O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galieta, Tatiana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Caum, Catarine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384
Resumo: O Novo Plano Curricular do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais inclui a produção, distribuição e adoção de materiais didáticos e outros destinados ao trabalho pedagógico do professor para as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste artigo, realizamos uma análise linguística do Conteúdo Básico Comum de Física  que privilegia aspectos relacionados  à  caracterização de seus materiais como um gênero de texto didático. Para tanto, são investigadas categorias como  os  relatos (classificação e composição),  experimentos,  as explicações, biografias, narrativas  e exposições; além de estruturas textuais como as  recapitulações e metáforas.  Os resultados da análise revelam algumas opções dos autores, bem como determinadas ausências, que acabam por compor um texto cujas características linguísticas se semelham as do livro didático, sobretudo os módulos didáticos.
id UTFPR-7_ff34490b05d5f45880ec3e43848659ac
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1384
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas GeraisO Novo Plano Curricular do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais inclui a produção, distribuição e adoção de materiais didáticos e outros destinados ao trabalho pedagógico do professor para as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste artigo, realizamos uma análise linguística do Conteúdo Básico Comum de Física  que privilegia aspectos relacionados  à  caracterização de seus materiais como um gênero de texto didático. Para tanto, são investigadas categorias como  os  relatos (classificação e composição),  experimentos,  as explicações, biografias, narrativas  e exposições; além de estruturas textuais como as  recapitulações e metáforas.  Os resultados da análise revelam algumas opções dos autores, bem como determinadas ausências, que acabam por compor um texto cujas características linguísticas se semelham as do livro didático, sobretudo os módulos didáticos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Galieta, TatianaCaum, Catarine2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/138410.3895/S1982-873X2012000300002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384/899Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:40Zoai:periodicos.utfpr:article/1384Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
spellingShingle O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
Galieta, Tatiana
title_short O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title_full O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title_fullStr O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title_full_unstemmed O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
title_sort O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
author Galieta, Tatiana
author_facet Galieta, Tatiana
Caum, Catarine
author_role author
author2 Caum, Catarine
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Galieta, Tatiana
Caum, Catarine
description O Novo Plano Curricular do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais inclui a produção, distribuição e adoção de materiais didáticos e outros destinados ao trabalho pedagógico do professor para as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste artigo, realizamos uma análise linguística do Conteúdo Básico Comum de Física  que privilegia aspectos relacionados  à  caracterização de seus materiais como um gênero de texto didático. Para tanto, são investigadas categorias como  os  relatos (classificação e composição),  experimentos,  as explicações, biografias, narrativas  e exposições; além de estruturas textuais como as  recapitulações e metáforas.  Os resultados da análise revelam algumas opções dos autores, bem como determinadas ausências, que acabam por compor um texto cujas características linguísticas se semelham as do livro didático, sobretudo os módulos didáticos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384
10.3895/S1982-873X2012000300002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384/899
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871037857792