Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Vanessa de Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sandmann, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5079
Resumo: O conceito de Educação Ambiental, assim como a discussão de sua prática no contexto escolar, é analisado nesse artigo. A Educação Ambiental vem criando um novo modo de pensar a educação, de modo a vir formar futuros cidadãos consciente em proteger o meio ambiente, e conviver em harmonia com a natureza. Como as escolas devem trabalhar com a inclusão da educação ambiental é o maior enfoque do artigo. A Educação Ambiental objetiva levar a informação para aprimorar a capacidade educativa em respeito ao meio ambiente, ensinando o individuo a ter uma consciência crítica perante as suas necessidades visando formar sujeitos atuantes na transformação da sociedade, em um mundo ecologicamente sustentável. A Educação Ambiental surgiu devido à necessidade de mudança comportamental do homem perante a natureza a fim de garantir o seu equilíbrio no mundo, sendo assim é um tema que tem atualmente a necessidade de ser aplicada no contexto escolar e a melhor forma de ser inserida no processo de ensino-aprendizagem dos alunos é de uma forma inovadora e interdisciplinar através de projetos e estudo voltados para o tema.
id UTFPR-8_2d133e86fcdc5b6e7eca153fcccc620e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5079
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinarEducação; Meio AmbienteConsciência; Equilíbrio; Ensino – aprendizagem; Meio ambienteO conceito de Educação Ambiental, assim como a discussão de sua prática no contexto escolar, é analisado nesse artigo. A Educação Ambiental vem criando um novo modo de pensar a educação, de modo a vir formar futuros cidadãos consciente em proteger o meio ambiente, e conviver em harmonia com a natureza. Como as escolas devem trabalhar com a inclusão da educação ambiental é o maior enfoque do artigo. A Educação Ambiental objetiva levar a informação para aprimorar a capacidade educativa em respeito ao meio ambiente, ensinando o individuo a ter uma consciência crítica perante as suas necessidades visando formar sujeitos atuantes na transformação da sociedade, em um mundo ecologicamente sustentável. A Educação Ambiental surgiu devido à necessidade de mudança comportamental do homem perante a natureza a fim de garantir o seu equilíbrio no mundo, sendo assim é um tema que tem atualmente a necessidade de ser aplicada no contexto escolar e a melhor forma de ser inserida no processo de ensino-aprendizagem dos alunos é de uma forma inovadora e interdisciplinar através de projetos e estudo voltados para o tema.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Morais, Vanessa de LimaSandmann, André2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-507910.3895/recit.v8i22.5079Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8i22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5079/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-15T15:43:24Zoai:periodicos.utfpr:article/5079Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2019-08-15T15:43:24Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar
title Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar
spellingShingle Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar
Morais, Vanessa de Lima
Educação; Meio Ambiente
Consciência; Equilíbrio; Ensino – aprendizagem; Meio ambiente
title_short Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar
title_full Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar
title_fullStr Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar
title_full_unstemmed Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar
title_sort Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar
author Morais, Vanessa de Lima
author_facet Morais, Vanessa de Lima
Sandmann, André
author_role author
author2 Sandmann, André
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Vanessa de Lima
Sandmann, André
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Meio Ambiente
Consciência; Equilíbrio; Ensino – aprendizagem; Meio ambiente
topic Educação; Meio Ambiente
Consciência; Equilíbrio; Ensino – aprendizagem; Meio ambiente
description O conceito de Educação Ambiental, assim como a discussão de sua prática no contexto escolar, é analisado nesse artigo. A Educação Ambiental vem criando um novo modo de pensar a educação, de modo a vir formar futuros cidadãos consciente em proteger o meio ambiente, e conviver em harmonia com a natureza. Como as escolas devem trabalhar com a inclusão da educação ambiental é o maior enfoque do artigo. A Educação Ambiental objetiva levar a informação para aprimorar a capacidade educativa em respeito ao meio ambiente, ensinando o individuo a ter uma consciência crítica perante as suas necessidades visando formar sujeitos atuantes na transformação da sociedade, em um mundo ecologicamente sustentável. A Educação Ambiental surgiu devido à necessidade de mudança comportamental do homem perante a natureza a fim de garantir o seu equilíbrio no mundo, sendo assim é um tema que tem atualmente a necessidade de ser aplicada no contexto escolar e a melhor forma de ser inserida no processo de ensino-aprendizagem dos alunos é de uma forma inovadora e interdisciplinar através de projetos e estudo voltados para o tema.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5079
10.3895/recit.v8i22.5079
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5079
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8i22.5079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5079/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8i22
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1787713848630837248