A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Shirley Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Diesel, Aline, Bacellar, Tatiana Mendes, Helfeldt, Marcia Jussara Hepp
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736
Resumo: O presente artigo se propõe a analisar as práticas docentes no contexto da cibercultura que envolveu o processo digital na produção audiovisual e suas repercussões para a aprendizagem de estudantes do ensino superior. Para isso, foi analisada a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia, contemplando o uso das tecnologias digitais, as quais envolveram a autoria no processo digital na produção audiovisual. Para aporte metodológico, utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos do estudo de caso e pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior no estado do Maranhão. Os resultados mostraram que quando o autor é o aluno, ele sai da condição de espectador e torna-se realizador, criando um espaço de aprendizagem que ultrapassa o conceito de espaço/lugar. Em relação ao professor, ele compreendeu estar diante de novas realidades e, consequentemente, novos alunos, olhares e possibilidades de mediação. Assim, espera-se que esse movimento de autoria leve tanto o aluno quanto o professor a tomar consciência do seu papel na sociedade.
id UTFPR-8_898afac44354980172103ca595f6ab76
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11736
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizadoEducação;Ensino-AprendizagemCibercultura; autoria; produção audiovisual.O presente artigo se propõe a analisar as práticas docentes no contexto da cibercultura que envolveu o processo digital na produção audiovisual e suas repercussões para a aprendizagem de estudantes do ensino superior. Para isso, foi analisada a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia, contemplando o uso das tecnologias digitais, as quais envolveram a autoria no processo digital na produção audiovisual. Para aporte metodológico, utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos do estudo de caso e pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior no estado do Maranhão. Os resultados mostraram que quando o autor é o aluno, ele sai da condição de espectador e torna-se realizador, criando um espaço de aprendizagem que ultrapassa o conceito de espaço/lugar. Em relação ao professor, ele compreendeu estar diante de novas realidades e, consequentemente, novos alunos, olhares e possibilidades de mediação. Assim, espera-se que esse movimento de autoria leve tanto o aluno quanto o professor a tomar consciência do seu papel na sociedade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Shirley RibeiroDiesel, AlineBacellar, Tatiana MendesHelfeldt, Marcia Jussara Hepp2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/1173610.3895/recit.v11.n27.11736Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 35-50Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 35-50Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 35-502175-184610.3895/recit.v11.n27reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736/pdfDireitos autorais 2020 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-09T17:39:08Zoai:periodicos.utfpr:article/11736Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2020-10-09T17:39:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado
title A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado
spellingShingle A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado
Carvalho, Shirley Ribeiro
Educação;Ensino-Aprendizagem
Cibercultura; autoria; produção audiovisual.
title_short A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado
title_full A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado
title_fullStr A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado
title_full_unstemmed A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado
title_sort A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado
author Carvalho, Shirley Ribeiro
author_facet Carvalho, Shirley Ribeiro
Diesel, Aline
Bacellar, Tatiana Mendes
Helfeldt, Marcia Jussara Hepp
author_role author
author2 Diesel, Aline
Bacellar, Tatiana Mendes
Helfeldt, Marcia Jussara Hepp
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Shirley Ribeiro
Diesel, Aline
Bacellar, Tatiana Mendes
Helfeldt, Marcia Jussara Hepp
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;Ensino-Aprendizagem
Cibercultura; autoria; produção audiovisual.
topic Educação;Ensino-Aprendizagem
Cibercultura; autoria; produção audiovisual.
description O presente artigo se propõe a analisar as práticas docentes no contexto da cibercultura que envolveu o processo digital na produção audiovisual e suas repercussões para a aprendizagem de estudantes do ensino superior. Para isso, foi analisada a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia, contemplando o uso das tecnologias digitais, as quais envolveram a autoria no processo digital na produção audiovisual. Para aporte metodológico, utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos do estudo de caso e pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior no estado do Maranhão. Os resultados mostraram que quando o autor é o aluno, ele sai da condição de espectador e torna-se realizador, criando um espaço de aprendizagem que ultrapassa o conceito de espaço/lugar. Em relação ao professor, ele compreendeu estar diante de novas realidades e, consequentemente, novos alunos, olhares e possibilidades de mediação. Assim, espera-se que esse movimento de autoria leve tanto o aluno quanto o professor a tomar consciência do seu papel na sociedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736
10.3895/recit.v11.n27.11736
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736
identifier_str_mv 10.3895/recit.v11.n27.11736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 35-50
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 35-50
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 35-50
2175-1846
10.3895/recit.v11.n27
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253277487104