topic |
Ensino-Aprendizagem/ Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de ciências; Saúde Pública; Sequência didática; Dengue Science teaching; Public health; Following teaching; Dengue |
description |
A dengue constitui um grande problema para a saúde pública brasileira e, logo, uma questão sociocientífica para o contexto educacional. Assim, este estudo busca analisar os resultados de um trabalho de sensibilização ambiental, desenvolvido em uma turma de alunos de cinco anos da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática (SD) sobre a temática “dengue”. Ao longo dessa SD foi realizado coleta de dados por meio de desenhos produzidos pelos discentes, a fim de identificar percepções acerca de suas compreensões sobre a temática. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os estudantes, ao final da SD, passaram a relacionar a dengue a problemas socioambientais locais, bem como identificaram medidas preventivas ligadas à contaminação e à transmissão da dengue. Marcadamente, foi dada grande atenção ao lixo depositado em locais inapropriados e à água acumulada em vasos de plantas ou outros recipientes. Também foi evidenciado que os discentes passaram a entender com maior propriedade o ciclo evolutivo da dengue, identificando seus sintomas, seu principal vetor (Aedes aegypti) e seu agente etiológico (o vírus da dengue). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829 10.3895/rbect.v14n2.12829 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n2.12829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12829/1985 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12829/1986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871823241216 |