Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4875 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apontar os benefícios dos jogos pedagógicos no ensino de matemática. Os jogos fazem parte de uma etapa importante na vida dos alunos. É nessa etapa que o aluno aprende “brincando” (jogando). O jogo é um precioso momento de construção pessoal e social, onde o aluno explora sua moralidade, afetividade perante as situações desafiadoras e significativas presentes no jogar e inerentes à produção social do conhecimento. O resgate dos jogos pedagógicos faz-se necessário no ambiente escolar. Percebemos que a cada dia que passa os alunos tem menos contato com jogos ou até mesmo brinquedos voltados ao raciocínio lógico, pois o contato maior é com o mundo virtual. Nesse contexto é fundamental conceituar e caracterizar os jogos e os benefícios dos mesmos na educação. Para a corporificação do tema versado foi imprescindível uma pesquisa bibliográfica na qual foram empregados como fontes de estudo obras de grande pertinência sobre a temática, artigos científicos, livros e revistas pedagógicas. |
id |
UTFPR-8_261a21a88a62145a1729ac598d750985 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4875 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental?7.08.00.00-6matemática; aprendizagem; jogos pedagógicos.O presente trabalho tem como objetivo apontar os benefícios dos jogos pedagógicos no ensino de matemática. Os jogos fazem parte de uma etapa importante na vida dos alunos. É nessa etapa que o aluno aprende “brincando” (jogando). O jogo é um precioso momento de construção pessoal e social, onde o aluno explora sua moralidade, afetividade perante as situações desafiadoras e significativas presentes no jogar e inerentes à produção social do conhecimento. O resgate dos jogos pedagógicos faz-se necessário no ambiente escolar. Percebemos que a cada dia que passa os alunos tem menos contato com jogos ou até mesmo brinquedos voltados ao raciocínio lógico, pois o contato maior é com o mundo virtual. Nesse contexto é fundamental conceituar e caracterizar os jogos e os benefícios dos mesmos na educação. Para a corporificação do tema versado foi imprescindível uma pesquisa bibliográfica na qual foram empregados como fontes de estudo obras de grande pertinência sobre a temática, artigos científicos, livros e revistas pedagógicas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Brisch, MaraSehn, Elizandra2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-487510.3895/recit.v8.n19.4875Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4875/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:53Zoai:periodicos.utfpr:article/4875Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:53Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental? |
title |
Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental? |
spellingShingle |
Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental? Brisch, Mara 7.08.00.00-6 matemática; aprendizagem; jogos pedagógicos. |
title_short |
Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental? |
title_full |
Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental? |
title_fullStr |
Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental? |
title_full_unstemmed |
Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental? |
title_sort |
Como conciliar jogos pedagógicos ao ensino de matemática com alunos do 3º ano do ensino fundamental? |
author |
Brisch, Mara |
author_facet |
Brisch, Mara Sehn, Elizandra |
author_role |
author |
author2 |
Sehn, Elizandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brisch, Mara Sehn, Elizandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 matemática; aprendizagem; jogos pedagógicos. |
topic |
7.08.00.00-6 matemática; aprendizagem; jogos pedagógicos. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apontar os benefícios dos jogos pedagógicos no ensino de matemática. Os jogos fazem parte de uma etapa importante na vida dos alunos. É nessa etapa que o aluno aprende “brincando” (jogando). O jogo é um precioso momento de construção pessoal e social, onde o aluno explora sua moralidade, afetividade perante as situações desafiadoras e significativas presentes no jogar e inerentes à produção social do conhecimento. O resgate dos jogos pedagógicos faz-se necessário no ambiente escolar. Percebemos que a cada dia que passa os alunos tem menos contato com jogos ou até mesmo brinquedos voltados ao raciocínio lógico, pois o contato maior é com o mundo virtual. Nesse contexto é fundamental conceituar e caracterizar os jogos e os benefícios dos mesmos na educação. Para a corporificação do tema versado foi imprescindível uma pesquisa bibliográfica na qual foram empregados como fontes de estudo obras de grande pertinência sobre a temática, artigos científicos, livros e revistas pedagógicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4875 10.3895/recit.v8.n19.4875 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4875 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n19.4875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4875/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252874833920 |