A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a analisar as práticas docentes no contexto da cibercultura que envolveu o processo digital na produção audiovisual e suas repercussões para a aprendizagem de estudantes do ensino superior. Para isso, foi analisada a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia, contemplando o uso das tecnologias digitais, as quais envolveram a autoria no processo digital na produção audiovisual. Para aporte metodológico, utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos do estudo de caso e pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior no estado do Maranhão. Os resultados mostraram que quando o autor é o aluno, ele sai da condição de espectador e torna-se realizador, criando um espaço de aprendizagem que ultrapassa o conceito de espaço/lugar. Em relação ao professor, ele compreendeu estar diante de novas realidades e, consequentemente, novos alunos, olhares e possibilidades de mediação. Assim, espera-se que esse movimento de autoria leve tanto o aluno quanto o professor a tomar consciência do seu papel na sociedade. |
id |
UTFPR-8_898afac44354980172103ca595f6ab76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11736 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizadoEducação;Ensino-AprendizagemCibercultura; autoria; produção audiovisual.O presente artigo se propõe a analisar as práticas docentes no contexto da cibercultura que envolveu o processo digital na produção audiovisual e suas repercussões para a aprendizagem de estudantes do ensino superior. Para isso, foi analisada a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia, contemplando o uso das tecnologias digitais, as quais envolveram a autoria no processo digital na produção audiovisual. Para aporte metodológico, utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos do estudo de caso e pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior no estado do Maranhão. Os resultados mostraram que quando o autor é o aluno, ele sai da condição de espectador e torna-se realizador, criando um espaço de aprendizagem que ultrapassa o conceito de espaço/lugar. Em relação ao professor, ele compreendeu estar diante de novas realidades e, consequentemente, novos alunos, olhares e possibilidades de mediação. Assim, espera-se que esse movimento de autoria leve tanto o aluno quanto o professor a tomar consciência do seu papel na sociedade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Shirley RibeiroDiesel, AlineBacellar, Tatiana MendesHelfeldt, Marcia Jussara Hepp2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/1173610.3895/recit.v11.n27.11736Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 35-50Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 35-50Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 35-502175-184610.3895/recit.v11.n27reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736/pdfDireitos autorais 2020 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-09T17:39:08Zoai:periodicos.utfpr:article/11736Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2020-10-09T17:39:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado |
title |
A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado |
spellingShingle |
A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado Carvalho, Shirley Ribeiro Educação;Ensino-Aprendizagem Cibercultura; autoria; produção audiovisual. |
title_short |
A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado |
title_full |
A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado |
title_fullStr |
A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado |
title_full_unstemmed |
A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado |
title_sort |
A autoria docente em tempos de cibercultura: o vídeo como possibilidade de aprendizado |
author |
Carvalho, Shirley Ribeiro |
author_facet |
Carvalho, Shirley Ribeiro Diesel, Aline Bacellar, Tatiana Mendes Helfeldt, Marcia Jussara Hepp |
author_role |
author |
author2 |
Diesel, Aline Bacellar, Tatiana Mendes Helfeldt, Marcia Jussara Hepp |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Shirley Ribeiro Diesel, Aline Bacellar, Tatiana Mendes Helfeldt, Marcia Jussara Hepp |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação;Ensino-Aprendizagem Cibercultura; autoria; produção audiovisual. |
topic |
Educação;Ensino-Aprendizagem Cibercultura; autoria; produção audiovisual. |
description |
O presente artigo se propõe a analisar as práticas docentes no contexto da cibercultura que envolveu o processo digital na produção audiovisual e suas repercussões para a aprendizagem de estudantes do ensino superior. Para isso, foi analisada a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia, contemplando o uso das tecnologias digitais, as quais envolveram a autoria no processo digital na produção audiovisual. Para aporte metodológico, utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos do estudo de caso e pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior no estado do Maranhão. Os resultados mostraram que quando o autor é o aluno, ele sai da condição de espectador e torna-se realizador, criando um espaço de aprendizagem que ultrapassa o conceito de espaço/lugar. Em relação ao professor, ele compreendeu estar diante de novas realidades e, consequentemente, novos alunos, olhares e possibilidades de mediação. Assim, espera-se que esse movimento de autoria leve tanto o aluno quanto o professor a tomar consciência do seu papel na sociedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736 10.3895/recit.v11.n27.11736 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v11.n27.11736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11736/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 35-50 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 35-50 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 35-50 2175-1846 10.3895/recit.v11.n27 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253277487104 |