Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira de Jesus Jr, Hugo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem sistemas cognitivos, memórias e desenvolvem rotinas e procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Apoiando-se na Teoria dos Estilos de Aprendizagem, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria da Criação do Conhecimento e na compreensão das Estruturas Cognitivas e de Memória Organizacional, proposta por Fleury e Fleury (2001) este trabalho buscou compreender as diferentes maneiras pelas quais as organizações efetivamente criam, convertem, registram e transmitem conhecimento.
id UTFPR-8_21eff17a4e58e5c42cba54bf25282f40
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4272
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organizaçãoCiências HumanasEste trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem sistemas cognitivos, memórias e desenvolvem rotinas e procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Apoiando-se na Teoria dos Estilos de Aprendizagem, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria da Criação do Conhecimento e na compreensão das Estruturas Cognitivas e de Memória Organizacional, proposta por Fleury e Fleury (2001) este trabalho buscou compreender as diferentes maneiras pelas quais as organizações efetivamente criam, convertem, registram e transmitem conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pereira de Jesus Jr, Hugo2016-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/427210.3895/recit.v7.n16.4272Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 1-17Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 1-17Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 1-172175-184610.3895/recit.v7.n16reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272/HugoDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:08Zoai:periodicos.utfpr:article/4272Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
spellingShingle Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
Pereira de Jesus Jr, Hugo
Ciências Humanas
title_short Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title_full Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title_fullStr Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
title_sort Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
author Pereira de Jesus Jr, Hugo
author_facet Pereira de Jesus Jr, Hugo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira de Jesus Jr, Hugo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
description Este trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem sistemas cognitivos, memórias e desenvolvem rotinas e procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Apoiando-se na Teoria dos Estilos de Aprendizagem, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria da Criação do Conhecimento e na compreensão das Estruturas Cognitivas e de Memória Organizacional, proposta por Fleury e Fleury (2001) este trabalho buscou compreender as diferentes maneiras pelas quais as organizações efetivamente criam, convertem, registram e transmitem conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272
10.3895/recit.v7.n16.4272
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272
identifier_str_mv 10.3895/recit.v7.n16.4272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272/Hugo
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 1-17
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 1-17
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 1-17
2175-1846
10.3895/recit.v7.n16
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252821356544