Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5107 |
Resumo: | Matemática sempre foi uma das disciplinas mais temidas pelos alunos. Um dos motivos talvez seja o fato de alguns assuntos lhes parecerem muito abstratos, não palpáveis, portanto de difícil compreensão. É de conhecimento dos professores de Matemática que existem muitos alunos que gostam da disciplina de Física, e entendem a maior parte dos conteúdos, mesmo quando não se dão muito bem com a Matemática. Isto porque na Física os problemas lhes parecem palpáveis, aplicando a Matemática diretamente em situações cotidianas. Portanto, nota-se a importância de diminuir a abstração da Matemática aos olhos dos alunos. Diante disso, esta pesquisa propõe maneiras de trabalhar os conteúdos de ensino médio facilitando a visualização dos problemas, mais especificamente de máximos e mínimos de funções polinomiais, que são algumas das aplicações mais comuns. É importante salientar que o domínio do assunto por parte do professor é fundamental para transmitir os ensinamentos de maneira clara e objetiva. Isto é, mesmo que o professor não possa trabalhar, no ensino médio, conteúdos de Cálculo, como derivadas, por exemplo, é importante que tais conteúdos lhe sejam claros; só assim poderá abordar os ensinamentos de Matemática com maestria. |
id |
UTFPR-8_51a95bacdd8e064a5b811f133a8c854c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5107 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médioÁlgebra; Geometria AlgébricaProblemas; Otimização; Modelagem; Derivadas; CálculoMatemática sempre foi uma das disciplinas mais temidas pelos alunos. Um dos motivos talvez seja o fato de alguns assuntos lhes parecerem muito abstratos, não palpáveis, portanto de difícil compreensão. É de conhecimento dos professores de Matemática que existem muitos alunos que gostam da disciplina de Física, e entendem a maior parte dos conteúdos, mesmo quando não se dão muito bem com a Matemática. Isto porque na Física os problemas lhes parecem palpáveis, aplicando a Matemática diretamente em situações cotidianas. Portanto, nota-se a importância de diminuir a abstração da Matemática aos olhos dos alunos. Diante disso, esta pesquisa propõe maneiras de trabalhar os conteúdos de ensino médio facilitando a visualização dos problemas, mais especificamente de máximos e mínimos de funções polinomiais, que são algumas das aplicações mais comuns. É importante salientar que o domínio do assunto por parte do professor é fundamental para transmitir os ensinamentos de maneira clara e objetiva. Isto é, mesmo que o professor não possa trabalhar, no ensino médio, conteúdos de Cálculo, como derivadas, por exemplo, é importante que tais conteúdos lhe sejam claros; só assim poderá abordar os ensinamentos de Matemática com maestria.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Storch, Junior LuisHlenka, Vanessa2017-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-510710.3895/recit.v8.n18.5107Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 18 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 18 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 18 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n18reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5107/pdf_1Direitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:58Zoai:periodicos.utfpr:article/5107Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:58Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médio |
title |
Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médio |
spellingShingle |
Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médio Storch, Junior Luis Álgebra; Geometria Algébrica Problemas; Otimização; Modelagem; Derivadas; Cálculo |
title_short |
Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médio |
title_full |
Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médio |
title_fullStr |
Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médio |
title_sort |
Aplicações de máximos e mínimos de funções polinomiais no ensino médio |
author |
Storch, Junior Luis |
author_facet |
Storch, Junior Luis Hlenka, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Hlenka, Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Storch, Junior Luis Hlenka, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra; Geometria Algébrica Problemas; Otimização; Modelagem; Derivadas; Cálculo |
topic |
Álgebra; Geometria Algébrica Problemas; Otimização; Modelagem; Derivadas; Cálculo |
description |
Matemática sempre foi uma das disciplinas mais temidas pelos alunos. Um dos motivos talvez seja o fato de alguns assuntos lhes parecerem muito abstratos, não palpáveis, portanto de difícil compreensão. É de conhecimento dos professores de Matemática que existem muitos alunos que gostam da disciplina de Física, e entendem a maior parte dos conteúdos, mesmo quando não se dão muito bem com a Matemática. Isto porque na Física os problemas lhes parecem palpáveis, aplicando a Matemática diretamente em situações cotidianas. Portanto, nota-se a importância de diminuir a abstração da Matemática aos olhos dos alunos. Diante disso, esta pesquisa propõe maneiras de trabalhar os conteúdos de ensino médio facilitando a visualização dos problemas, mais especificamente de máximos e mínimos de funções polinomiais, que são algumas das aplicações mais comuns. É importante salientar que o domínio do assunto por parte do professor é fundamental para transmitir os ensinamentos de maneira clara e objetiva. Isto é, mesmo que o professor não possa trabalhar, no ensino médio, conteúdos de Cálculo, como derivadas, por exemplo, é importante que tais conteúdos lhe sejam claros; só assim poderá abordar os ensinamentos de Matemática com maestria. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5107 10.3895/recit.v8.n18.5107 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5107 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n18.5107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5107/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 18 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 18 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 18 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n18 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253393879040 |