O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394 |
Resumo: | Este trabalho teve como temática um estudo sobre a prática do jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física, tendo em vista que as crianças e adolescentes praticando muito jogos de violência refletindo nas escolas e consequentemente não realizando jogos de apoio pedagógico apresentando também um grande reflexo na escola, sendo assim esse trabalho busca em referencial teórico apresentar os benefícios que a prática do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física pode trazer para o processo pedagógico auxiliando no desenvolvimento do pensar no aluno e consequentemente melhores rendimentos escolares com aumento de resolução de problemas Entre os principais benefícios foram listados. Os dados foram coletados através de pesquisas e leituras em monografias, artigos científicos, livros, revistas e internet. Ao concluir o trabalho foi possível confirmar através de leituras que o xadrez pode ser uma importante ferramenta na melhora da qualidade de ensino. |
id |
UTFPR-8_bcc37174510dc84539131e974047b5c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7394 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação físicaEducação Físicaxadrez; educação; aprendizagemEste trabalho teve como temática um estudo sobre a prática do jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física, tendo em vista que as crianças e adolescentes praticando muito jogos de violência refletindo nas escolas e consequentemente não realizando jogos de apoio pedagógico apresentando também um grande reflexo na escola, sendo assim esse trabalho busca em referencial teórico apresentar os benefícios que a prática do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física pode trazer para o processo pedagógico auxiliando no desenvolvimento do pensar no aluno e consequentemente melhores rendimentos escolares com aumento de resolução de problemas Entre os principais benefícios foram listados. Os dados foram coletados através de pesquisas e leituras em monografias, artigos científicos, livros, revistas e internet. Ao concluir o trabalho foi possível confirmar através de leituras que o xadrez pode ser uma importante ferramenta na melhora da qualidade de ensino.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Leandro Cavalcante daSantos, Ricardo dos2017-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-739410.3895/recit.v8.n19.7394Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:57Zoai:periodicos.utfpr:article/7394Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:57Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
spellingShingle |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física Silva, Leandro Cavalcante da Educação Física xadrez; educação; aprendizagem |
title_short |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title_full |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title_fullStr |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
title_sort |
O jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de educação física |
author |
Silva, Leandro Cavalcante da |
author_facet |
Silva, Leandro Cavalcante da Santos, Ricardo dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ricardo dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leandro Cavalcante da Santos, Ricardo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física xadrez; educação; aprendizagem |
topic |
Educação Física xadrez; educação; aprendizagem |
description |
Este trabalho teve como temática um estudo sobre a prática do jogo de xadrez como proposta pedagógica nas aulas de Educação Física, tendo em vista que as crianças e adolescentes praticando muito jogos de violência refletindo nas escolas e consequentemente não realizando jogos de apoio pedagógico apresentando também um grande reflexo na escola, sendo assim esse trabalho busca em referencial teórico apresentar os benefícios que a prática do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física pode trazer para o processo pedagógico auxiliando no desenvolvimento do pensar no aluno e consequentemente melhores rendimentos escolares com aumento de resolução de problemas Entre os principais benefícios foram listados. Os dados foram coletados através de pesquisas e leituras em monografias, artigos científicos, livros, revistas e internet. Ao concluir o trabalho foi possível confirmar através de leituras que o xadrez pode ser uma importante ferramenta na melhora da qualidade de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394 10.3895/recit.v8.n19.7394 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n19.7394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7394/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252398780416 |