Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giustina, Adeline Della
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Trebesquim, Alexandre, Cavalli, Debora, Secco, Thairan Henrique, Possan, Edna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169
Resumo: Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban.
id UTFPR-8_954b5cc3b61e59d6cdbfc7bb6f2070b9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4169
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticosEngenharias; Ciências HumanasAtividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Giustina, Adeline DellaTrebesquim, AlexandreCavalli, DeboraSecco, Thairan HenriquePossan, Edna2012-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/416910.3895/recit.v3.n5.4169Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 3, n. 5 (2012); 40-44Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 3, n. 5 (2012); 40-44Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 3, n. 5 (2012); 40-442175-184610.3895/recit.v3.n5reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169/pdfDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:29Zoai:periodicos.utfpr:article/4169Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:29Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
spellingShingle Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
Giustina, Adeline Della
Engenharias; Ciências Humanas
title_short Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title_full Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title_fullStr Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title_full_unstemmed Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
title_sort Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
author Giustina, Adeline Della
author_facet Giustina, Adeline Della
Trebesquim, Alexandre
Cavalli, Debora
Secco, Thairan Henrique
Possan, Edna
author_role author
author2 Trebesquim, Alexandre
Cavalli, Debora
Secco, Thairan Henrique
Possan, Edna
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giustina, Adeline Della
Trebesquim, Alexandre
Cavalli, Debora
Secco, Thairan Henrique
Possan, Edna
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias; Ciências Humanas
topic Engenharias; Ciências Humanas
description Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169
10.3895/recit.v3.n5.4169
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169
identifier_str_mv 10.3895/recit.v3.n5.4169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 3, n. 5 (2012); 40-44
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 3, n. 5 (2012); 40-44
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 3, n. 5 (2012); 40-44
2175-1846
10.3895/recit.v3.n5
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253280632832