A política de expansão da educação superior e sua conformação privatizante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Bernadete Ribas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Trevizan, Amâncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4270
Resumo: O presente artigo expõe alguns elementos e reflexões sobre a política de expansão que vem acontecendo com a educação superior brasileira. Identifica, neste processo, a partir de dados do Censo da Educação Superior Brasileira dos anos 2002, 2008 e 2011, a exponencial privatização que caracteriza a educação superior, assentadas, sobretudo, em políticas de incentivos oferecidas pelos governos brasileiros. Destaca, em contrapartida, a expansão “anômala” em que vem se sustentando a educação superior federal pública que, nestes últimos tempos, apoiada no REUNI perfaz-se sobre uma intensificação da precarização das condições de trabalho dos Professores e Técnico-Administrativos. Carregando, conjuntamente, em seu bojo um alargamento da concepção de universidade neoprofissional, heteronômia e competitiva. Por fim, conclui que o modelo de expansão que tem sido adotado só atende aos interesses e necessidades do mercado, em detrimento dos da classe trabalhadora.
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