A política de expansão da educação superior e sua conformação privatizante
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4270 |
Resumo: | O presente artigo expõe alguns elementos e reflexões sobre a política de expansão que vem acontecendo com a educação superior brasileira. Identifica, neste processo, a partir de dados do Censo da Educação Superior Brasileira dos anos 2002, 2008 e 2011, a exponencial privatização que caracteriza a educação superior, assentadas, sobretudo, em políticas de incentivos oferecidas pelos governos brasileiros. Destaca, em contrapartida, a expansão “anômala” em que vem se sustentando a educação superior federal pública que, nestes últimos tempos, apoiada no REUNI perfaz-se sobre uma intensificação da precarização das condições de trabalho dos Professores e Técnico-Administrativos. Carregando, conjuntamente, em seu bojo um alargamento da concepção de universidade neoprofissional, heteronômia e competitiva. Por fim, conclui que o modelo de expansão que tem sido adotado só atende aos interesses e necessidades do mercado, em detrimento dos da classe trabalhadora. |
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A política de expansão da educação superior e sua conformação privatizanteCiências HumanasO presente artigo expõe alguns elementos e reflexões sobre a política de expansão que vem acontecendo com a educação superior brasileira. Identifica, neste processo, a partir de dados do Censo da Educação Superior Brasileira dos anos 2002, 2008 e 2011, a exponencial privatização que caracteriza a educação superior, assentadas, sobretudo, em políticas de incentivos oferecidas pelos governos brasileiros. Destaca, em contrapartida, a expansão “anômala” em que vem se sustentando a educação superior federal pública que, nestes últimos tempos, apoiada no REUNI perfaz-se sobre uma intensificação da precarização das condições de trabalho dos Professores e Técnico-Administrativos. Carregando, conjuntamente, em seu bojo um alargamento da concepção de universidade neoprofissional, heteronômia e competitiva. Por fim, conclui que o modelo de expansão que tem sido adotado só atende aos interesses e necessidades do mercado, em detrimento dos da classe trabalhadora.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação AraucáriaArruda, Bernadete RibasTrevizan, Amâncio2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/427010.3895/recit.v8.n17.4270Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017); p 1-13Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017); p 1-13Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017); p 1-132175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4270/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:59Zoai:periodicos.utfpr:article/4270Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:59Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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