Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4308 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado um modelo de reputação para identificar o nível emocional de indivíduos a partir de conteúdos postados em redes sociais. A proposta do modelo é caracterizar um indivíduo emocionalmente, como forma de estimar o quão confiável um indivíduo pode estar em problemas de tomada de decisão, seja coletivo ou individual. Essa abordagem tem sido pouco explorada na literatura e, quando o é, foca apenas na avaliação de produtos e serviços a partir de opiniões de usuários. Os resultados desse trabalho são ilustrados por meio de um exemplo que identifica e compara informações compartilhadas por usuários em redes sociais, com um conjunto de palavras (base textual) afetivas, definidas pelo Anew-br como forma de detectar sentimentos e caracterizar um indivíduo emocionalmente. Palavras-chave: modelo de reputação; mineração de texto; redes sociais. |
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Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no FacebookCiências Exatas e da Terra; Computação; InformáticaNeste trabalho é apresentado um modelo de reputação para identificar o nível emocional de indivíduos a partir de conteúdos postados em redes sociais. A proposta do modelo é caracterizar um indivíduo emocionalmente, como forma de estimar o quão confiável um indivíduo pode estar em problemas de tomada de decisão, seja coletivo ou individual. Essa abordagem tem sido pouco explorada na literatura e, quando o é, foca apenas na avaliação de produtos e serviços a partir de opiniões de usuários. Os resultados desse trabalho são ilustrados por meio de um exemplo que identifica e compara informações compartilhadas por usuários em redes sociais, com um conjunto de palavras (base textual) afetivas, definidas pelo Anew-br como forma de detectar sentimentos e caracterizar um indivíduo emocionalmente. Palavras-chave: modelo de reputação; mineração de texto; redes sociais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, WilliamRibeiro, RichardsonTeixeira, MarceloEnembreck, Fabrício2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/430810.3895/recit.v5.n12.4308Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 5, n. 12 (2014); 81-89Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 5, n. 12 (2014); 81-89Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 5, n. 12 (2014); 81-892175-184610.3895/recit.v5.n12reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4308/WillianaDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:23Zoai:periodicos.utfpr:article/4308Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:23Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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