As performances em torno da hashtag empoderamento feminino na rede social Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15949 |
Resumo: | Tendo em vista que a rede social Instagram constitui um meio poderoso para compartilhar informações, vender produtos e influenciar pessoas por meio de suas ferramentas, objetiva-se pesquisar, a partir de um perfil novo e anônimo, as performances de um agrupamento de 35 publicações com a hashtag “empoderamento feminino”. Buscou-se investigar se haveria uma controvérsia em torno das performances de empoderamento feminino nas publicações analisadas. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: fazer um inventário dos atores nessas publicações e descrever como eles performam o empoderamento feminino; identificar as principais performances de empoderamento feminino que emergem da descrição dos atores presentes nas publicações; analisar as divergências e controvérsias entre as principais performances de empoderamento feminino identificadas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo a fonte de dados documental. Para responder se há ou não controvérsias, fez-se uso da primeira lente de observação proposta por Venturini em sua cartografia de controvérsias. Por meio das análises, identificou-se que as publicações analisadas performam o empoderamento de quatro maneiras principais, sendo elas: empoderamento feminino como luta de corpos excluídos, empoderamento feminino como empreendedorismo, empoderamento feminino como busca pela liberdade e empoderamento feminino como valorização da autoestima. Conclui-se que as publicações analisadas se distanciaram do empoderamento feminino como um ato social e coletivo que problematiza a opressão das mulheres ao colocar em primeiro plano a intenção de venda de algum produto ou serviço. Ressalta-se a importância de processos educativos que problematizem o papel das redes sociais e sua influência sobre os modos de ser e estar no mundo, especialmente entre jovens em idade escolar. |
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As performances em torno da hashtag empoderamento feminino na rede social InstagramCiências Humanas, EducaçãoFeminismo; Teoria ator-rede; Controvérsias.Tendo em vista que a rede social Instagram constitui um meio poderoso para compartilhar informações, vender produtos e influenciar pessoas por meio de suas ferramentas, objetiva-se pesquisar, a partir de um perfil novo e anônimo, as performances de um agrupamento de 35 publicações com a hashtag “empoderamento feminino”. Buscou-se investigar se haveria uma controvérsia em torno das performances de empoderamento feminino nas publicações analisadas. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: fazer um inventário dos atores nessas publicações e descrever como eles performam o empoderamento feminino; identificar as principais performances de empoderamento feminino que emergem da descrição dos atores presentes nas publicações; analisar as divergências e controvérsias entre as principais performances de empoderamento feminino identificadas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo a fonte de dados documental. Para responder se há ou não controvérsias, fez-se uso da primeira lente de observação proposta por Venturini em sua cartografia de controvérsias. Por meio das análises, identificou-se que as publicações analisadas performam o empoderamento de quatro maneiras principais, sendo elas: empoderamento feminino como luta de corpos excluídos, empoderamento feminino como empreendedorismo, empoderamento feminino como busca pela liberdade e empoderamento feminino como valorização da autoestima. Conclui-se que as publicações analisadas se distanciaram do empoderamento feminino como um ato social e coletivo que problematiza a opressão das mulheres ao colocar em primeiro plano a intenção de venda de algum produto ou serviço. Ressalta-se a importância de processos educativos que problematizem o papel das redes sociais e sua influência sobre os modos de ser e estar no mundo, especialmente entre jovens em idade escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ferreira, Alice GarciaAllain, Luciana Resendede Faria, Elisa Sampaio2023-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1594910.3895/rbect.v16n1.15949Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15949/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15949/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-08T11:13:54Zoai:periodicos.utfpr:article/15949Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-10-08T11:13:54Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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