Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smek, Deivid Jose
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Rosa, Marcos Roque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357
Resumo: O artigo apresenta uma proposta de um ciclo ágil, que pode ser adotado como alternativa de insumo para criação de um Acordo de Nível de Serviços (ANS) em empresas de pequeno e médio porte. O estudo adotou métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e exploração de dados. O objetivo geral da pesquisa consiste em auxiliar empresas de pequeno e médio porte que optam por não terceirizar os serviços de Tecnologia da Informação (TI), e precisam aumentar a maturidade na gestão de seus processos internos de TI. Baseado nos princípios do manifesto ágil e nas boas práticas de gestão de serviços de TI obteve-se como resultado o desenho de um ciclo ágil, dividido em algumas etapas: a) definição de um catálogo de serviços genérico, b) determinação dos perfis e papéis de responsabilidade, c) aplicação de técnica para etiquetar os serviços de TI com uso de uma tabela com três diferentes tamanhos: P, M e G. Todo o ciclo proposto visa tornar as etapas de organização e gerenciamento de serviços de TI mais céleres, tendo em vista que a organização e definição de processos de TI são etapas cruciais para uma empresa que planeja implantar a governança de TI.
id UTFPR-8_9297e05abfa2b71b55e6adadb177de57
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7357
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porteCiência da computação - Engenharia de SoftwareCiclo ágil; Acordo de Nível de Serviço; Manifesto ágil; Governança de TI.O artigo apresenta uma proposta de um ciclo ágil, que pode ser adotado como alternativa de insumo para criação de um Acordo de Nível de Serviços (ANS) em empresas de pequeno e médio porte. O estudo adotou métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e exploração de dados. O objetivo geral da pesquisa consiste em auxiliar empresas de pequeno e médio porte que optam por não terceirizar os serviços de Tecnologia da Informação (TI), e precisam aumentar a maturidade na gestão de seus processos internos de TI. Baseado nos princípios do manifesto ágil e nas boas práticas de gestão de serviços de TI obteve-se como resultado o desenho de um ciclo ágil, dividido em algumas etapas: a) definição de um catálogo de serviços genérico, b) determinação dos perfis e papéis de responsabilidade, c) aplicação de técnica para etiquetar os serviços de TI com uso de uma tabela com três diferentes tamanhos: P, M e G. Todo o ciclo proposto visa tornar as etapas de organização e gerenciamento de serviços de TI mais céleres, tendo em vista que a organização e definição de processos de TI são etapas cruciais para uma empresa que planeja implantar a governança de TI.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)DATAPREV, Serviço Federal de Processamento de Dados, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.Smek, Deivid Joseda Rosa, Marcos Roque2018-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-735710.3895/recit.v9.n24.7357Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-522175-184610.3895/recit.v9.n24reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357/pdfDireitos autorais 2018 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:40Zoai:periodicos.utfpr:article/7357Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:40Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte
title Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte
spellingShingle Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte
Smek, Deivid Jose
Ciência da computação - Engenharia de Software
Ciclo ágil; Acordo de Nível de Serviço; Manifesto ágil; Governança de TI.
title_short Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte
title_full Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte
title_fullStr Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte
title_full_unstemmed Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte
title_sort Definição de um acordo de nível de serviços de forma ágil utilizando a metodologia P, M e G, ideal para empresas de pequeno e médio porte
author Smek, Deivid Jose
author_facet Smek, Deivid Jose
da Rosa, Marcos Roque
author_role author
author2 da Rosa, Marcos Roque
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DATAPREV, Serviço Federal de Processamento de Dados, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
dc.contributor.author.fl_str_mv Smek, Deivid Jose
da Rosa, Marcos Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação - Engenharia de Software
Ciclo ágil; Acordo de Nível de Serviço; Manifesto ágil; Governança de TI.
topic Ciência da computação - Engenharia de Software
Ciclo ágil; Acordo de Nível de Serviço; Manifesto ágil; Governança de TI.
description O artigo apresenta uma proposta de um ciclo ágil, que pode ser adotado como alternativa de insumo para criação de um Acordo de Nível de Serviços (ANS) em empresas de pequeno e médio porte. O estudo adotou métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e exploração de dados. O objetivo geral da pesquisa consiste em auxiliar empresas de pequeno e médio porte que optam por não terceirizar os serviços de Tecnologia da Informação (TI), e precisam aumentar a maturidade na gestão de seus processos internos de TI. Baseado nos princípios do manifesto ágil e nas boas práticas de gestão de serviços de TI obteve-se como resultado o desenho de um ciclo ágil, dividido em algumas etapas: a) definição de um catálogo de serviços genérico, b) determinação dos perfis e papéis de responsabilidade, c) aplicação de técnica para etiquetar os serviços de TI com uso de uma tabela com três diferentes tamanhos: P, M e G. Todo o ciclo proposto visa tornar as etapas de organização e gerenciamento de serviços de TI mais céleres, tendo em vista que a organização e definição de processos de TI são etapas cruciais para uma empresa que planeja implantar a governança de TI.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357
10.3895/recit.v9.n24.7357
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357
identifier_str_mv 10.3895/recit.v9.n24.7357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7357/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 24 (2018); p. 34-52
2175-1846
10.3895/recit.v9.n24
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252823453696