Lixo eletrônico: viabilidade prática pedagógica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4590 |
Resumo: | Com o avanço da tecnologia e o crescimento acelerado, faz que os equipamentos eletrônicos se tornem obsoletos rapidamente, muitas vezes, sendo substituídos por modelos mais novos antes mesmo de findar sua vida útil. O lixo eletrônico é um grave problema ambiental como também para a saúde humana já que possui metais pesados e altamente tóxicos. Visando conscientizar a comunidade interna e externa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira para o descarte correto desse tipo de material, surge o projeto “Lixo Eletrônico: Viabilidade Prática Pedagógica”, por meio da atuação dos acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica. O projeto objetivou realizar a triagem do material “lixo eletrônico” em material reutilizável, principalmente como componentes eletrônicos. Foram desenvolvidas palestras e oficinas em escolas do município de Medianeira e região, como também houve o treinamento da equipe executora do projeto pelos docentes do câmpus. |
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Lixo eletrônico: viabilidade prática pedagógicaMeio Ambientelixo eletrônico; consciência ambiental; tecnologia.Com o avanço da tecnologia e o crescimento acelerado, faz que os equipamentos eletrônicos se tornem obsoletos rapidamente, muitas vezes, sendo substituídos por modelos mais novos antes mesmo de findar sua vida útil. O lixo eletrônico é um grave problema ambiental como também para a saúde humana já que possui metais pesados e altamente tóxicos. Visando conscientizar a comunidade interna e externa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Medianeira para o descarte correto desse tipo de material, surge o projeto “Lixo Eletrônico: Viabilidade Prática Pedagógica”, por meio da atuação dos acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica. O projeto objetivou realizar a triagem do material “lixo eletrônico” em material reutilizável, principalmente como componentes eletrônicos. Foram desenvolvidas palestras e oficinas em escolas do município de Medianeira e região, como também houve o treinamento da equipe executora do projeto pelos docentes do câmpus.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)UTFPRda Silva Müller, Kess JonesRibeiro, William CandidoGomez, Magela Reny Fonticiella2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/459010.3895/recit.v8.n17.4590Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017); p 65-77Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017); p 65-77Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017); p 65-772175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4590/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:01Zoai:periodicos.utfpr:article/4590Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:01Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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