Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169 |
Resumo: | Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban. |
id |
UTFPR-8_954b5cc3b61e59d6cdbfc7bb6f2070b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4169 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticosEngenharias; Ciências HumanasAtividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Giustina, Adeline DellaTrebesquim, AlexandreCavalli, DeboraSecco, Thairan HenriquePossan, Edna2012-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/416910.3895/recit.v3.n5.4169Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 3, n. 5 (2012); 40-44Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 3, n. 5 (2012); 40-44Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 3, n. 5 (2012); 40-442175-184610.3895/recit.v3.n5reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169/pdfDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:29Zoai:periodicos.utfpr:article/4169Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:29Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos |
title |
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos |
spellingShingle |
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos Giustina, Adeline Della Engenharias; Ciências Humanas |
title_short |
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos |
title_full |
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos |
title_fullStr |
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos |
title_full_unstemmed |
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos |
title_sort |
Avaliação e comparação dos tempos de uma linha de montagem de produção com o auxílio de jogos didáticos |
author |
Giustina, Adeline Della |
author_facet |
Giustina, Adeline Della Trebesquim, Alexandre Cavalli, Debora Secco, Thairan Henrique Possan, Edna |
author_role |
author |
author2 |
Trebesquim, Alexandre Cavalli, Debora Secco, Thairan Henrique Possan, Edna |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giustina, Adeline Della Trebesquim, Alexandre Cavalli, Debora Secco, Thairan Henrique Possan, Edna |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharias; Ciências Humanas |
topic |
Engenharias; Ciências Humanas |
description |
Atividades que não agregam valor têm dominado a maioria dos processos produtivos, o que leva a empresa a obter uma baixa produtividade. Nesse sentido, o artigo busca fazer uma aplicação dos conceitos da mentalidade enxuta através da simulação de uma fábrica de montagem de dois protótipos de carros, composto por jogos didáticos. Os jogos didáticos têm sido utilizados em sala de aula para incentivar a participação ativa do aluno, melhorando a eficiência do aprendizado. Sendo assim o jogo foi utilizado para propiciar um maior entendimento dos conceitos da produção enxuta estudados ao longo das aulas, onde em cada uma das quatro rodadas foi utilizado um conceito e foram marcados os tempos em cada etapa do processo, assim como o tempo total para a produção dos seis carros, realizando uma comparação entre os diferentes conceitos. Para tal afirmativa utilizaram-se ferramentas do Sistema Toyota de Produção como o Just-in-Time e o Kanban. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169 10.3895/recit.v3.n5.4169 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v3.n5.4169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4169/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 3, n. 5 (2012); 40-44 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 3, n. 5 (2012); 40-44 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 3, n. 5 (2012); 40-44 2175-1846 10.3895/recit.v3.n5 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253280632832 |