O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384 |
Resumo: | O Novo Plano Curricular do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais inclui a produção, distribuição e adoção de materiais didáticos e outros destinados ao trabalho pedagógico do professor para as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste artigo, realizamos uma análise linguística do Conteúdo Básico Comum de Física que privilegia aspectos relacionados à caracterização de seus materiais como um gênero de texto didático. Para tanto, são investigadas categorias como os relatos (classificação e composição), experimentos, as explicações, biografias, narrativas e exposições; além de estruturas textuais como as recapitulações e metáforas. Os resultados da análise revelam algumas opções dos autores, bem como determinadas ausências, que acabam por compor um texto cujas características linguísticas se semelham as do livro didático, sobretudo os módulos didáticos. |
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O “Conteúdo Básico Comum”: uma análise linguística da Proposta Curricular de Minas GeraisO Novo Plano Curricular do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais inclui a produção, distribuição e adoção de materiais didáticos e outros destinados ao trabalho pedagógico do professor para as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste artigo, realizamos uma análise linguística do Conteúdo Básico Comum de Física que privilegia aspectos relacionados à caracterização de seus materiais como um gênero de texto didático. Para tanto, são investigadas categorias como os relatos (classificação e composição), experimentos, as explicações, biografias, narrativas e exposições; além de estruturas textuais como as recapitulações e metáforas. Os resultados da análise revelam algumas opções dos autores, bem como determinadas ausências, que acabam por compor um texto cujas características linguísticas se semelham as do livro didático, sobretudo os módulos didáticos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Galieta, TatianaCaum, Catarine2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/138410.3895/S1982-873X2012000300002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1384/899Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:40Zoai:periodicos.utfpr:article/1384Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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