Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem sistemas cognitivos, memórias e desenvolvem rotinas e procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Apoiando-se na Teoria dos Estilos de Aprendizagem, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria da Criação do Conhecimento e na compreensão das Estruturas Cognitivas e de Memória Organizacional, proposta por Fleury e Fleury (2001) este trabalho buscou compreender as diferentes maneiras pelas quais as organizações efetivamente criam, convertem, registram e transmitem conhecimento. |
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Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento cognitivo da organizaçãoCiências HumanasEste trabalho teve como objetivo investigar as ações que produzem aprendizado no interior organizacional. Verificou ainda que tais ações não são realizadas pelas organizações, mas pelos membros individuais que a compõe e se por um lado as organizações não possuem cérebro, por outro lado elas possuem sistemas cognitivos, memórias e desenvolvem rotinas e procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externos. Apoiando-se na Teoria dos Estilos de Aprendizagem, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria Sócio-Interacionista, Teoria da Criação do Conhecimento e na compreensão das Estruturas Cognitivas e de Memória Organizacional, proposta por Fleury e Fleury (2001) este trabalho buscou compreender as diferentes maneiras pelas quais as organizações efetivamente criam, convertem, registram e transmitem conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pereira de Jesus Jr, Hugo2016-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/427210.3895/recit.v7.n16.4272Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 1-17Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 1-17Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 1-172175-184610.3895/recit.v7.n16reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4272/HugoDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:08Zoai:periodicos.utfpr:article/4272Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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