O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266 |
Resumo: | O meio educacional está repleto de receitas, modelos e ideias de como ser ou se constituir um bom professor. O modelo de bom professor é influenciado pelas tendências pedagógicas que se imbricam aos processos políticos, sociais e econômicos que constroem modelos de Estado e sociedade. Atualmente, o conceito de bom professor tornou-se importante, pois revela como se constituir um bom ensino, um ensino de qualidade, introduzido nos projetos institucionais, nos currículos, na tecnologia educacional e na reforma escolar. A pesquisa apresentada faz parte do mestrado em Educação, na linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem, e tem como objetivo conhecer, por meio de registros na Autoavaliação Institucional, como o estudante da Universidade Tecnológica configura o bom professor. Nesse contexto, pergunta-se: Que características do bom professor são trazidas à tona pelos acadêmicos da Universidade Tecnológica no processo de autoavaliação de desempenho docente? Os referenciais teóricos sobre o significado de bom professor foram autores como Cunha (1994; 2005), Freire (1996), Castanho (2001), Nóvoa (1995; 2009), Pachane (2012), Tardif (2007), Connell (2010), e outros. A metodologia utilizada seguiu técnica de estudo de caso e análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). O resultado apurado mostra as seguintes características/atributos do bom professor da Universidade Tecnológica: o bom professor deve ter conhecimento profundo de sua disciplina, o bom professor deve explicar bem o conteúdo (didática) e o bom professor deve se relacionar bem com seus alunos. |
id |
UTFPR-8_9c4a059d341dc45213ea5d5bb34c4958 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4266 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus MedianeiraCiências Humanas; Ciências SociaisO meio educacional está repleto de receitas, modelos e ideias de como ser ou se constituir um bom professor. O modelo de bom professor é influenciado pelas tendências pedagógicas que se imbricam aos processos políticos, sociais e econômicos que constroem modelos de Estado e sociedade. Atualmente, o conceito de bom professor tornou-se importante, pois revela como se constituir um bom ensino, um ensino de qualidade, introduzido nos projetos institucionais, nos currículos, na tecnologia educacional e na reforma escolar. A pesquisa apresentada faz parte do mestrado em Educação, na linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem, e tem como objetivo conhecer, por meio de registros na Autoavaliação Institucional, como o estudante da Universidade Tecnológica configura o bom professor. Nesse contexto, pergunta-se: Que características do bom professor são trazidas à tona pelos acadêmicos da Universidade Tecnológica no processo de autoavaliação de desempenho docente? Os referenciais teóricos sobre o significado de bom professor foram autores como Cunha (1994; 2005), Freire (1996), Castanho (2001), Nóvoa (1995; 2009), Pachane (2012), Tardif (2007), Connell (2010), e outros. A metodologia utilizada seguiu técnica de estudo de caso e análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). O resultado apurado mostra as seguintes características/atributos do bom professor da Universidade Tecnológica: o bom professor deve ter conhecimento profundo de sua disciplina, o bom professor deve explicar bem o conteúdo (didática) e o bom professor deve se relacionar bem com seus alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTEBarradas Correa Bastos, Carmen Celia2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/426610.3895/recit.v6.n14.4266Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 14 (2015); 59-77Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 14 (2015); 59-77Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 14 (2015); 59-772175-184610.3895/recit.v6.n14reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266/NelciDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:21Zoai:periodicos.utfpr:article/4266Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:21Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira |
title |
O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira |
spellingShingle |
O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTE Ciências Humanas; Ciências Sociais |
title_short |
O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira |
title_full |
O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira |
title_fullStr |
O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira |
title_full_unstemmed |
O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira |
title_sort |
O bom professor para estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Medianeira |
author |
ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTE |
author_facet |
ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTE Barradas Correa Bastos, Carmen Celia |
author_role |
author |
author2 |
Barradas Correa Bastos, Carmen Celia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROVARIS, NELCI APARECIDA ZANETTE Barradas Correa Bastos, Carmen Celia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Ciências Sociais |
topic |
Ciências Humanas; Ciências Sociais |
description |
O meio educacional está repleto de receitas, modelos e ideias de como ser ou se constituir um bom professor. O modelo de bom professor é influenciado pelas tendências pedagógicas que se imbricam aos processos políticos, sociais e econômicos que constroem modelos de Estado e sociedade. Atualmente, o conceito de bom professor tornou-se importante, pois revela como se constituir um bom ensino, um ensino de qualidade, introduzido nos projetos institucionais, nos currículos, na tecnologia educacional e na reforma escolar. A pesquisa apresentada faz parte do mestrado em Educação, na linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem, e tem como objetivo conhecer, por meio de registros na Autoavaliação Institucional, como o estudante da Universidade Tecnológica configura o bom professor. Nesse contexto, pergunta-se: Que características do bom professor são trazidas à tona pelos acadêmicos da Universidade Tecnológica no processo de autoavaliação de desempenho docente? Os referenciais teóricos sobre o significado de bom professor foram autores como Cunha (1994; 2005), Freire (1996), Castanho (2001), Nóvoa (1995; 2009), Pachane (2012), Tardif (2007), Connell (2010), e outros. A metodologia utilizada seguiu técnica de estudo de caso e análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). O resultado apurado mostra as seguintes características/atributos do bom professor da Universidade Tecnológica: o bom professor deve ter conhecimento profundo de sua disciplina, o bom professor deve explicar bem o conteúdo (didática) e o bom professor deve se relacionar bem com seus alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266 10.3895/recit.v6.n14.4266 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v6.n14.4266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4266/Nelci |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 6, n. 14 (2015); 59-77 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 6, n. 14 (2015); 59-77 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 6, n. 14 (2015); 59-77 2175-1846 10.3895/recit.v6.n14 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253411704832 |