LEGISLAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TEOFILÂNDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hemily Araújo dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Selma Barros Daltro de, Assis, Karina Macedo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/12826
Resumo: A gestão escolar constitui-se na realização de diretrizes, objetivos e princípios orientados para a promoção de práticas educativas que efetivem o ensino de qualidade. O presente estudo problematiza a gestão escolar no município de Teofilândia, Bahia, e tem como objetivos contextualizar a gestão escolar no município e analisar a sua forma de provimento. O referencial teórico utilizado fundamenta-se nos estudos de Paro (2016), Sander (2012) e Libâneo (2012), entre outros. A opção metodológica adotada é a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos a análise documental e a aplicação de questionário on-line. Dentre os resultados obtidos, é possível observar que a função da gestão escolar no município está regulamentada e em consonância com princípios de pertencimento à carreira docente, de definição salarial e atribuições, contudo, o provimento da função ainda é feito por meio de indicação política.
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spelling LEGISLAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TEOFILÂNDIAEducaçãoGestão escolar; Forma de provimento; DiretorA gestão escolar constitui-se na realização de diretrizes, objetivos e princípios orientados para a promoção de práticas educativas que efetivem o ensino de qualidade. O presente estudo problematiza a gestão escolar no município de Teofilândia, Bahia, e tem como objetivos contextualizar a gestão escolar no município e analisar a sua forma de provimento. O referencial teórico utilizado fundamenta-se nos estudos de Paro (2016), Sander (2012) e Libâneo (2012), entre outros. A opção metodológica adotada é a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos a análise documental e a aplicação de questionário on-line. Dentre os resultados obtidos, é possível observar que a função da gestão escolar no município está regulamentada e em consonância com princípios de pertencimento à carreira docente, de definição salarial e atribuições, contudo, o provimento da função ainda é feito por meio de indicação política.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade do Estado da BahiaSantos, Hemily Araújo dosCastro, Selma Barros Daltro deAssis, Karina Macedo de2021-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/1282610.3895/recit.v11i28.12826Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 28 (2020); 1-18Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 28 (2020); 1-18Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 28 (2020); 1-182175-184610.3895/recit.v11i28reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/12826/pdfDireitos autorais 2021 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-20T17:31:58Zoai:periodicos.utfpr:article/12826Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2021-03-20T17:31:58Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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