Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357 |
Resumo: | O artigo apresenta uma proposta de um ciclo ágil, que pode ser adotado como alternativa de insumo para criação de um Acordo de Nível de Serviços (ANS) em empresas de pequeno e médio porte. O estudo adotou métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e exploração de dados. O objetivo geral da pesquisa consiste em auxiliar empresas de pequeno e médio porte que optam por não terceirizar os serviços de Tecnologia da Informação (TI), e precisam aumentar a maturidade na gestão de seus processos internos de TI. Baseado nos princípios do manifesto ágil e nas boas práticas de gestão de serviços de TI obteve-se como resultado o desenho de um ciclo ágil, dividido em algumas etapas: a) definição de um catálogo de serviços genérico, b) determinação dos perfis e papéis de responsabilidade, c) aplicação de técnica para etiquetar os serviços de TI com uso de uma tabela com três diferentes tamanhos: P, M e G. Todo o ciclo proposto visa tornar as etapas de organização e gerenciamento de serviços de TI mais céleres, tendo em vista que a organização e definição de processos de TI são etapas cruciais para uma empresa que planeja implantar a governança de TI. |
id |
UTFPR-8_9297e05abfa2b71b55e6adadb177de57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7357 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porteCiência da computação - Engenharia de SoftwareCiclo ágil; Acordo de Nível de Serviço; Manifesto ágil; Governança de TI.O artigo apresenta uma proposta de um ciclo ágil, que pode ser adotado como alternativa de insumo para criação de um Acordo de Nível de Serviços (ANS) em empresas de pequeno e médio porte. O estudo adotou métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e exploração de dados. O objetivo geral da pesquisa consiste em auxiliar empresas de pequeno e médio porte que optam por não terceirizar os serviços de Tecnologia da Informação (TI), e precisam aumentar a maturidade na gestão de seus processos internos de TI. Baseado nos princípios do manifesto ágil e nas boas práticas de gestão de serviços de TI obteve-se como resultado o desenho de um ciclo ágil, dividido em algumas etapas: a) definição de um catálogo de serviços genérico, b) determinação dos perfis e papéis de responsabilidade, c) aplicação de técnica para etiquetar os serviços de TI com uso de uma tabela com três diferentes tamanhos: P, M e G. Todo o ciclo proposto visa tornar as etapas de organização e gerenciamento de serviços de TI mais céleres, tendo em vista que a organização e definição de processos de TI são etapas cruciais para uma empresa que planeja implantar a governança de TI.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)DATAPREV, Serviço Federal de Processamento de Dados, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.Smek, Deivid Joseda Rosa, Marcos Roque2018-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-735710.3895/recit.v9.n24.7357Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-522175-184610.3895/recit.v9.n24reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357/pdfDireitos autorais 2018 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:40Zoai:periodicos.utfpr:article/7357Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:40Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte |
title |
Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte |
spellingShingle |
Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte Smek, Deivid Jose Ciência da computação - Engenharia de Software Ciclo ágil; Acordo de Nível de Serviço; Manifesto ágil; Governança de TI. |
title_short |
Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte |
title_full |
Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte |
title_fullStr |
Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte |
title_full_unstemmed |
Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte |
title_sort |
Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte |
author |
Smek, Deivid Jose |
author_facet |
Smek, Deivid Jose da Rosa, Marcos Roque |
author_role |
author |
author2 |
da Rosa, Marcos Roque |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DATAPREV, Serviço Federal de Processamento de Dados, Universidade Federal da Integração Latino-Americana. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Smek, Deivid Jose da Rosa, Marcos Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da computação - Engenharia de Software Ciclo ágil; Acordo de Nível de Serviço; Manifesto ágil; Governança de TI. |
topic |
Ciência da computação - Engenharia de Software Ciclo ágil; Acordo de Nível de Serviço; Manifesto ágil; Governança de TI. |
description |
O artigo apresenta uma proposta de um ciclo ágil, que pode ser adotado como alternativa de insumo para criação de um Acordo de Nível de Serviços (ANS) em empresas de pequeno e médio porte. O estudo adotou métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e exploração de dados. O objetivo geral da pesquisa consiste em auxiliar empresas de pequeno e médio porte que optam por não terceirizar os serviços de Tecnologia da Informação (TI), e precisam aumentar a maturidade na gestão de seus processos internos de TI. Baseado nos princípios do manifesto ágil e nas boas práticas de gestão de serviços de TI obteve-se como resultado o desenho de um ciclo ágil, dividido em algumas etapas: a) definição de um catálogo de serviços genérico, b) determinação dos perfis e papéis de responsabilidade, c) aplicação de técnica para etiquetar os serviços de TI com uso de uma tabela com três diferentes tamanhos: P, M e G. Todo o ciclo proposto visa tornar as etapas de organização e gerenciamento de serviços de TI mais céleres, tendo em vista que a organização e definição de processos de TI são etapas cruciais para uma empresa que planeja implantar a governança de TI. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357 10.3895/recit.v9.n24.7357 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v9.n24.7357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52 2175-1846 10.3895/recit.v9.n24 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252823453696 |