O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTE
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barradas Correa Bastos, Carmen Celia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266
Resumo: O meio educacional está repleto de receitas, modelos e ideias de como ser ou se constituir um bom professor. O modelo de bom professor é influenciado pelas tendências pedagógicas que se imbricam aos processos políticos, sociais e econômicos que constroem modelos de Estado e sociedade. Atualmente, o conceito de bom professor tornou-se importante, pois revela como se constituir um bom ensino, um ensino de qualidade, introduzido nos projetos institucionais, nos currículos, na tecnologia educacional e na reforma escolar. A pesquisa apresentada faz parte do mestrado em Educação, na linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem, e tem como objetivo conhecer, por meio de registros na Autoavaliação Institucional, como o estudante da Universidade Tecnológica configura o bom professor. Nesse contexto, pergunta-se: Que características do bom professor são trazidas à tona pelos acadêmicos da Universidade Tecnológica no processo de autoavaliação de desempenho docente? Os referenciais teóricos sobre o significado de bom professor foram autores como Cunha (1994; 2005), Freire (1996), Castanho (2001), Nóvoa (1995; 2009), Pachane (2012), Tardif (2007), Connell (2010), e outros.  A metodologia utilizada seguiu técnica de estudo de caso e análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). O resultado apurado mostra as seguintes características/atributos do bom professor da Universidade Tecnológica: o bom professor deve ter conhecimento profundo de sua disciplina, o bom professor deve explicar bem o conteúdo (didática) e o bom professor deve se relacionar bem com seus alunos.
id UTFPR-8_9c4a059d341dc45213ea5d5bb34c4958
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4266
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus MedianeiraCiências Humanas; Ciências SociaisO meio educacional está repleto de receitas, modelos e ideias de como ser ou se constituir um bom professor. O modelo de bom professor é influenciado pelas tendências pedagógicas que se imbricam aos processos políticos, sociais e econômicos que constroem modelos de Estado e sociedade. Atualmente, o conceito de bom professor tornou-se importante, pois revela como se constituir um bom ensino, um ensino de qualidade, introduzido nos projetos institucionais, nos currículos, na tecnologia educacional e na reforma escolar. A pesquisa apresentada faz parte do mestrado em Educação, na linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem, e tem como objetivo conhecer, por meio de registros na Autoavaliação Institucional, como o estudante da Universidade Tecnológica configura o bom professor. Nesse contexto, pergunta-se: Que características do bom professor são trazidas à tona pelos acadêmicos da Universidade Tecnológica no processo de autoavaliação de desempenho docente? Os referenciais teóricos sobre o significado de bom professor foram autores como Cunha (1994; 2005), Freire (1996), Castanho (2001), Nóvoa (1995; 2009), Pachane (2012), Tardif (2007), Connell (2010), e outros.  A metodologia utilizada seguiu técnica de estudo de caso e análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). O resultado apurado mostra as seguintes características/atributos do bom professor da Universidade Tecnológica: o bom professor deve ter conhecimento profundo de sua disciplina, o bom professor deve explicar bem o conteúdo (didática) e o bom professor deve se relacionar bem com seus alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTEBarradas Correa Bastos, Carmen Celia2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/426610.3895/recit.v6.n14.4266Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 14 (2015); 59-77Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 14 (2015); 59-77Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 14 (2015); 59-772175-184610.3895/recit.v6.n14reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266/NelciDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:21Zoai:periodicos.utfpr:article/4266Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:21Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira
title O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira
spellingShingle O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira
ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTE
Ciências Humanas; Ciências Sociais
title_short O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira
title_full O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira
title_fullStr O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira
title_full_unstemmed O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira
title_sort O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira
author ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTE
author_facet ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTE
Barradas Correa Bastos, Carmen Celia
author_role author
author2 Barradas Correa Bastos, Carmen Celia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTE
Barradas Correa Bastos, Carmen Celia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Ciências Sociais
topic Ciências Humanas; Ciências Sociais
description O meio educacional está repleto de receitas, modelos e ideias de como ser ou se constituir um bom professor. O modelo de bom professor é influenciado pelas tendências pedagógicas que se imbricam aos processos políticos, sociais e econômicos que constroem modelos de Estado e sociedade. Atualmente, o conceito de bom professor tornou-se importante, pois revela como se constituir um bom ensino, um ensino de qualidade, introduzido nos projetos institucionais, nos currículos, na tecnologia educacional e na reforma escolar. A pesquisa apresentada faz parte do mestrado em Educação, na linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem, e tem como objetivo conhecer, por meio de registros na Autoavaliação Institucional, como o estudante da Universidade Tecnológica configura o bom professor. Nesse contexto, pergunta-se: Que características do bom professor são trazidas à tona pelos acadêmicos da Universidade Tecnológica no processo de autoavaliação de desempenho docente? Os referenciais teóricos sobre o significado de bom professor foram autores como Cunha (1994; 2005), Freire (1996), Castanho (2001), Nóvoa (1995; 2009), Pachane (2012), Tardif (2007), Connell (2010), e outros.  A metodologia utilizada seguiu técnica de estudo de caso e análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). O resultado apurado mostra as seguintes características/atributos do bom professor da Universidade Tecnológica: o bom professor deve ter conhecimento profundo de sua disciplina, o bom professor deve explicar bem o conteúdo (didática) e o bom professor deve se relacionar bem com seus alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266
10.3895/recit.v6.n14.4266
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266
identifier_str_mv 10.3895/recit.v6.n14.4266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266/Nelci
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 14 (2015); 59-77
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 14 (2015); 59-77
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 14 (2015); 59-77
2175-1846
10.3895/recit.v6.n14
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253411704832