Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pin, José Renato de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Simões, Raquel Pereira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829
Resumo: A dengue constitui um grande problema para a saúde pública brasileira e, logo, uma questão sociocientífica para o contexto educacional. Assim, este estudo busca analisar os resultados de um trabalho de sensibilização ambiental, desenvolvido em uma turma de alunos de cinco anos da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática (SD) sobre a temática “dengue”. Ao longo dessa SD foi realizado coleta de dados por meio de desenhos produzidos pelos discentes, a fim de identificar percepções acerca de suas compreensões sobre a temática. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os estudantes, ao final da SD, passaram a relacionar a dengue a problemas socioambientais locais, bem como identificaram medidas preventivas ligadas à contaminação e à transmissão da dengue. Marcadamente, foi dada grande atenção ao lixo depositado em locais inapropriados e à água acumulada em vasos de plantas ou outros recipientes. Também foi evidenciado que os discentes passaram a entender com maior propriedade o ciclo evolutivo da dengue, identificando seus sintomas, seu principal vetor (Aedes aegypti) e seu agente etiológico (o vírus da dengue).
id UTFPR-7_f74981ad6fa4d8d0e16536eaa784f101
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12829
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantilPerceptions about dengue from the perspective of 05-year-old students of child educationEnsino-Aprendizagem/ Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de ciências; Saúde Pública; Sequência didática; DengueScience teaching; Public health; Following teaching; DengueA dengue constitui um grande problema para a saúde pública brasileira e, logo, uma questão sociocientífica para o contexto educacional. Assim, este estudo busca analisar os resultados de um trabalho de sensibilização ambiental, desenvolvido em uma turma de alunos de cinco anos da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática (SD) sobre a temática “dengue”. Ao longo dessa SD foi realizado coleta de dados por meio de desenhos produzidos pelos discentes, a fim de identificar percepções acerca de suas compreensões sobre a temática. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os estudantes, ao final da SD, passaram a relacionar a dengue a problemas socioambientais locais, bem como identificaram medidas preventivas ligadas à contaminação e à transmissão da dengue. Marcadamente, foi dada grande atenção ao lixo depositado em locais inapropriados e à água acumulada em vasos de plantas ou outros recipientes. Também foi evidenciado que os discentes passaram a entender com maior propriedade o ciclo evolutivo da dengue, identificando seus sintomas, seu principal vetor (Aedes aegypti) e seu agente etiológico (o vírus da dengue).Dengue is a major problem for Brazilian public health and, therefore, a socio-scientific issue for the educational context. Thus, this study seeks to analyze the results of an environmental awareness project, developed in a class of five-year-old students of Early Childhood Education, based on the development of a didactic sequence (SD) on the theme “dengue”. Throughout this SD data collection was carried out through drawings produced by the students, in order to identify perceptions about their understandings on the theme. The results of this research pointed out that students, at the end of the DS, started to relate dengue to local socio-environmental problems, as well as identified preventive measures linked to the contamination and transmission of dengue. Markedly, they paid great attention to the garbage deposited in inappropriate places and the water accumulated in potted plants or other containers. It was also evidenced that the students started to understand more properly the evolutionary cycle of dengue, identifying its symptoms, its main vector (Aedes aegypti) and its etiological agent (the dengue virus).Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)IFES.Pin, José Renato de OliveiraSimões, Raquel Pereira dos Santos2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1282910.3895/rbect.v14n2.12829Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12829/1985https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12829/1986Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:13Zoai:periodicos.utfpr:article/12829Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:13Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil
Perceptions about dengue from the perspective of 05-year-old students of child education
title Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil
spellingShingle Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil
Pin, José Renato de Oliveira
Ensino-Aprendizagem/ Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de ciências; Saúde Pública; Sequência didática; Dengue
Science teaching; Public health; Following teaching; Dengue
title_short Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil
title_full Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil
title_fullStr Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil
title_full_unstemmed Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil
title_sort Percepções sobre a dengue na perspectiva de alunos de 05 anos da educação infantil
author Pin, José Renato de Oliveira
author_facet Pin, José Renato de Oliveira
Simões, Raquel Pereira dos Santos
author_role author
author2 Simões, Raquel Pereira dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IFES.

dc.contributor.author.fl_str_mv Pin, José Renato de Oliveira
Simões, Raquel Pereira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem/ Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de ciências; Saúde Pública; Sequência didática; Dengue
Science teaching; Public health; Following teaching; Dengue
topic Ensino-Aprendizagem/ Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de ciências; Saúde Pública; Sequência didática; Dengue
Science teaching; Public health; Following teaching; Dengue
description A dengue constitui um grande problema para a saúde pública brasileira e, logo, uma questão sociocientífica para o contexto educacional. Assim, este estudo busca analisar os resultados de um trabalho de sensibilização ambiental, desenvolvido em uma turma de alunos de cinco anos da Educação Infantil, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática (SD) sobre a temática “dengue”. Ao longo dessa SD foi realizado coleta de dados por meio de desenhos produzidos pelos discentes, a fim de identificar percepções acerca de suas compreensões sobre a temática. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os estudantes, ao final da SD, passaram a relacionar a dengue a problemas socioambientais locais, bem como identificaram medidas preventivas ligadas à contaminação e à transmissão da dengue. Marcadamente, foi dada grande atenção ao lixo depositado em locais inapropriados e à água acumulada em vasos de plantas ou outros recipientes. Também foi evidenciado que os discentes passaram a entender com maior propriedade o ciclo evolutivo da dengue, identificando seus sintomas, seu principal vetor (Aedes aegypti) e seu agente etiológico (o vírus da dengue).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829
10.3895/rbect.v14n2.12829
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n2.12829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12829/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12829/1985
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/12829/1986
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871823241216