Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, William
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ribeiro, Richardson, Teixeira, Marcelo, Enembreck, Fabrício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4308
Resumo: Neste trabalho é apresentado um modelo de reputação para identificar o nível emocional de indivíduos a partir de conteúdos postados em redes sociais. A proposta do modelo é caracterizar um indivíduo emocionalmente, como forma de estimar o quão confiável um indivíduo pode estar em problemas de tomada de decisão, seja coletivo ou individual. Essa abordagem tem sido pouco explorada na literatura e, quando o é, foca  apenas na avaliação de produtos e serviços a partir de opiniões de usuários. Os resultados desse trabalho são ilustrados por meio de um exemplo que identifica e compara informações compartilhadas por usuários em redes sociais, com um conjunto de palavras (base textual) afetivas, definidas pelo Anew-br como forma de detectar sentimentos e caracterizar um indivíduo emocionalmente. Palavras-chave: modelo de reputação; mineração de texto; redes sociais.  
id UTFPR-8_400489d151762891676094692cbd5aef
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4308
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no FacebookCiências Exatas e da Terra; Computação; InformáticaNeste trabalho é apresentado um modelo de reputação para identificar o nível emocional de indivíduos a partir de conteúdos postados em redes sociais. A proposta do modelo é caracterizar um indivíduo emocionalmente, como forma de estimar o quão confiável um indivíduo pode estar em problemas de tomada de decisão, seja coletivo ou individual. Essa abordagem tem sido pouco explorada na literatura e, quando o é, foca  apenas na avaliação de produtos e serviços a partir de opiniões de usuários. Os resultados desse trabalho são ilustrados por meio de um exemplo que identifica e compara informações compartilhadas por usuários em redes sociais, com um conjunto de palavras (base textual) afetivas, definidas pelo Anew-br como forma de detectar sentimentos e caracterizar um indivíduo emocionalmente. Palavras-chave: modelo de reputação; mineração de texto; redes sociais.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, WilliamRibeiro, RichardsonTeixeira, MarceloEnembreck, Fabrício2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/430810.3895/recit.v5.n12.4308Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 5, n. 12 (2014); 81-89Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 5, n. 12 (2014); 81-89Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 5, n. 12 (2014); 81-892175-184610.3895/recit.v5.n12reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4308/WillianaDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:23Zoai:periodicos.utfpr:article/4308Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:23Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook
title Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook
spellingShingle Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook
Silva, William
Ciências Exatas e da Terra; Computação; Informática
title_short Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook
title_full Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook
title_fullStr Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook
title_full_unstemmed Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook
title_sort Identificando emoções em redes sociais: um estudo de caso no Facebook
author Silva, William
author_facet Silva, William
Ribeiro, Richardson
Teixeira, Marcelo
Enembreck, Fabrício
author_role author
author2 Ribeiro, Richardson
Teixeira, Marcelo
Enembreck, Fabrício
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, William
Ribeiro, Richardson
Teixeira, Marcelo
Enembreck, Fabrício
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra; Computação; Informática
topic Ciências Exatas e da Terra; Computação; Informática
description Neste trabalho é apresentado um modelo de reputação para identificar o nível emocional de indivíduos a partir de conteúdos postados em redes sociais. A proposta do modelo é caracterizar um indivíduo emocionalmente, como forma de estimar o quão confiável um indivíduo pode estar em problemas de tomada de decisão, seja coletivo ou individual. Essa abordagem tem sido pouco explorada na literatura e, quando o é, foca  apenas na avaliação de produtos e serviços a partir de opiniões de usuários. Os resultados desse trabalho são ilustrados por meio de um exemplo que identifica e compara informações compartilhadas por usuários em redes sociais, com um conjunto de palavras (base textual) afetivas, definidas pelo Anew-br como forma de detectar sentimentos e caracterizar um indivíduo emocionalmente. Palavras-chave: modelo de reputação; mineração de texto; redes sociais.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4308
10.3895/recit.v5.n12.4308
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4308
identifier_str_mv 10.3895/recit.v5.n12.4308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4308/Williana
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 5, n. 12 (2014); 81-89
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 5, n. 12 (2014); 81-89
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 5, n. 12 (2014); 81-89
2175-1846
10.3895/recit.v5.n12
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252322234368